Titular: Helio Fernandes

sábado, 30 de maio de 2015


BLATTER, ELEITO, NÃO GOVERNARÁ. A VERGONHOSA REFORMA PARTIDÁRIA, QUE DECEPCIONOU O PAÍS.

HELIO FERNANDES
30.05.15

A Petrobras vem perdendo espaço no noticiário, por dois motivos principais. 1  - A “reformicha” miserável que o legislativo vem fazendo, e que chamam desde o inicio da “reforma partidária”. 2 – O escândalo da FIFA e do futebol mundial, considerando o maior de todos os tempos.

Mas pelo que está acontecendo, é até bom que a empresa fique um pouco escondida. Porque podem até estarem repudiando a corrupção, (acredito, vá lá) mas a má gestão parece “enraizada” naquele edifício, construído pela Odebrecht. Basta ler com atenção o que declarou oficialmente seu presidente: “A Petrobras está atuando sem lucro, mas cumprindo as metas projetadas”.

 Mas o que é isso, o que significa esse disparate ou contradição? Como é que uma empresa estatal ou privada pode ao mesmo tempo não ter lucro e alcançar as metas projetadas? Quer dizer que “planejou não ter lucro?”.

O presidente da empresa deve vir a público com urgência e dizer que houve equívoco na publicação. A comunidade não entendeu nada, com exceção do Ministro Levy, que comentou: “A Petrobras parece que encontrou o caminho da boa administração”.

Inacreditável. Assombroso, Estarrecedor. Então o Ministro da Fazenda que aposta tudo no que chama de “AJUSTE FISCAL”, considera boa administração esperara SEM LUCROS?

CPI DA CBF.

Assim que explodiu o maior escândalo de todos os tempos no futebol mundial, o senador Romário começou a recolher assinaturas para investigar a CBF, acusadissima neste festival de corrupção.

(Não precisava nem de explicação. José Maria Marin, ex-presidente do órgão e agora vice, foi um dos primeiros presos. O atual presidente Marco Polo. FUGIU da Suíça, tinha de votar, já está no Brasil. Falavam no envolvimento dele, achou melhor voltara para cá).

Romário precisava de 27 assinaturas, conseguiu logo 56. Foi chamado pelo presidente da Câmara, pediu para transformar em CPI mista, “será mais eficiente”. O ex-jogador que conhece a influencia da “bancada da bola”, conversou com senadores mais antigos, recusou.

Agora, como Romário, pelo fato de ter pedido a CPI e o conhecimento do assunto, era (e será) o relator natural, surgiram vetos. Ele tem que se movimentar para ocupar o cargo. É a “bancada da bola” da Câmara tentando influir no senado.

Marco Polo Del Nero o viajante.

Saiu apressadamente da Suíça, deu entrevista coletiva, sumária (durou 14 minutos), irrisória inócua. Um único ponto importante. Perguntaram a ele, "há 11 anos o senhor e o ex-presidente Marin trabalhavam juntos. Ele é acusado de receber 20 milhões, qual a sua posição?".


Resposta: "É triste, ele é meu amigo, lamento tudo isso, mas tenho que agir como presidente". E concluiu: "Eu não sabia de nada". Mais um que pertence a esse clube de ignorante dos fatos.

Blatter, o impoluto.

Com toda a corrupção que domina a FIFA, obteve o quinto mandato. Conseguiu 133 votos contra 76 do príncipe da Jordânia, (somando 309) precisa de 140. Impossível o Príncipe desistiu.

O mesmo que aconteceu em 1998, apoiado por João Havelange, teve 111 votos. Ia para o segundo turno, o adversário, presidente da UEFA (cargo ocupado hoje por Platini) desistiu.

É experiente no regulamento. Mas precisará mais do que isso para chegar ao fim do mandato. Mais um que afirmou "não sabia de nada", com outras palavras: "É impossível saber de tudo, num órgão enorme como a FIFA". Em 1998 era tido como corrupto. Em 2002, corruptíssimo. Agora, estão acostumados.

Vergonha na Câmara.

Hoje só um episódio dos muitos que aconteceram na Câmara de Eduardo Cunha. É o que chama (e já chamavam antes) de cláusula de barreira. Proteção aos que não têm votos. Mas pelo menos, no passado não muito distante era de 3 por cento dos votos distribuídos em 9 estados. Ou seja: 15 deputados para ter direito ao Fundo Partidário e ao horário de rádio e televisão.

Pois agora modificaram e estabeleceram: para ter esses benefícios basta eleger UM (1) deputado ou senador. E dezenas de deputados falaram exaltando o benefício e o progresso para a democracia. Toda a "reforma" é admirável calamitosa como essa.

PS- Melancólico o fechamento da livraria Leonardo Da Vinci. Fui frequentador desde os anos 60 da Avenida Rio Branco. Andava a pé com os irmãos MMM (Milton, Mauricio, Marcelo) arquitetos geniais que já haviam projetado ali perto, o edifício da ABI.

PS2- Na "pequena da Vinci", zona sul (durou pouco tempo) lembra da noite de autógrafos do grande Joel Silveira, sempre o maior repórter de sua geração, e um dos mais notáveis de todos os tempos. Ele já atingido pela doença que o mataria, estava quase com 200 quilos.

PS3- Por quem temos que dar a notícia do fechamento de uma livraria que não era um negócio e sim uma adoração pelos livros? E lembrando a morte de um grande jornalista?
........................................................................................................................................ 

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Helio,

Dois ex-craques do futebol o argentino Diego Armando Maradona, e o brasileiro Romário, ganharam holofotes com a prisão de José Maria Marin. Em entrevista à rádio local "LaRed", o ex-jogador argentino afirmou que a Justiça norte-americana fez um trabalho "impecável". Em suas declarações a imprensa, disse: “A Fifa não vê problema em tirar o dinheiro das pessoas, em cobrar o estacionamento mais caro, o ingresso mais caro. A Fifa odeia o futebol e a transparência. Se essa denúncia for concreta, cuidado".
 
Já Romário alem dos holofotes, acabou de pavimentar o caminho para a prefeitura do Rio de Janeiro, isso sem contar que o “baixinho”, vai faturar mais, com o prenúncio de um vexame do Brasil nas Olimpíadas de 2016. Será ele um bom alcaide? Marcos J. Bianchi – Niterói – RJ.
...

Helio Fernandes.
Comecei a ler suas matérias ha pouco tempo. Gosto por demais das anotações de suas experiências como jornalista. E curto também suas pinceladas apimentadas contra essa turma do legislativo, federal, estadual e municipal. A Reforma eleitoral está saindo na medida para que deputados tenham seus puxadores de votos, e ainda o espaço na TV gratuita do TRE, Você é a favor do voto obrigatório?

Silas Pereira – Rio de Janeiro – RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário