Titular: Helio Fernandes

sábado, 1 de novembro de 2014


*Blog do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Agora com suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

O PRIMEIRO MANDATO NÃO ACABA, AINDA BEM QUE O SEGUNDO NAO COMEÇA. GENTE IMPORTANTE DO PT, COM DESAPREÇO POR DILMA, GOZA NOS BASTIDORES: DEPOIS DE MAIS QUATRO ANOS TETRICOS, HAVERÁ “LULA NO FIM DO TÚNEL”.

HELIO FERNANDES
01.11.2014

No inicio de 1937, com eleições já marcadas para a sua sucessão, Vargas queria tudo, menos ouvir falar em deixar o poder. O embaixador Negrão de Lima corria o Brasil, tentando convencer governadores a aceitarem a ditadura do “Estado Novo”. Todos aceitaram, menos Lima Cavalcanti, de Pernambuco e Flores da Cunha, Rio Grande do Sul.

Mas Vargas precisava de um complemento popular. Pensou logo em Geraldo Rocha, jornalista sempre com grandes ideias. Mas o próprio Vargas expulsara o jornalista do Brasil, e tomara seu jornal, A Noite. Isso não era problema para um ambicioso nato como ele. Chamou Geraldo, que veio, lógico.

Vargas disse o que pretendia. 72 horas depois, voltou com a frase slogan: “Na hora da borrasca não se muda o Timoneiro”. Exultante, isso foi popularizado. Vargas implantou a ditadura ostensiva. Não esqueceu Geraldo Rocha, Ele obteve recursos para fazer um novo jornal. A Nota, do lado do Teatro Municipal.

É evidente que não dá para juntar, nem de longe, Dona Dilma com Vargas. Se tivesse carisma, liderança e personalidade, bem que adoraria se eternizar no poder. Mas está condenada a repetir os equívocos do passado, ou insistir na mentira e na mistificação, é o seu forte. Demitiu Mantega, pede a ele, agora um “plano de metas econômicas”.

Mandou Tombini aumentar os juros, o dólar caiu, não teve o menor constrangimento em ligar uma coisa à outra. A DÍVIDA foi para DOIS TRILHÕES e 200 BILHÕES, não sabe como amortizar. A inflação não ai, os bancos com lucros estratosféricos, têm a audácia de colocar o presidente de um deles na lista de possíveis Ministros da Fazenda.

Aécio teria que ser muito melhor, pior que Dona Dilma não existe no mercado. Não sobrou ninguém no PT para 2018. Mas ninguém tem a menor dúvida: “Depois de Dona Dilma, realmente Lula é o fim do túnel”.

Isso se Dona Dilma não conseguir ficar até 2022, iludindo e enganado o próprio PT: “Para 2018 sou a única hipótese de permanência no Poder. Consigam que eu retribuo”.

PS- A grande notícia da semana saiu aqui, com exclusividade: Sarney foi convidado para Ministro da cultura e aceitou. Alvoroço nas redes, Blogues (inclusive o do jornal Estado de S. Paulo) e os mais diversos faces, retumbaram o fato.

PS2- E a repercussão foi tão negativa, que pode ser anulado o convite e a aceitação. Existe uma grande diferença entre o fato, verdadeiro publicado. E a insatisfação que provoca a não consumação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário