Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 6 de abril de 2015

AS EMPREITEIRAS CORRUPTAS-CORRUPTORAS MUDAM A TÁTICA. GERDAU NÃO IRA DEPOR NA CPI DA PETROBRAS?

HELIO FERNANDES
06.05.15

A devastação da roubalheira, atingiu todos os setores. A cada dia ou em menos tempo surgem denuncias de todos os setores. Alem das denuncias, acusações e investigações, que todos negam com veemência (usando sempre a mesma palavra), a impressão baseada em fatos, é de que todas as obras realizadas no Brasil a partir de 1997, estão contaminadas.

Existe a quase certeza de que as obras de infraestrutura custaram várias vezes o preço real ou o que deveria ser cobrado. Podemos admitir que portos, aeroportos, centrais de energia desde Itaipu e Belo Monte, foram dizimadas pelo superfaturamento. 
             
Rádios, jornais, televisões não têm espaço para mais nada. A revolta do cidadão e sua ida para as ruas, têm muito a ver com a economia, a incompetência da administração e a falta de vontade de fazer. Mas a corrupção deslavada e descontraída que direta ou indiretamente atinge os 200 milhões, é a motivação maior para esses protestos de milhões.

O Ministro da Fazenda foi a primeira vitima da ocupação da comunicação, começando e terminando com os protestos. Ele falou por mais de cinco horas na Câmara, seu depoimento deveria ter tido repercussão muito maior. Só no dia seguinte foi notícia, logo depois abandonado ou ignorado.

O segundo Joaquim, alem de injustiçado, foi mal interpretado. Os que comentaram seu depoimento, parece que ouviram mal e analisaram ainda pior. Fiquei cinco horas na frente da televisão, guardando tudo na memória, depois traduzindo com a maior autenticidade. Sugeri até que Dona Dilma telefonasse para ele agradecendo ou mandando mensagem de texto.

Silencio total da parte dela, que fala muito em diálogo mas detesta conversar. E mais 24 hortas se passaram o depoimento de Levy foi ofuscado pela pesquisa do IBOPE, que traçou retrato inesquecível e negativo de popularidade da presidente.

Acho que Levy deve ir depor novamente. Sem ele, sua voz e sua mobilização, o ajuste fiscal não existirá. Vou repetir sua pregação, ao terminar: “A partir de 1º de fevereiro de 2016, conversaremos sobre as dívidas dos estados. Se o ajuste fiscal for aprovado”. Ninguém citou ou analisou essa ressalva do Ministro. Perderam tempo.

Lula-Mercadante.

Antes mesmo da reeleição, o ex-batalhava com a atual para retirar o Chefe da Casa Civil do cargo de tanta projeção. Intrometido, se mete em tudo, é o personagem mais impopular do Planalto. Mas a presidente não toma conhecimento das reivindicações e até apelos.

Lula não desiste, já fez até duas concessões. Mercadante ficaria mercadejando apenas na parte administrativa, não se intrometeria na política. A outras: fazê-lo Ministro da Educação, cargo que ocupara. Mas como Dona Dilma nomeou um personagem com que jamais falara ou conhecera na vida, mais frustração para Lula.

Mercadante é um sobrevivente de frustração e derrotas que começaram em 2002. Eleito senador quando Lula foi presidente pela primeira vez, era tido e havido como Ministro da Fazenda, seu suplente no senado festejava. Não foi nem convidado, Lula nomeou Palocci, acusadissimo por irregularidades quando foi prefeito de cidade do interior de São Paulo.

Em 2016, candidato a governador com Lula reeleito e vencendo em SP, Mercadante foi derrotado. (O que se repetiu em 2010). Como senador, (antes da segunda derrota) foi líder do governo Lula. Era tratado tão mal, que um dia publicamente, "pediu demissão irrevogável".

Quando recebeu o pedido, chamou o jornalista, explicou no seu estilo tonitroante: "No meu governo quem diz que a demissão e irrevogável sou eu, Mercadante continuará líder do governo no senado". Voltou atrás, amigos e familiares ficaram contra ele. Agora "pensava" em ser sucessor de Dilma, embora colocasse sempre a ressalva, obrigatória: "Isso naturalmente se o Lula não quiser ser".

No Planalto, irônica e gozadoramente, Mercadante já é chamado de embaixador, Lula aceitaria, "Ah! Mundo, mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria solução”. (Manuel Bandeira).

Gerdau na CPI da Petrobras.

Já devia ter sido convocado para depor. Quando aconteceu o escândalo inicial da roubalheira da Pasadena, ele era do Conselho. E devia explicar as duas declarações contraditórias que fez. 1- "O conselho aprovou a compra de refinarias". 2- "O conselho recusou qualquer operação de compra da refinaria".

Podem dizer: Dona Dilma havia sido Ministra das Minas e Energia, era chefa da Casa Civil e comandava o Conselho. Por que não aconteceu nada com ela?

Agora, referendando qualquer providencia para convoca-lo e com a certeza de que não estão violando o direito de algum cidadão de vida ilibada, a denúncia do Ministério Publico sobre a roubalheira na Receita Federal. 19 bilhões foram roubados e sonegados e um dos acusados e investigado é esse empresário Gerdau.  Não vai se incomodar de depor.

PS- Delfin Neto, inepto, intrínseco, inútil: “O país corre risco de retrocesso institucional”. Como é que ele sabe? Toda sua suposta sabedoria vem de 12 anos como Ministério da ditadura, e mais quatro de gozo e satisfação, embaixador na França, também nomeado pelos generais.

PS2- As empreiteiras OAS e Queiroz Galvão, depois de usar e abusar de extorsão na Petrobras, parece que mudaram de tática e estratégia. Com ameaças e intimidações, anunciam que irão “parar obras do Complexo de Deodoro”, das mais importantes para as Olimpíadas.
..............................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Helio Fernandes.

Há poucos dias, você publicou uma nota criticando a diretoria da ABI, e tem toda razão. Mas qual seria o bom nome para liderar e recoloca-la nos rumos e papel que a engrandeceu e foi orgulho do jornalismo brasileiro? Vejo que daquela geração quase todos, se não faleceram não estão em condições de enfrentar essa batalha. Fica então a pergunta, quem é a nova geração, se não houve uma política de associar novos quadros. Por outro o tratamento dispensado aos atuais associados é um dos piores da sua história.  A sede, era um orgulho de frequentar, tinha a sinuca, o piano, e os amigos para bate papo, enfim tinha ambiente para confraternizar e trocar ideias. Hoje aquilo é um deserto. Este é um dos objetivos da ABI existir. E os jovens? não estão por lá. E como identifica-los, se a atual diretoria está um pandemônio e ainda os discriminam?  Não vejo no grupo, a menor chance de salvação. Soube por associados que os diretores apresentaram as contas, e que o Conselho fiscal rejeitou porque sequer pode analisar, devido a ausência de informações sobre o que fizeram com o dinheiro. Isso e gravíssimo, se não comprovar os gastos,  pode dar até impeachment. Quando puder fale sobre isso, gosto de ler suas brilhantes observações. Sergio Átila Benevides – Rio de janeiro – RJ.
Professor Helio Fernandes,
No dia 9 de março prédio do Tribunal Regional do trabalho (TRT no Rio) foi invadido por 300 operários da Alumini, empresa que atua no Comperj - obra tocada pela Petrobras - e que está em recuperação judicial. Eles cobravam da estatal o atraso dos últimos cinco salários, além de benefícios, totalizando uma dívida de R$ 14 milhões. pergunto: a não ser do ponto de vista para chamar a atenção, qual seria a utilidade de tal medida? O caso da Lava jato desencadeou uma onda de desemprego em massa, e não vejo a curto prazo a solução disso. Você vem falando muito sobre essa questão, mas não esqueça que a gasolina já está próxima  R$ 4, o litro, e os preços nos supermercados dispararam. desemprego desce escada e custos sobem de elevador. Essa é a nossa realidade. lamentável. Jucinara Reis - Niterói-RJ.


Prezado Helio, 

faz muito tempo você nos brindou com o primor dos documentos secretos dos EUA que demonstram a doação da empresa Vale do Rio Doce a época do Consenso de Washinghton. Contudo, tenho procurado essa matéria e documentos que ao que parece foram excluídas da internet. Por favor, volte ao tema e publique esses documentos para que essa nova geração possa ter conhecimento das barbaridades cometidas pelo FHC e todos os vendilhões da pátria. Grato – Carlos Santana – Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário