Titular: Helio Fernandes

sábado, 25 de outubro de 2014

SE AS PESQUISAS ACERTAREM E DONA DILMA FOR REELEITA, O RAIO TERÁ CAÍDO DUAS VEZES NO MESMO LUGAR. QUE REPÚBLICA.

HELIO FERNANDES
Amanhã, domingo, haverá o último lance da sucessão presidencial deste 2014.  No primeiro turno estavam em condições votar, 137 milhões de eleitores. O nível dos que de uma forma ou de outra demonstraram seu total desprezo e desinteresse pela escolha, foi altíssimo. Quase 30 milhões que exerceram o seu protesto, das três formas possíveis. 1 - Anulado o voto. 2 - Votando em branco, praticamente a mesma coisa. 3 - Se abstendo, não saindo de casa e portanto não comparecendo. O voto teoricamente é obrigatório. Mas como a multa quem não comparecer, é mínima e irrisória, um número colossal, faz a opção da ausência.
Agora, tudo é discutido e discutível. Um grupo garante que o total de vontade deste segundo turno será muito maior do que no primeiro turno. Não existe lógica, argumento ou segurança, nessa previsão de votantes maior, o que pode até acontecer. Mas é suposição vaga e sem lastro suficiente para qualquer aceitação ou afirmação.
Datafolha, IBOPE, Sensus.
A tentativa de adivinhação, invade e domina a ação e atuação dos Institutos. Os dois primeiros, derrotadíssimos no primeiro tentam se reabilitar de todas as formas, com pesquisas diárias, Na primeira, publicada 24 horas depois do primeiro turno uma imprudência total: colocaram Aécio na frente, ele 46%, Dona Dilma 44. Poucos acreditaram, mas as televisões e jornais impressos, deram enorme repercussão.
Foram passando dos dias, e de acordo com os dois Institutos, Dona Dilma "melhorava" em todas as pesquisas, levantamentos, apreciação e conclusão. Até a "avaliação" do governo Dilma para eles subiu 6 pontos. Descrédito total, pois nos 10 dias que faltavam para o segundo turno, Dona Dilma não fez nada, "desgovernou" desde a eleição e a posse. Portanto por que a apreciação da sua administração subiu tanto?
Até que anteontem, quinta feira, Datafolha e Ibope decidiram por um cheque mate, com a autoridade de um jogador de xadrez que jogasse sozinho: "Dilma pela primeira vez no segundo turno, ultrapassou Aécio”. E concluíram: “Dilma está oito pontos na frente de Aécio na apuração dos Votos Validos”. Isso na quinta, jogando no mar tudo o que ainda poderia acontecer nas últimas 72 horas, concluindo o ultimo debate, na TV-Globo. Pelas conclusões e arrogância dos dois Institutos, poderiam até eliminar e não realizar esse debate. Datafolha e Ibope garantem, não tem mais importância.
Milhões acreditaram nessa vantagem de Dona Dilma que seria baseada, sustentada e garantida por três itens: baixaria, maquina e tradição. Ninguém, em nenhuma sucessão presidencial, um candidato, recorreu á mais selvagem violação das regras da moral, da ética e da dignidade do que Dona Dilma.
Para manter esses novos quatro anos no Planalto-Alvorada, só o pessoal e o gozo material do poder. Com isso destruiu Dona Marina, pela razão muito simples, simplória e até ingênua, acreditava que a adversaria era ela.
Quando Aécio nos últimos dias, sem os pesquisadores perceberam, passou para o segundo turno, Dona Dilma continuou mergulhada no lixo, mas com a obsessão que esse lixo atingisse e “colasse” em Aécio. Pois ele era o concorrente que precisava ser aniquilado e derrotado.
A maquina é imprescindível, indispensável e irrevogável. É impossível separar o presidente do candidato, o presidente não se licencia nem deixa o poder. Mas o candidato não pode ser cerceado, representa uma legenda, a lei tem que ser cumprida. Mas essa degradação política eleitoral, que comprou e abusou da reeleição, que 16 anos viria atingir e um candidato do seu o partido, Aécio do PSDB, foi FHC, do mesmo PSDB.
E finalmente a constatação: desde que o segundo turno surgiu em qualquer país, nenhum candidato perdeu no primeiro turno e ganhou no segundo. Esse segundo começou na França, em 1960, imposto pelo candidato á presidência, De Gaulle. Se chamava Ballotage. De Gaulle foi para o segundo turno com Mitterrand, que não queria disputar, mas forçado pelo Partido Socialista. Depois, em 1974, Mitterrand perderia para Giscard d`Estaing e ganharia dele em 1981, sempre o presidente vencendo nos dois turnos.
O Sensus entrou em cena na sexta, desmontando e desmentindo.
O Sensus apareceu com sua pesquisa ontem, sexta-feira, 24 horas depois do Datafolha e Ibope revelarem (?) praticamente dando a vitoria a Dona Dilma, ou influenciando para que isso acontecesse. O Sensus apresenta a “simulação” final com os “votos válidos”, sem brancos, nulos e as abstenções. Encontra e publica 54,5 para Aécio, 45,5 para Dona Dilma.
As pesquisas de quinta feira, sujeitos a trancos e barrancos, por acaso ou coincidência, a forma de Dona Dilma administrar. Mas sem nenhuma credibilidade, nela e nos Institutos pesquisadores.
PS- Não percam as últimas 24 ou 48 horas. Haja o que houver, Institutos não acertarão novamente nas pesquisas. Tendo o nome que tiverem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário