Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

*Blog oficial do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Aqui teremos suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

CID GOMES IRRITA LULA, O PT E O PLANALTO. GRAVE NÃO É A “PEC DA BENGALA”, E SIM GILMAR MENDES PEDIR “VISTA” DE UM PROCESSO DECIDIDO. TODOS NO EXECUTIVO E LEGISLATIVO QUEREM CÓPIA DA “DELAÇÃO PREMIADA”.

HELIO FERNANDES
12.11.14

É a grande preocupação de Brasília e de participantes dos dois poderes. Há um pânico generalizado, uma incerteza que se propaga e domina a ilha da fantasia que é Brasília. Sobressaltada com as denúncias que supostamente atingem membros do governo e parlamentares de vários partidos.

E essa preocupação ainda irá demorar para ser dissolvida, com a publicação dos documentos verdadeiros, e não com esse “vazamento”, jornalístico, mas por enquanto distante e inconcluso, longe da verdade, enclausurada com o juiz Moro.

Dona Dilma não consegue formar ministérios, muitos dos que podem ocupar cargos talvez ocupem não um ministério mas uma cela na Papuda. A presidente então insiste com deputados e senadores para EXIGEREM copias dos documentos.

O ministério Público e a Polícia Federal, não tomam conhecimento. Vai demorar para tudo se esclarecer. E não a favor do Executivo e do Legislativo.

A ambiguidade do Ministro Gilmar Mendes.

É um falastrão, está sempre querendo aparecer. Agora diz que o “Supremo pode se transformar numa Corte Bolivariana”. Pode mesmo não pelos motivos que apresentou. E o fato da chamada “PEC da bengala” estar na pauta para aprovação, não sustenta o protesto do doutor Gilmar.

Nenhuma irrealidade com o fato de Dona Dilma poder nomear mais quatro ministros no segundo mandato. (E mais um, vaga de Joaquim, que está aberta há mais de cinco meses). O objetivo é impedir Dona Dilma de ter maioria no Supremo, isso não serve para nada.

Gilmar tenta desmoralizar os próprios colegas. Sem exceção, Ministro do Supremo não se subjuga ou se submete ao Planalto.

É o próprio Gilmar? E a sua relação, até familiar com grandes escritórios de advocacia?

E o próprio Gilmar, vulnerabilíssimo, até no relacionamento do seu mandato, com ligação até familiar com a chefia de escritório de grandes advogados em Brasília. E a Ação para decidir o fim do financiamento de campanha por empresas particulares e poderosas.

Já tratei do assunto, mas é preciso insistir, repetir e cobrar. O Supremo, por 6 a 1, votou acabando com esse financiamento espúrio e degradante. Faltam votar quatro ministros, que não altera o resultado. Assim mesmo Gilmar pediu vista, há oito meses “arquivou” o pedido no seu gabinete luxuoso.

Devolve o processo, Ministro. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) tem poderes para obriga-lo a devolver o processo. Haja o que houver, a questão está resolvida.
O Ministro cometeu duas faltas graves. Ultrapassou o prazo para devolver o processo, e está cometendo crime, impedindo a consumação de uma questão que já está consumada.

Dona Dilma: malicia e blandícia.

Durante a campanha eleitoral atacou duramente a crise da água em São Paulo. Colocou o fato na conta da incompetência do governador Alckmin. Não adiantou nada, ele foi eleito no primeiro turno e ela, arrasada eleitoralmente. Agora, “sinalizou” para Alckmin que “conversaria” sobre financiamento de obras para resolver o problema.

Alckmin que quase nunca vai a Brasília, foi. Recebido no Planalto, começou a desconfiar dos rumos do encontro. Depois de quase duas horas, o governador foi embora, decepcionando. Pedindo desculpas pelo uso do lugar comum, Alckmin percebeu que a conversa foi "por água abaixo".

Dona Dilma continua no palanque, agora duplo. O da governabilidade, agravado pela competência do primeiro mandato, e a perplexidade do país de tanta incompetência em quatro anos, que será impossível recuperar alguma coisa nos outros quatro. Que ela não consegue começar, a não ser com os ministros que estão nos cargos. Ou então, como ela mesma afirmou: "Vou preencher o ministério, em partes".

O segundo palanque de Dona Dilma, desde já é o de 2018. Por isso chamou um dos candidatos, fortíssimos, do PSDB. Ele estava praticamente sozinho, mas surgiu Aécio Neves, a legenda agora tem dois nomes, por enquanto não existe analise ou supremacia e sim expectativa.

Mas dialogando com Alckmin a primaria Dona Dilma, acha que cinde o PSDB para 2018 e enfraquece a oposição de Aécio no senado.

Cid Gomes

Três meses antes da eleição, revelei aqui: o governador do Ceará pediu a Dona Dilma, que quando deixasse o governo queria passar dois anos no exterior, para estudar. Ganhou do favoritíssimo Eunicio, reforçou o cacife, aumentou a força.

Como foi a Brasília e retumbou com a formação de um partido de "esquerda para ajudar Dilma", comentaram que ele não iria mais para o exterior. Três motivos que têm que ser considerados.


1-            Ninguém tido e havido como de esquerda, apoiará Dilma. 2- O ainda governador não desistiu de ir para o exterior. 3- ficando aqui, será Ministro. Mas e a vaga do irmão Ciro, sempre o mais importante da família?

Essa nota já estava redigida, quando um informante de primeira, manda a mensagem: “Helio você acertou, o governador já admite não ir para o exterior, ficar aqui, fazer carreira acima de governador. Quer ser Ministro, mas pretende a Casa Civil”.

Não posso deixar de publicar, mas Cid Gomes encontrará muita dificuldade. Ministro será á hora que quiser. Mas chefe da Casa Civil? Terá que ultrapassar os três nomes que apontei ontem, só um surpreendente.

Mas querendo “fazer carreira”, depois de governador, isso não agrada nem satisfaz o PT ou Lula. Depois de governador o que vem na hierarquia política?

PS- Jornais e televisões insistem no erro de comunicação: ”EUA abrem investigação contra a Petrobras”, Não é CONTRA e sim SOBRE. A empresa não é acusada de coisa alguma. Dirigentes, sim.

PS2- Durante dezenas de anos, o Brasil teve duas empresas de aviação, de prestigio internacional: Panair e Varig. Ambas destroçadas pela ditadura. Agora, no setor, sobraram duas quinquilharias: Gol e TAM.

PS3- A Globonews, têm, em intervalos, seleções até melhores do que programas. Exemplo, a pergunta: “É melhor saber tudo de um pouco ou pouco de tudo?”.

PS4- Os alunos de Sócrates um dia perguntaram: “Professor, é verdade que o senhor sabe todas as coisas?”. E ele, modesto mas satisfeito: “Meus filhos, só sei que nada sei”.










Nenhum comentário:

Postar um comentário