Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

SÓ SE FALA EM IMPEACHMENT. DONA DILMA ASSUSTADA. O QUE TODOS ME PERGUNTAM: “SE ELA SAIR, TEMER TAMBÉM SAI?”

HELIO FERNANDES
11.02.15

Por causa das sessões longas com votos que duravam horas, resolveram que o Supremo não teria mais plenárias, Culparam, a televisão. Tudo passou a ser decidido pelas Turmas, duas, com cinco ministros cada. Escrevi aqui: “Muitas vitórias serão obtidas com um voto de diferença”.

Era obvio, aconteceu ontem. O Ministério pediu a cassação de dois deputados federais de São Paulo, supostamente envolvidos no escândalo dos trens e metrôs. Marco Aurélio e Celso de Mello, votaram pelo arquivamento. Luiz Roberto e Carmem Lucia, pela continuação. Ontem, Luiz Fux votou pelo arquivamento. Com 11 ministros, apenas cinco decidiram e por um voto. Isso se transformará em rotina suprema.

Arrogante, pretensiosa, sem o mínimo de autocrítica, Dona Dilma recebeu um choque elétrico com a pesquisa da Datafolha. Desceu mais fundo do que o reservatório da Cantareira, não percebeu mas já estava utilizando política, econômica, partidária, administrativa e pessoalmente o volume morto. Agora não sabe o que fazer, se reúne com os áulicos do Planalto, tenta uma salvação.

A pesquisa é terrível, podia ser ainda pior, por dois motivos. 1 – Se a pesquisa tivesse sido feita um “pouquinho” depois. 2  - Se a análise, dos chamados “especialistas independentes” fosse mais profunda, não se resumisse á superficialidade.

Basta colocar os números da pesquisa, deixar que eles percorram o trajeto do assombro e do pânico. Esses analistas geralmente ligados ao Planalto, de longe ou de perto, ficaram satisfeitos com um dado da pesquisa, não examinaram os outros. Único dado, arrasador, sem duvida, mas o mínimo se comparado com a pesquisa inteira, destruidora.

Esse item da “pesquisa”. A administração Dilma, caiu 19 por cento. O “bom ou ótimo” do seu governo, passou de 43 para 24 por cento. Portanto teria caído 19 por cento. È assustador para uma pesquisa feita 37 dias depois de posse no segundo mandato, Mas é muito com o exame do todo. Vamos apenas enfileira-los ou encurrala-los.

Bom ou ótimo, queda de 19 por cento.

Ruim ou péssimo subiram de 23 para 44. Menos 21.

47 por cento dizem que Dilma é “desonesta”, 54 que é “falsa”, 51 “indecisa”. E ainda faltou examinarem o golpe de morte: “77 por cento, com raiva, avaliaram que ela mentiu durante a campanha”.

Essas conclusões da pesquisa foram iguais em todas as regiões geográficas, nos segmentos da população, ricos, classe média alta, média baixa, e sem exceção os mais pobres.

Este final “doeu” mais em Dona Dilma, porque ela não parava de retumbar duas coisas. 1 – “Fui reeleita pelo povo com ampla margem”. 3 milhões de votos, longe da ampla margem.
2 – “Estou acima das criticas, posso fazer o que quiser, não disputarei mais eleição”. Os números do Datafolha, destruíram suas ilusões.

Investigação no TCU.

Abriu investigação para apurar o "gasto generoso" do então presidente do BB (agora da Petrobras), emprestando sem garantias 2 milhões e 700 mil reais a uma amiga socialite. Excelente ideia, todos esperam que concluam.

Mas não basta isso. É preciso apurar as outras irregularidades, principalmente a preferência de não pagar nada em cheque, usar sempre dinheiro vivo. Incluindo as altas somas também em dinheiro vivo que o motorista ia entregar em vários endereços e ás mais diversas pessoas.

Nesses casos, basta pedir a Receita Federal, todos os levantamentos feitos sobre tudo isso. O dossiê da Receita é amplo, o TCU pode se dar por satisfeito, ou partir daí para conclusões mais profundas.

Enquanto isso, o senhor Bendine fala pela primeira vez: "Os acionistas da Petrobras não perderão nada". O Ministério Público Federal e a Polícia Civil Federal deviam interroga-lo. É a defesa mais criminosa dos criminosos corruptos e corruptores que roubaram a empresa que ele agora preside.

RESPOSTA.

P - Hélio Fernandes gostaria que você falasse do voto indireto governadores sem eleição, os biônicos, jamais esclareceram esses fatos. Foi retrocesso ou transição? Carlos Jesus Villareal.

R - Nem uma coisa nem outra, apenas interesses dos grupos que estavam no poder. Além do período da República Velha, (de 1889 a 1930) quando só existia um Partido, o Republicano. E tudo não passava de farsa ou fraude, três oportunidades com o povo fora do processo eleitoral.

1- 1933 constituinte para votar e promulgar a Constituição, o país não tinha nenhuma. E dentro de 60 dias, eleger o presidente da Republica pelo voto direto. Getúlio Vargas "nomeou" para a constituinte, 18 "representantes" dos trabalhadores e 18 dos patrões.

Eram 36 votos num plenário de 143. Apresentaram projeto mantendo Vargas no poder, e marcando a próxima eleição direta para 3 de outubro de 1938. Foi a grande frustração nacional. Não chegamos a 38 em 10 de Novembro de 37, Vargas implantou o famigerado "estado novo", ficou até ser derrubado.

2- Não houve mais eleição direta. Com a nova ditadura os governadores ganharam aspas, só quem disputava eleição eram os senadores. Depois da ditadura se "anistiar" em 1979 os governadores passaram a serem eleitos a partir de 1982. Mas os presidentes só foram disputar eleição direta em 1989.

3 - Em 1974 surgiram os senadores "biônicos" que ganhariam uma vaga no senado a partir de 1978. Motivo: dos senadores eleitos pelo voto em 1974, 16 eram do MDB, 6 da Arena. Como em 1978, seriam duas vagas, se o MDB repetisse o resultado, ficaria com maioria ampla no senado. Então fizeram a "cassação" preventiva.

P - "Helio, por favor fale sobre o Charlie, mesmo que sejam duas linhas, estou curiosa, Celina de Magalhães".

R - Todos estamos, Celina, mas não há notícia. s cartunistas do Charlie, desapareceram. E na redação do "Liberation", que abrigou os sobreviventes do massacre, o espaço cedido a eles continua preparado, mas ninguém aparece. Estou atento, Celina, qualquer noticia publico com prazer.

PS- Ontem não aconteceu nada na Petrobras, contra ou a favor. Mas as ações da empresa caíram mais de 4%, tanto as ordinárias quanto as preferenciais. Fecharam um pouco acima de 9 reais

PS2- Curiosidade que vai se transformando em rotina de manipulação. Com pouco mais de 1 hora de pregão, subiam mais de 1% cada uma. Entraram vendendo a descoberto, conseguiram queda bastante lucrativa. Com a CVM olhando para o lado.
.........................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com
As respostas serão publicadas aqui no rodapé das matérias. (NR).

Ao Blog oficial do Helio Fernandes.
Saudações,
As quantas andam os movimentos sociais? Quem o senhor acha que pode ter engessado suas ações? Fale sobre isso.

Mary Mascarenhas – Duque de Caxias - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário