Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014




Desejamos aos nossos leitores amigos e familiares um, FELIZ NATAL E ANO NOVOrepleto de saúde, paz, alegria e prosperidade.

A todos um ano de luz e harmonia, Salve 2015!

*Blog oficial do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Aqui teremos suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

O PAPA FRANCISCO ABENÇOA OBAMA E RAUL CASTRO, NO MESMO MOMENTO EM QUE A TORTURA É AMALDIÇOADA PELO FRACASSO DA AMBIÇÃO E DA DESTRUIÇÃO. E OS CORRUPTOS E CORRUPTORES DA PETROBRAS, QUEREM ESCAPAR.

HELIO FERNANDES
19.12.14

Reunidos na Argentina, todos os presidentes dos países do Mercosul, receberam ao mesmo tempo e assombrados, a notícia que dominaria o noticiário do mundo inteiro. 
Naquele exato momento, Obama e Raul Castro estavam simultaneamente na televisão, comunicando que os Estados Unidos e Cuba começavam com grande entusiasmo e cordialidade, o fim da inimizade e hostilidade que já durava mais de 50 anos.

Todos presidentes se julgando importantíssimos, com enormes e caríssimos serviços de informação e não sabiam de nada. Nenhum deles, todos eles, perplexos, começaram a receber comunicação “de casa”, a informação que agora já era sensação no mundo.

Os dois presidentes se falavam ao mesmo tempo, se cumprimentando, lamentando o tempo perdido, mas tomando providencias para que 53 anos de separação, hostilidade e até perseguição fossem recuperados. Mas quando Obama falou e Castro confirmou, “foram 18 meses de conversações sigilosas”, esses presidentes ficaram ainda mais irritados.
Tanto tempo e completamente no ostracismo, órfãos de informação.

A vitória de Francisco.

Obama e Castro, simultaneamente, agradeceram a participação, o incentivo e a obsessão do papa de juntar novamente os dois países.  Francisco, que vem de muitos sucessos, usou todos os meios para se comunicar com os dois presidentes. Alem da tecnologia fulminante de hoje, até cartas convencionais escreveu para Castro e Obama. E os dois fizeram questão de curtir e agradecer ao Papa.

Francisco recebeu de Deus consideração especial, duas, e naturalmente as mais desejadas. No dia do aniversário, onteontem, seu clube querido, o San Lorenzo, chegou á final do Campeonato Mundial de Clubes. Amanhã estará disputando o titulo com o Real Madrid.

E para completar o dia, a concretização dessa reconciliação. Que não começou a 1 ano, no sepultamento de Mandela, como disseram muitos “oráculos” da palavra falada, perdão, da palavra gravada. Como Castro e Obama revelaram, essa tentativa começou a 18 meses, nada ver. Foi um acaso ou coincidência quando se viram e apertaram a mão, já estavam em contato a mais de seis meses.

É apenas o começo mas vai longe.

Foi ainda um fato não planejado nem projetado, que esse encontro tenha acontecido quando os Estados Unidos estão envolvidos no maior e mais selvagem exercício de tortura cruel, exercida precisamente em Cuba. Durante mais de 12 anos.

Por que em Guantánamo? Fortaleza que os EUA construíram em 1898, precisamente para defender Cuba do ataque da Espanha. Como a Constituição do EUA “proíbe” prisões sem julgamento, e essas torturas cruéis e dilacerantes, levavam os prisioneiros para Guantánamo, e aplicavam, covarde e criminosamente: “Lá não é território americano”.

Já se torturou muito no mundo, mas não tão cruelmente.

Há pouco, revelada a crueldade e a profundidade das torturas, o mundo não apenas se revoltou mas também não acreditou que pessoas pudessem atingir pessoas, com essa ferocidade provada e comprovada. E aí surgiu a palavra final, dela e dele, impossível duvidar.

Essa tortura durou todo o tempo em que George W. Bush esteve como presidente dos EUA. Descoberto tudo, o estarrecimento com a “criatividade” utilizada para “desestabilizar” prisioneiros, com meio, modos e métodos que não podem ser citados. Só em pensar, lembrar ou recordar, para escrever, o asco, o nojo e o desprezo pelos que praticaram esses crimes inacreditáveis.

Responsável total: o próprio presidente Bush.

Acusadissima, com provas e “corpos dilacerados, mas á vista”, pelo menos o que sobrou de seres humanos, a CIA, envolvidissima, tentou se justificar ou se defender. Como se isso fosse possível. O responsável pela CIA na época, Dick Cheney, falou: “O presidente George W. Bush, sabia de tudo”.

Impossibilitado de negar qualquer coisa e não querendo mesmo negar, pois praticou os crimes com total convicção, confessou publicamente: “Autorizei, só se obtém confissões com tortura”.

Ele nem GANHOU a eleição. Seu adversário, o vice de Clinton, Al Gore, foi roubado. O então governador da Califórnia, Jeb Bush, (irmão de George) falsificou os votos, corrompeu juízes, George “foi dado como eleito”.

(Tomem nota: esse Jeb é candidatissimo á sucessão de Obama, em 2016. O Partido republicano em dois nomes que tentam indicação para disputar a presidência. Mas sem dúvida alguma, o mais forte é esse irmão de George, o torturador confesso e sem qualquer arrependimento ou constrangimento).

Cuba, EUA e o mundo são os vencedores.

Qualquer que seja o ângulo da análise, é um fato que ficará muito tempo no noticiário, comentário e aplaudido. Excetuados os que têm interesses escusos, ou só se preocupam com vingança, o resto do mundo, satisfeitíssimo. Basta rever as imagens de ontem em Havana, o povo nas ruas, entusiasmado, sabendo que os dias que virão, serão de grande atividade.

Está começando um novo tempo, parabéns a Obama e Raul Castro. É lógico que os dois lados têm queixas, reclamações, reivindicações. 12 milhões de cubanos serão beneficiados quase imediatamente. Empresários dos EUA apoiaram Obama com entusiasmo, embora 80 por cento deles sejam financiadores do Partido Republicano. Esse é um ponto aparentemente contraditório, mas altamente favorável ao acordo.

PS- Ainda escreverei muito sobre o assunto, ele irá se desenvolver e chegar a um ponto de entendimento, o mais razoável e compreensível possível. Francisco nem precisa rezar, embora ele saiba que sempre ajuda.

PS2- A Cuba do “marechalissimo” Batista, nunca mais. A Cuba que dependia do petróleo da União Soviética, desapareceu.

PS3- E a Cuba que sobrevivia penosamente da “ajuda” de Chaves, que trocava petróleo por médicos, não existe mais. Com a morte dele, a Venezuela está ainda em pior situação.

PS4- A Cuba que vai renascer e sobreviver, é a da negociação e não da subserviência ou da violência. E é isso que acontecerá, sem a menor dúvida. Acompanhem, aplaudam qualquer lance que avance no caminho do entendimento pleno. Para o povo, de Cuba ou de onde for.

Daniel Dantas e o Supremo.

Processado desde 2004, agora, 10 anos depois, o mais alto tribunal do país "anula as provas contra ele". Com isso o empresário pode ser chamado de "notório", mas não de mentiroso. Assim que foi acusado, seu advogado pediu que a ação fosse enviada para o Supremo.

Dantas não precisava de advogado, foi muito mais brilhante, confiante e competente. E tudo isso com uma declaração pública que agora se confirma rigorosamente verdadeira: "Só tenho medo da primeira instância. Lá em cima eu resolvo". Resolveu. Que Republica.

Só o "Sombra sabe".

Outro personagem poderoso e praticamente intocável, é o corrupto assassino (ninguém o defende a não ser o advogado e agora juízes), do prefeito de Santo André. Conhecido por esse apelido, é também muito citado pelo assassinato de Celso Daniel, que combatia a corrupção na cidade.

Esse "Sombra" e sua quadrilha, covardemente assassinaram o prefeito que já identificara os corruptos. O processo de roubo e assassinato vem desde 2002. Para quem gosta de fazer contas, 12 anos de impunidade. Que serão eternas, tudo terá que "começar novamente", as mesmas pessoas serão interrogadas. Novamente: que Republica.

"As denuncias sobre a Petrobras, ENSINARAM e estão ENSINANDO muito á direção da empresa". É possível, é possível, mas no mundo inteiro existem cursos melhores e muito mais baratos, do ponto de vista econômico, financeiro, administrativo. Terminando mais uma frase e uma fase inútil, mesmo levando em consideração os ENSINAMENTOS, Dona Graça insistiu: "Fico na presidência da Petrobras enquanto a presidenta (faz questão do A no fim), quiser".

Aí, de forma imprevista e rigorosamente insuficiente, citou "a Petrobras tem 85 mil funcionários de carreira, acima de qualquer suspeita ou acusação". 

O país inteiro sabe disso, só foram lembrados agora para esquecer a cúpula. Esse sem defesa, sem saída. Por mais que muita gente queira salvar as empreiteiras, com a proposta suposta: "Multa pesadas para todas as empreiteiras, as INIDÔNEAS, não”.

O cidadão-contribuinte-revoltado, quer quatro coisas. 
1-Devolução de tudo o que roubaram. 2- INIDÔNEAS, sim. 3-Condenação que for a mais aceitável dentro da Lei. 4- O país não ficará sem obras por causa dessa roubalheira indiscriminada.

PS- Terminando e mostrando como a Petrobras é atingida de todos modos. O mais sumário possível. Na primeira metade da Bovespa, alta e as ações de empresa, para cima.

PS2- A partir de 14 horas, os grandes bancos começaram a VENDER Petrobras, fechamento em baixa. Da Bovespa e das ações da maior empresa do país.

*COMUNICAMOS QUE DURANTE O PERÍODO DAS FESTAS NATALINAS E ANO NOVO, SERÃO PUBLICADAS AS MATÉRIAS MAIS ACESSADAS PELOS SEGUIDORES DO BLOG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário