Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CERVERÓ NÃO QUER MAIS DILMA COMO TESTEMMUNHA. E A “DELAÇÃO “?. A ALEMANHA LEMBRA E LAMENTA AUSCHWITZ, MAS “COLABOROU”. PUTIN APAIXONADO POR ATLETA OLÍMPICA.
HELIO FERNANDES
28.01.15
Lamentável. Dona Dilma desperdiçou quase 30 minutos repetindo como se fosse de improviso (até nisso engana o povão) o que liam para ela. O mesmo que repetiu na diplomação, como se fosse novo. Já disse isso no primeiro mandato, está aí “a casa desarrumada”, com o ministro Joaquim Levy anunciando “2015 teremos recessão (queria dizer contração) com ajustes e correções que estamos implantando”.

Falou sobre tudo, não como presidente e sim como bedel, “ensinando aos ministros como devem proceder em cada caso”. Tanta promoção dessa primeira reunião, primaria, desalentadora, que não merece mais perda de tempo.

O povo quer fatos, que não teve no primeiro mandato, não balelas e mais mistificação, o roteiro deste assustador segundo mandato, que ninguém sabe até quando ou até onde vai.

Auschwitz.

Os 70 anos do maior trucidamento da História, deveriam ser acompanhados por uma análise mais profunda do que aconteceu. E a razão de milhões de pessoas terem sido torturadas das formas mais bárbaras. Selvagens, cruéis e por métodos jamais utilizados. E depois de tudo, os que resistiram foram executados em câmaras de gás.

Desses milhões (vários milhões) agora são apenas 300, que contam suas histórias vividas há 70 anos. Pena que nenhum deles possa examinar de forma mais conclusiva tudo o que aconteceu, o apoio de toda Alemanha ao ditador.

E a aristocracia militar da Alemanha, a mais arrogante do mundo, se jogou aos pés de Hitler, um simples cabo na Primeira Guerra, reverenciaram e se humilharam diante deles, E completaram o arcabouço e a participação importante na maior tragédia ou catástrofe de todos os tempos.

Até hoje a Alemanha tenta esquecer a participação e a contaminação com Hitler. Pode ser que não tenham sido incondicionais, mas jamais protestaram ou tentaram resistir contra o que acontecia. Quando acabou, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, se deram conta de que foram cúmplices em tudo, embora não estivesse em Auschwitz, deram toda a cobertura.

Em 1954, quando a seleção da Alemanha ganhou a primeira Copa do Mundo na Suíça, Beckembaur, que era uma criança quando essa monstruosidade aconteceu, não se conteve. Falou: “Puxa, essa vitória é importantíssima para nossa história, e não apenas esportiva”. Era a tentativa de recuperação.

Agora, depois da vitória na Copa de 2014, chegaram na Alemanha e fizeram gozações irônicas e desastradas, com a Argentina, derrotada na final. Precisou que Angela Merkel viesse a público, recriminando a “brincadeira”.

Ela também não era nascida, mas tem a noção de como é frágil o passado da Alemanha. Pediu desculpas á Argentina. Os jogadores compreenderam, “lamentaram o que haviam feito”. Já começavam rumores de que a Alemanha esquecia o seu passado. Acabou tudo, felizmente.

Putin: Raivoso e apaixonado.

Ha mais de 1 ano, vem levando a população da Ucrânia ao desespero, montando uma operação para se fortalecer politicamente. Com isso levou a Rússia a beira da falência, o que vem se agravando terrivelmente com a queda violenta do preço do petróleo.

Vem em linha reta da KGB, o órgão de tortura da União Soviética. É um ditador e um aproveitador nato. Não sai do poder, passa de presidente a Primeiro Ministro, de Primeiro Ministro novamente a presidente, na Rússia não há reeleição.

Agora, deu entrevista coletiva, com uma confissão interessantíssima: "Estou apaixonado por uma atleta Olímpica". Um jornalista perguntou: "E ela?" Resposta: "Está apaixonadíssima por mim". Curiosidade: Putin acabou de completar 61 anos, a atleta Olímpica tem 31. Ela já confirmou: "Encerrará a carreira Olímpica em 2016 no Brasil". Começara uma outra na própria Rússia?".

Dilma não é mais testemunha.

O ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, preso e indiciado pela lava-jato, apresentou varias testemunhas, como manda a lei. As pessoas apontadas, podem protestar contra a convocação, mas não podem recusar. Assim como foram chamadas, podem testemunhar contra o próprio acusado, apresentar dados e revelações que o comprometam ainda mais.

Só que no caso Cerveró, a presidente Dilma abria sua lista de indicados. O interrogatório de Cerveró ainda não chegou a Pasadena, o grande objetivo com a sua prisão. Já mostrei aqui: os investigadores da Policia Federal e do Ministério Público Federal, esperam que Cerveró entre como personagem da "delação". Ele se recusa, mas os depoimentos vão sendo adiados, acreditam que "a resistência dele, tenha fim".

Ontem, surpreendentemente e sem nenhuma explicação, Cerveró retirou Dona Dilma da condição de testemunha, com justificativa inacreditável e incompreensível: "Ela não sabe nada sobre Pasadena". Como justificar a retirada do seu nome e principalmente a tentativa de inocentar Dona Dilma?

A atual presidente, ex-ministra de Minas e Energia, Chefe da Casa Civil e presidente do Conselho da Petrobras, estava mergulhada obviamente no que aconteceu em Pasadena. Mas ela veio a publico confirmar a própria participação em tudo, e procurando incriminar duramente o próprio Cerveró.

Basta lembrar a declaração dela: "Só assinei a autorização para a compra da refinaria, porque o relatório do Diretor Internacional, Cerveró, era falho e sem informações”.

Impossível  esclarecer o recuo ou retrocesso de Cerveró. Não o favorece em nada. Nem podia acreditar que fosse se favorecer, porque mesmo sendo o presidente da Republica não tem interferência nem influencia com o que se passa no Paraná. 

De qualquer maneira, a repercussão negativa para Dona Dilma é muito grande. Seria esse o objetivo de Cerveró? Corruptos, corruptores, inocentes ou acusados, todos "maquiavélicos".

Placar Eleitoral.

Eduardo Cunha não é mais favorito, embora não esteja numericamente derrotado. É a grande oportunidade de ser presidente da Câmara. Eleito estará como o terceiro colocado na linha de sucessão. (Depois de Dilma e Temer).

Se perder voltará para o plenário da Câmara, será mais um lobista ignorado. Por isso comete os maiores disparates, como a distribuição de um vídeo, "gravado por ele, contra ele". É desespero. 

Julio Bueno, sem chances, está admitindo renunciar, não tem o total dos votos do próprio partido, mas o constrangimento é chegar depois de Chico Alencar. PSOL, um partido com cinco deputados.

Se a oposição (PSDB) votar em massa em Cunha, não precisa nem de eleição. Basta apenas o "nada consta" do lava-jato.
 ...........................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com o colunista, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com
As respostas serão publicadas aqui no rodapé das matérias. (NR).

Helio Fernandes.
Leia esse texto que versa sobre o voto censitário. Se puder comente em uma oportunidade.
A primeira eleição no Brasil foi inspirada nos princípios do liberalismo, e ocorreu para a escolha dos representantes brasileiros às cortes de Lisboa, em 1821. Em 1824, já independente de Portugal, o Brasil formulou sua primeira Constituição – o conjunto de direitos e deveres dos cidadãos. Essa Constituição instituiu o chamado voto censitário, que continuava impedindo a grande maioria do povo de participar da vida política. De acordo com a lei, o direito eleitoral dependia da renda da pessoa: para votar era preciso ter renda anual de pelo menos 100 mil réis. Para ser candidato, a renda anual deveria ser de 400 mil réis para deputado e 800 mil réis para senador. Esses valores eram muito altos para a maioria da população. Somente os ricos podiam votar e ser eleitos.
Então nobre jornalista, o Brasil até mesmo para escolher seus representantes no Congresso já estava aliado ao capital facínora.
Jose de Euclides e Rosa – São Luiz – MA
Ao Helio,
Meus cumprimentos.
Estou passando aqui, para lhe dar a maior força. Mas gostaria que falasse mais sobre a estranha aliança de Martha Suplicy e Maluf em São Paulo. O que acha que rolou ou rola ali?

Vinicius Marangoni – São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário