Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 19 de março de 2015

O MINISTRO DA EDUCAÇÃO CHAMOU PARLAMENTARES DE "ACHACADORES", PEDIU DESCULPAS, MAS FOI DEMITIDO. LOBÃO, CUNHA E ROSEANA, QUEREM ARQUIVAMENTO.

HELIO FERNANDES
19.03.15
O desapreço, desprestigio, impopularidade da presidente Dilma e seu governo, visíveis em todos os lugares. Nos Três Poderes, principalmente o seu, o Executivo. Nas fabricas, nos partidos, nos escritórios, nas casas pobres ou luxuosas. Rachando o PT que não sabe o que fazer com tanta incompetência, se arrepende de não ter dado força ao "volta, Lula".
Nos palácios suntuosos, os seus Alvorada e Planalto, e os outros de Temer, Cunha e Renan, cafés da manhã, almoços e jantares caros em previsível conspiração contra ela, que não percebe nada. E agora nas ruas, não apenas no domingo. Mas desde que venceu o segundo turno, e com total incapacidade de fazer ou resolver, ficou acusando e repetindo, "a oposição quer o terceiro turno, eleição só tem dois turnos". Como sempre completamente equivocadamente.
Tudo isso foi colocado em números, minuciosamente pelo Datafolha. Nenhuma surpresa, no máximo a constatação de que a angustia, a ansiedade e a certeza de que nada vai mudar, atingiram o auge. Na pesquisa e nas manchetes, "62 por cento reprovam o governo Dilma", transformam o susto em pânico, a realidade tétrica supera em muito o que era imaginação negativa, mostra que não existe nenhum ponto positivo, nem hoje ou amanhã.
E não é só isso. Ainda não completou três meses desse extorquido popularmente segundo mandato, e já caiu mais 18 por cento desde 5 de fevereiro. Quanto digo que o novo (?) mandato foi extorquido, estou me baseado num levantamento do próprio Datafolha: "77 por cento dos entrevistados responderam que Dona Dilma mentiu durante a campanha".
Tão grave quanto e indico negativo, está o que sobrou como positivo. Apenas 13 por cento consideram que seu governo é BOM ou ÓTIMO. O Datafolha faz comparações,que não pretendo comentar. Textual; "Em 23 anos desde 1992, véspera do impeachment de Collor, o índice negativo foi do então presidente era de 68 por cento. Ele foi retirado do poder".
Não quero analisar, como registrei, pela razão de que sou totalmente contra o impeachment. Contra essa medida e totalmente contra Dona Dilma. Coerência completa e rigorosamente sensata.
Pacote anticorrupção.
Dona Dilma entregou ao Congresso, isso está no titulo, prometido desde segunda-feira depois do massacre das ruas, e preparado em 48 ou 72 horas. Não passa de farsa e mistificação. A presidente voltou a recitar o obvio, “que a corrupção não começou agora”.
Rigorosamente verdadeiro. Mas não vai acabar com essas medidas apressadas e colocadas como salvação nacional. Corrupção se combate com fiscalização, prevenção, disposição. E principalmente com ética, moral, dignidade. Que escolheu e nomeou para a Petrobras, Todo esse bando de ladrões, que assaltaram e roubaram a maior empresa do país?
Tudo isso vem de 2005, Dona Dilma fez toda a carreira no setor, Ministra de Minas e Energia, Chefe da Casa Civil, presidente do Conselho que assinou e autorizou a compra escandalosa de Pasadena. Que coragem revela com esse pacote de inutilidade.
Até agora tem fugido da responsabilidade, usando o lugar comum da irresponsabilidade: “Eu não sabia de nada”. Mas confessou que assinou o relatório para a concretização da compra de Pasadena, “porque não tinha explicação e o relatório era falho”.
Renan Calheiros, ao sabor da entrega, ironizou: “Agora a presidente precisa fazer a sua parte”. O presidente do Senado dará encaminhamento perfeito no pacote, ele é um dos investigados. O mesmo se caísse nas mãos de Eduardo Cunha, outro presidente no Congresso, também investigado.
ACHACADORES.
A propósito de corrupção, o ministro Cid Gomes saiu do Hospital Sírio Libanês foi direto para a tribuna da Câmara. Como afirmara que “existem 300 ou 400 parlamentares”, que rotulou com essa palavra, pediu desculpas, completando: “Não quis atingir ninguém nem pessoas ou Instituições”. No Brasil falta cada vez mais, compostura, dignidade, respeito, Cid Gomes está aí e não deixa ninguém mentir.
Logo depois, inesperadamente, Cid teve choque com Eduardo Cunha. Com o dedo voltado para o presidente da Câmara, acusou-o duramente. Mas ele foi direto para o Planalto, pediu demissão e a presidente imediatamente aceitou. E mandou o Chefe da Casa Civil tomar essa decisão. A saída do ministro da educação, pode acelerar uma reforma ministerial. E mesmo não sendo trazido agora, Ciro Gomes, irmão de Cid, fica livre para ocupar qualquer cargo. Dependendo da necessidade.

Investigados pedem arquivamento.
Primeiro, Lobão, senador e Ministro, Roseana Sarney, ex-senadora, ex-governadora. Têm medo de investigação e com toda razão. Com o passado que têm, investigação é ameaça autentica. Lobão sabia de tudo desde 5 de setembro do ano passado. Não foi nem á Parada de Sete de Setembro, registrei aqui.
Roseana ia ficar no governo até o fim, faltando alguns meses foi informada que seria indiciada perante o Supremo, renunciou para enfrentar um tribunal menor. Acabou “agregada” ao Supremo.
Agora é a vez do espaventoso e atordoante Presidente da Câmara. Em vez de renunciar ou se desligar do cargo, Eduardo Cunha vai ao Supremo e pede arquivamento da investigação. O que me dizem de gente bem perto: “ele tem medo da quebra do sigilo fiscal, bancário e telefônico”. Pedir o “fim de investigação”, é visível (e revisível) confissão de culpa.
Guerra e paz.
O retrocesso em Israel, decepciona e assusta o mundo. É a vitória da perseguição. Do preconceito, do conflito permanente. Quase no final da apuração os dois principais partidos tinham 27 deputados, o próprio presidente propunha “governo de união nacional”. Surpreendentemente o primeiro ministro Natanyahu elege 29 deputados, a oposição cai para 24. É a guerra em vez de paz.
Desde 1948 foi criado o estado de Israel e engavetado o palestino, são 67 anos de discriminação. Com dois estados independentes, seria a paz total, o que os dois povos querem  mas não podem exigir.
PS- Técio Lins e Silva, presidente do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros), vai organizar debate sobre reforma política e partidária. Rui Barbosa, fundador e presidente do IAB, ficaria satisfeitíssimo.
PS2- Essa é a reforma mais importante para o país. Vivemos num regime hibrido e único no mundo, ao mesmo tempo Presidencialista e Pluripartidário. Todos os erros, equívocos e impossibilidade de governar, consequência dessa aberração ou extravagância.
PS3- No mesmo tempo em que começa a circular o pacote anticorrupção, Eike Batista era julgado por dois processos de “crimes financeiros”. Foi condenado a pagar 800 mil reais. Não há engano: são 800 mil reais. Para quem manipulou bilhões. E ainda pode recorrer.
..........................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

As respostas serão publicadas aqui no rodapé das matérias. (NR). E as  mensagens selecionadas só serão postadas com o primeiro nome e a cidade do internauta

 A Tribuna do Helio.


Estimo saber que o senhor defenda a posição anti impeachment. Também entendo ser essa uma medida que não vai solucionar. Eis que infelizmente temos no mais alto escalão da República alguns senhores nada confiáveis. Um deles, e sucessivamente terá que assumir no lugar da presidente. Melhor seria encontrar uma forma de mediação, com um grupo de pessoas ilibadas. Jamilson Telles - Niterói - RJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário