Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

*Blog oficial do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Aqui teremos suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

CORRUPÇÃO DOMINA O BRASIL, A CMPI DO “GOVERNO” DILMA, NÃO CONSEGUE QUEBRAR NENHUM SIGILO DAS EMPREITEIRAS CORRUPTAS E CORRUPTORAS. SÓ QUE DESTA VEZ, NÃO HAVERÁ IMPUNIDADE.

HELIO FERNANDES
09.12.14.

Essa é a palavra mais divulgada, publicada, prevaricada nos últimos meses. No Brasil com terrível repercussão nos mais diversos países, principalmente os que “recebem” depósitos sabidamente provenientes de “lavagem” de dinheiro roubado de órgãos públicos.

Estão presos dezenas de executivos das maiores empreiteiras, que juntas e coligadas, assaltaram a Petrobras. Só que um ex-diretor dessa empresa, depondo na CMPI, “e sem querer falar”, disse o seguinte: “Estão falando só na Petrobras, mas esse roubo acontece em ferrovias, portos, aeroportos, em todo lugar, é só pesquisar”.

Ninguém contestou nesse próprio órgão que deveria ser de investigação, mas já estava desmoralizada antes mesmo de se instalar.

Outro ex-diretor numa “acareação” que não acareou coisa alguma, retumbou: “Existem 780 focos de corrupção. Proveniente de acordos entre empreiteiras e diretores de empresas estatais”. E assinalou exatamente como o outro: “Um dos maiores escândalos de todos os tempos se localiza na Refinaria de Abreu e Lima. Com orçamento inicial de 2 BILHÕES, já devorou (textual) 20 BILHÕES, e ninguém sabe quanto custará até o final”.

Apesar das denuncias repetidas e antecipadas do Tribunal de Contas da União, nada foi feito. Nem antes do desperdício, durante as obras e depois, quando tudo foi denunciado, nada foi feito. Em Abreu Lima, mais de 300 ADITIVOS, é que levaram a obra a esse total inacreditável mas rigorosamente verdadeiro.

Essa desmoralizada CMPI (CPI que ganhou um M por ser mista e a pedido do governo que domina sua composição) está terminando, gastou meses e meses, não conseguiu coisa alguma. E agora, como querem terminar e entraram logo de férias, surgem com balanço estarrecedor. Não pelo que fizeram e sim pelo que deixaram de fazer.

Sem o menor constrangimento, garantem oficialmente: “Não conseguimos quebrar o sigilo bancário, fiscal, telefônico dessas empreiteiras”. Seus executivos estão presos, denunciados, indiciados, mas a chamada “bancada de empreiteiras”, mesmo atrás das grades tem a liberdade, em todos os sentidos, de dominarem a CMPI.

A punição virá de outras fontes.

Não faz mal nem tem importância, o Congresso está mesmo, degradado, desmoralizado, desinteressado, só que não conseguirão “inocentar” os empreiteiros ladrões, nem “enganar” a opinião pública.

O Procurador Geral da República já revelou: ”Dentro de alguns dias DENUNCIARÁ todos os executivos dessas empreiteiras, os que estão presos e os que ainda estão do lado de fora”.

Como o juiz Sergio Moro “compartilhou” informações com diversos órgãos, a Procuradoria Geral da República, está adiantadíssima, ninguém escapará. Não haverá “boa vontade” com corruptos ou corruptores. Dessa vez a punição virá mesmo, já se sabe que 55 parlamentares, entre deputados e senadores, estarão prestes e próximos da condenação. Com “delação”, sem remissão ou a sempre presente omissão.

O que é PERCEPÇÃO da corrupção.

Um órgão internacional, especialista em medir a corrupção dos mais diversos países, publicou dados sobre a situação da roubalheira oficial no Brasil. Só que complicou e confundiu as coisas, usando essa palavra PERCEPÇÃO. Que permite e permitiu as interpretações mais confusas e duvidosas, cada um se satisfazendo com o próprio raciocínio.

Vamos conversar e para isso citemos textualmente a frase do órgão internacional: “Diminuiu no Brasil a PERCEPÇÃO do que é corrupção”. Os corruptos e corruptores ou pelo menos acusados de terem assaltado a Petrobras e muitos outros órgãos estatais, disseram logo: “Viram, diminuiu a corrupção no Brasil, é um grupo estrangeiro que comprova o fato”. Trocaram tudo, deturparam e pelo habito, corromperam e macularam a palavra.

Se mudarmos a PERCEPÇÃO por PERCEBER, palavra normal e usual, será facílimo constatar o que essa ONG de transparência quis dizer: é que ninguém mais está ligando para a corrupção, ela vai aumentando e as pessoas não se interessam parta combater o fato.

O Datafolha e Dona Dilma.

Se não quiserem se dar ao trabalho de raciocínio e a interpretação correta dessa PERCEPÇÃO, basta prestar atenção na pesquisa. O próprio diretor, Mauro Paulino, dissolve o “otimismo” Que querem aureolar em Dona Dilma, explica: “68 por cento dos brasileiros, responsabilizam a presidente Dilma pela corrupção na Petrobras”.

Se não quiserem interpretar o Datafolha, pelo menos acreditem no seu diretor. E nos fatos e nos cargos ocupados por Dona Dilma 1 – Ministra de Minas Energia, 2 – Ministra Chefe da Casa Civil. 3 – Conselheira que comandava o Conselho da própria empresa, e foi dos principais personagens do escândalo de Pasadena. 4 – Como presidente da República, ninguém mais importante do que ela.

Não se decepcionem, o Congresso está apavorado.

Pela primeira vez nos últimos tempos, recomendo, defendo e acredito que não haverá impunidade. O Ministério Público Federal, a Policia Federal, a Justiça Federal do Paraná, o Procurador Geral da República, estão unidos, convictos e compenetrados de suas responsabilidades.

Serão punidos os executivos, pessoalmente, e as empreiteiras, como um todo. Essa divulgação comprometida, de que “se as empreiteiras forem consideradas inidôneas o Brasil vai parar”, é um embuste pré-fabricado, nada a ver com o pré-sal mas ficando muito próximo.

Todas essas empreiteiras já são INIDIONEAS pela própria razão de ser, não precisam de decisão judicial. Quase todas têm mais de 50 anos de roubalheira, eram “pequeninas”, vieram de baixo, atingiram o auge e o apogeu da corrupção. Lugar comum repetido: “Nunca se ROUBOU tanto no Brasil”. Agora pagarão das mais diversas formas.

PS – Estranha, inexplicável e inexplicada a situação de Pelé. Sentiu dores na região do estomago, se internou no Einstein, os médicos localizaram, extraíram pedras do rim. Três dias e estava em cassa, calmo e tranquilo. Como acontece depois de qualquer cirurgia, foi fazer revisão, não saiu maios do hospital.

PS2 – 74 anos, parou há quase 40 anos, continua o atleta perfeito, não engordou nada, como acontece praticamente todos os atletas aposentados e 90 por cento dos treinadores, obesos e maltratados.

PS3 – A partir daí, dois boletins diários que jornais e televisões destacavam, sem qualquer pergunta sobre o que estava ou está acontecendo. Foi para a UTI, ficou lá quase uma semana, com boletins iguais e cada vez mais otimistas.

PS4 – Passou a fazer dias e dias de hemodiálise, o maior tormento pra qualquer um. E os boletins, “satisfatórios”. Anunciaram que iam “para” esse suplicio, mas continuará na UTI. Foi para o “semi-intensiva”, mas sempre com ressalva, “não há precisão de alta”.

PS5 -  Mostraram então um Pelé felicíssimo, tocando violão, com a fisionomia de menos 10 anos. Era verdadeira a foto e o vídeo? Não parecia, mas não havia dúvida no boletim: “Não há previsão de alta”, apesar da alegria dele.

PS6 – No domingo, anteontem, foi para o quarto e mais dois boletins não comentados: Pelé está “ótimo”, mas não há “previsão de alta”. Os médicos tratam Pelé maravilhosamente. O que precisa mudar é o redator dos boletins.

PS7 – Têm que contratar um que diga sem reticências: Pelé está “Ótimo” e enquanto eu redigia “ele já foi para casa”. Ou então jornais e televisões expliquem a milhões de pessoas o que está acontecendo.

PS8 – Fred, que ganha 1 milhão de reais mensalmente, (ninguém tem nada com isso) “fez” um brasileirão pior do que a Copa do Mundo. No último jogo conseguiu ser o artilheiro do ano, com dois gols de pênalti. Um que não houve, o outro com a falta fora da área. Que o árbitro “caolho” viu dentro da área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário