Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 27 de abril de 2015

SERGIO MORO ASSUSTA POLÍTICOS. CUNHA, RENAN, “BRIGAM” PARA A PLATEIA: MICHEL TEMER.

HELIO FERNANDES
27.04.15

Não é um jogo de palavras, e sim a dura e irrevogável realidade. O balanço da Petrobras embalançou Dona Dilma e o próprio Lula, apesar de não saberem de nada durante 10 anos: de 2004 a 2014. Essa apresentação pública não é falsa, apenas acomodada, maquiada, codificada.

Chegaram aos números que pretendiam, quem quiser que nesse cipoal confuso e difuso, encontre a verdadeira explicação. Para o governo está excelente, 6 bilhões provenientes da CORRUPÇÃO, 21 dos PREJUÍZOS, 44 de DESGASTE, mais 200 Bilhões de DEPRECIAÇÃO do patrimônio da empresa, e de dividas confessadas e reconhecidas. Sem a menor indicação de como serão pagas.

Excluindo o último item, Dona Graça Foster perdeu o cargo mas estava muito perto do que foi mostrado agora, quando publicou os famosos 88 bilhões, que desagradaram e até revoltaram a ex-poderosa presidente da República. Esta que mantinha intransigentemente Dona Graça, mudou de ideia, e imediatamente demitiu a amiga e companheira.

Alem dos números que precisam ser avaliados e digeridos, surgiram e permanecem varias perguntas. Falam muito em “má gestão”, (lugar comum do momento) como se incompetência, imprudência e incoerência não fosse crime. Como na eterna não respondida indagação, “o que vem primeiro, a galinha ou o ovo?”.

Agora têm que desvendar para o cidadão-contribuinte-eleitor: o que é fundamental o mais destruidor: a CORRUPÇÃO ou o PREJUÍZO? E é a corrupção que leva ao prejuízo ou a o prejuízo da “má gestão”, que escancara as portas para a corrupção?

E esse modelo de administração (?) implantado na Petrobras pode obter sucesso? 1 – Um presidente da empresa, que não tem a menor ideia do que está acontecendo. 2 – Diretores e até simples gerentes, movimentando e roubando bilhões. 3 – E um conselho de 20 membros, que também não sabe de nada, não é consultado, não pode aconselhar, desmerecem e logo degrada a própria denominação de Conselho.

O novo presidente não tem nada ver diretamente, chegou agora. Mas como presidente do Banco do Brasil que tinha ligação financeira com a Petrobras, não sabia de nada? Junto com o balanço, trouxe duas afirmações-aberrações inusitadas e que deveriam ser reprovadas em vez de aplaudidas.

1 – “As investigações atrasam as obras”. Sem investigação a impunidade sairá vitoriosa, é isso que ele quer?”. 2 – “A recuperação da Petrobras virá mas tem que ser lenta”.

Novamente a contradição e até bem clara. Não se sabe se a recuperação virá mesmo, principalmente mantido esse esquema de direção. E o mais importante de tudo, depois da mudança da cúpula é a velocidade. Tanto a mudança quanto a realização tem que vir em velocidade da Fórmula 1.

Dona Dilma que devia manter calada e trabalhando, perdeu tempo falando: “A Petrobras agora é uma página virada”. Tudo continua em ebulição, efervescência, investigado. O país inteiro quer saber quem fiscaliza as três diretorias, Internacional, Abastecimento, Serviços. Faziam e desfaziam, sem controle, sem prestar contas, rigorosamente acima do bem e do mal?

Moro-Paulo Roberto Costa.

A sentença do juiz Federal sobre o ex-diretor da Petrobras, causou grande repercussão em Brasília, E susto enorme entre os políticos investigados na Lava-jato. Não estão preocupados com o fato de Sergio Moro ter determinado: “Quaisquer que sejam as condenações que ele sofra, só cumprirá pena em casa”.

Análise conclusiva desses 45 políticos, mas acentuada entre os da cúpula, (Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Romero Jucá, Humberto Costa, Gleise Hoffman e outros): “Se um juiz como esse do Paraná, dá sentença como essa é porque as revelações do ex-diretor forma inestimáveis para o processo”. É isso que assusta a todos.
..............................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Helio Fernandes,

Estou acompanhando seu trabalho aqui no blog e vejo que mantém o mesmo fervor dos velhos tempos da Tribuna de Papel. Que tal falara  mais sobre o desmanche dos partidos de esquerda, fracionados, fragilizados e danificados por membros e dirigentes que só pensam em dar golpes e enriquecer. Noélio de Lima- Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário