Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 22 de abril de 2015

QUEM FUNDOU O PARTIDO SOCIALISTA. DONA DILMA “TERCEIRIZADA” TUDO, FICA CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO.

HELIO FERNANDES
22.04.15

Rui Barbosa foi o autor do anteprojeto da primeira Constituição da República. E como senador foi relator na constituinte de 1890/91. Total admiração pela Constituição dos EUA, que completava 100 anos. Passou um mês lá, nem precisava. Tinha preocupação muito grande com a Justiça, e com a Organização do Supremo Tribunal Federal.

Se compararmos a dos americanos e a nossa, constataremos: muitas semelhanças e discordâncias. Mas o espírito é o mesmo, A Americana tem 9 juízes (na justiça de lá, ninguém é ministro, desembargador), “a nossa ficou com 11”. Os membros de lá são vitalícios, os do Brasil também eram até 1926. A emenda que transformou o tempo de permanência dos Ministros, é ridícula e verbalmente incompreensível: “Os Ministros dos Tribunais superiores serão vitalícios até os 70 anos”. Esse ficou sendo o que se chama de “expulsoria”.

A aprovação se faz da mesma forma. Só que a sabatina lá é para valer. Quando foi indicada primeira mulher, seu exame levou seis meses. Indicado o primeiro negro (ainda na Corte) ultrajante. Levaram quase dois anos devassando sua vida foi feito até um filme.

A grande modificação entre as duas Constituições é a escolha do presidente da Suprema Corte. Lá é nomeado pelo Presidente da República, e só deixa o cargo quando se aposenta ou no caso de morte. Qualquer cidadão indicado, aprovado e empossado no Supremo, sabe que jamais será presidente.

Esse é indicado pelo presidente da República, uma pessoa de fora e não um juiz da Corte que seria elevado ou promovido. Ontem alguém escreveu: o juiz Johnson Roberts, da Corte, foi nomeado presidente. Roberts foi realmente presidente, mas quando era apenas jurista. Hendel Holmes ficou quase 30 anos como presidente da Corte Suprema, e não foi o único a ficar mais de 10 anos.

O senado está na obrigação de fazer uma sabatina verdadeira, e não uma retificação protocolar. Tem que esmiuçar sua convivência partidária, mesmo que ele não tenha filiação. Têm que perguntar duas coisas, públicas e notórias. 1 – Por que ia ser indicado por Lula no primeiro mandato e o fato não se concretizou?

Qual a razão de não ter ido para o Supremo no primeiro mandato de Dona Dilma, que acabou preferindo Roberto Barroso e preterindo o escolhido de agora?

Terceirização.

É difícil entender ou compreender Dona Dilma. Ela é contraditória, incompreensível, dissonante, distante da razoabilidade, de credibilidade e da realidade. Basta que examinemos a questão da terceirização.

Ela se mantém na posição de apoiar incondicionalmente esse retrocesso que atinge principalmente os trabalhadores, feridos no seu direito. Mas como o presidente, terceirizou a economia, "dando todos os Poderes a Levy", segundo o próprio Ministro revelou ao ex-presidente Lula. 

E praticou a mesma terceirização, entregando todas as prioridades e todos os acordos importantes da política, principalmente no Congresso, ao vice Temer.

Ela não percebe, mas significa que essa medida que mandou para o Congresso, depende de conversas (ocultas e de bastidores, realizadas no luxuoso palácio mansão pago pelo contribuinte) do vice com o presidente da Câmara e do Senado. Os dois investigados na Lava-jato.

Eduardo Cunha em franca decadência como o presidente da Câmara, investigadíssimo, vaiando em todos os lugares onde aparece no Brasil inteiro. Como ela é tão vaiada quanto, ofereceu a ele um jantar de solidariedade, degustaram juntos a comida vinda diretamente do panelaço. Presente apenas Jaques Wagner para uma possível defesa.

O partido Socialista.

Evandro Lima, meu primeiro advogado, (junto com o irmão Raul, pai do Técio) não teve nada a ver com a fundação. Era progressiva mas não Socialista. Derrubada a ditadura Vargas em 29 de Outubro de 1945, a eleição presidencial foi marcada para 33 dias depois, 2 de dezembro do mesmo 1945.

Evandro não fundou nem entrou no partido. Joel Silveira (o maior repórter brasileiro), e Rubem Braga (extraordinário cronista da sua época) não fundaram o partido Socialista. Mas passaram a pertencer a ele, simbolicamente, 13 anos depois.

Os Socialistas não tiveram tempo de organizar o Partido, disputar a eleição. Então entraram na UDN, formaram a Esquerda Democrática. Hermes Lima foi o mais votado da UDN, 13 mil votos, naquela época, assombro.

Em 1946, Hermes, João Mangabeira (o grande nome da família) e Domingos Velasco, fundaram o Partido Socialista. Em 1950, Hermes Lima não se reelegeu, o Partido não "pegou", os votos eram da UDN.

Hermes não se incomodou, aceitou o cargo de Diretor Geral da Sul-America, uma companhia de seguros, nada a ver com o Socialismo. Ainda hoje contam a história ao contrário, sem se incomodar com os fatos.

PS- Dona Dilma assinou decreto do âmbito nacional, determinando: "Os caminhões, quando passarem vazios, não pagarão pedágio". São Paulo imediatamente deu nota publica, comunicando: "Isso não vale para SP". Prestigio presidencial indiscutível.

PS2- A revista Time, (do mesmo grupo da Life, Fortune, Sport Ilustrada), faz lista de 100 pessoas, e diz, "São as mais influentes do mundo". Nessa relação, 12 estão entre os mais ricos.

*Em virtude dos feriados teremos matérias já publicadas nos dias 23, 24 e 25 de abril.
..............................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Helio Fernandes,

Nenhum comentário:

Postar um comentário