Titular: Helio Fernandes

sábado, 8 de novembro de 2014

*Blog oficial do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Agora com suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

DONA DILMA DESCEU DO PALANQUE DA CAMPANHA, SUBIU NO PALANQUE DA COMUNICAÇÃO. CENSURA MISERÁVEL E OPORTUNISTA A NUMEROS DE POBRES E POBRETOES.

HELIO FERNANDES

08.11.14

Tendo criticado Aécio, sem cita-lo, por não “descer do palanque eleitoral”, tem toda razão. Já desceu desse palanque desde o dia 27 de outubro, dia seguinte do segundo turno. Durante todo ano deste 2014, enganou mistificou, enrolou sobre o aumento dos combustíveis.

Agora, 10 dias depois do fim de sua última campanha eleitoral, aumenta o preço dos combustíveis. A questão não é propriamente o aumento, e sim a oportunidade e o tempo apropriado para sua campanha eleitoral. Só que existem fatos mais graves, torpes e até criminosos.

Dona Dilma e o governo só falavam durante a campanha, no número cada vez “mais baixo do desemprego”, que na verdade aumentou um pouco. Mas assustador, assombroso e absurdo, foi o crescimento do número de miseráveis e pobretões. Inacreditável realmente. Mas tão importantes e reveladores, que apesar de ser do conhecimento oficial tiveram sua publicação impedida pela candidata durante a eleição.

Agora, quatro dias depois do segundo turno, tudo foi publicado. Não era mais possível manter a censura e o sigilo. E também, segunda ele, não afetaria nem ameaçariam mais sua reeleição. Portanto julguem ao mesmo tempo os números destruidores e a vocação ditatorial de Dona Dilma.

Os números fabricados por ela mesma em 4 anos.

Os MISERÁVEIS são oito milhões. Não têm onde morar, onde dormir, onde comer, como viver, não recebem um dólar furado. Não têm direito nem ao Bolsa família, ou a Minha Casa, Minha vida. São simplesmente ignorados, censurados, expulsos das estatísticas.

Os que o governo chama de POBRES e eu identifico como POBRETÕES, são 30 milhões. Isso mesmo 30 milhões que conseguem 60 ou 70 reais por mês. Qual a diferença entre os que não recebem nada e os que conseguem 2 ou 3 reais por dia?

Deixo para quem quiser estabelecer essa diferença, e o que se pode comprar com 2 ou 3 reais. Nem um sanduíche, uma média de café e pão com manteiga pela manhã ou á tarde, quem sabe á noite?

Tudo nos últimos quatro anos, escondido na campanha eleitoral, para que Dona Dilma pudesse ser reeleita. Mais quatro anos no poder, luxo e grandeza, com o “desconhecimento” total desses miseráveis.

Dona Dilma desatualizada.

Desinformada, atabalhoada, despreparada e destrambelhada, a presidente não sai dos microfones, jornais e televisões: “Vamos fazer o dever de casa”. O que significa isso? Ela mesma explica: “Vamos reduzir drasticamente a inflação e cortar gastos. Mas manterei os 39 ministérios”.

Por que não fez isso no primeiro mandato, deixando para si mesma as declarações sobre a “herança maldita”? Agora surge com mistificações. A inflação não conseguiu controlar por incompetência. Mas podem ser vistas e revistas as medidas que ela anunciava como destinadas “a derrubar a inflação”. Era no passado, interrompeu na campanha, voltou ao ritmo de falastrona vazia.

Os juros estavam 7,25, passaram a 11,25, a pesquisa e expectativa é de que subam mais. A inflação não foi atingida, “inferniza” a vida dos brasileiros. Menos os miseráveis e os pobretões, que pelo menos visivelmente não são atingidos pela alta de tudo.

Corte de gastos? Em todos os setores os gastos são maiores do que as receitas, como Dona Dilma fará? Aumentará impostos? É bem possível. Como não disputará mais eleição nem andará na rua, não se incomoda com mais impopularidade. E a corrupção da Petrobras?

Minha Casa, Minha Vida.

Ninguém de bom senso é contra essa construção e sua destinação social e á busca pela igualdade. Mas os erros e equívocos são tão grandes, que provocam muito mais protestos e incompreensões, provando que quase tudo foi feito apenas para efeito eleitoral e não para favorecer realmente o trabalhador.

É inacreditável que construções novas sejam planejadas, realizadas, e entregues sem saneamento. O descaso, desprezo e desapreço por esse tipo de serviço indispensável.

Essas construções não tiveram o menor planejamento cuidadoso, Pelo menos 80 por cento dos casos, os moradores ficarão no mínimo a duas horas e meia do trabalho, alem de terem que andar a pé por 15 ou 20 minutos.

Mas não há hospitais, escolas, bancos, supermercados, nem banca de jornais. Tudo está por fazer. Nas grandes capitais do mundo, milhões de pessoas moram perto do trabalho. Embora nada a ver com o Minha Casa, Minha Vida, importantíssimo.

A inutilidade do tribunal de Contas da União.

Esse órgão que deveria ser importantíssimo, se perde em futilidades, decisões sem a menor importância. Vejamos. Anteontem, pediu ao governo federal. “para suspender a remessa da importância de 127 milhões de reais para a refinaria de Abreu Lima”.

Essa refinaria é indispensável para a Petrobras, e já deveria estar concluída. Planejada para custar 2 bilhões de reais, já devorou 19 bilhões, e ainda esta longe de terminar. Mas esses 127 milhões representam insignificância, diante do que já foi gasto.

Desperdiçaram, 17 bilhões. 10 por cento, seriam 1 bilhão e 700 milhões. 1 por cento, 170 milhões. 127 bilhões, 0,6 por cento. Em vez de se importar com isso, o Tribunal de Contas deveria examinar a razão desse aumento colossal. E responsabilizar os responsáveis pelo acréscimo fantástico.

Conselho de Justiça examina dois juízes corporativistas.

O caso teve repercussão nacional, negativa por causa da agressão ao direito e o desrespeito a uma funcionária que cumpria sua obrigação e função. O primeiro juiz foi parado no transito, não tinha habilitação, o carro estava sem placa. Ameaçou a funcionária, “sou juiz, posso mandar prendê-la”. Abuso de poder claro.

O fato foi julgado por outro juiz. Inocentou o primeiro, repreendeu a funcionaria, multou-a em 5 mil reais, “abuso de poder”. Quer dizer: ratificou tudo o que disse e fez o primeiro juiz, como é que esses dois têm credibilidade e autoridade para julgarem outras ações?

A funcionaria exemplar, disse que não têm os 5 mil para pagar a multa (ganha pouco mais de 3 mil por mês) vai recorrer. Fizeram na Internet o que chamaram de ”vaquinha”, arrecadaram 5 mil. O Conselho de Justiça têm todos estes elementos para a decisão
.
Adendo: o primeiro juiz já foi multado em 1.500 reais, perdeu a carteira de habilitação por 1 ano. Motivo: foi parado na estrada, se recusou assoprar o bafômetro.

PS- Na quinta o dólar foi a 2,57, cravados. Ontem, sexta, chegou a 2,58, veio para 2,57 fechou em 2,563. É isso que torna o limite da moeda impenetrável, e a realidade, insuportável.


*Amanhã, domingo não tem publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário