Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 29 de maio de 2015


DILMA E PUTIN DEVIAM FICA CALADOS. ACABOU A REELEIÇÃO, CONTINUA O VOTO OBRIGATÓRIO.

HELIO FERNANDES
29.05.15
Os que se mostram entusiasmados com restrição de 18 para 16 anos rever sua posição, fazer uma profunda reflexão. Os dois crimes mais bárbaros, com repercussão nacional e internacional, foram praticados por menores de 15 anos.

O assassinato do cardiologista Jaime Cold na Lagoa, foi estarrecedor. Presos, os dois confessaram não só o crime, mas a preparação, o “pacto” para se juntarem e agirem com mais eficiência. Nada aconteceu por acaso, foi planejado.

Confessaram com a maior tranquilidade, detalharam a união, acertaram como agiriam, O primeiro menor foi preso pela policia, o segundo entregue pela mãe, que procurou diversos órgãos, achou que seria a melhor decisão e foi mesmo. Com 15 anos exibem essa competência criminosa, o que esperara do comportamento deles, quando chegarem digamos, aos 21 anos?

 Cartão vermelho para Blatter.

Hoje, sexta-feira, debaixo do maior vendaval de corrupção que assombra o mundo não apenas esportivo, e todo poderoso “dono” da FIFA, que receberá o quinto mandato, na organização que controla o futebol do mundo. Nem uso a palavra disputar, ela não se aplica.

O mundo inteiro, presidentes de Federações da Europa, personalidades de bom senso, pede que não haja eleição hoje, pedem ou exigem um adiamento por 90 ou 180 dias. Apresentaram duas questões, que não podem ser recusadas ou desprezadas.

1 – A FIFA e o futebol mundial precisam de uma aprovação urgente, que não pode ser efetivada com Blatter. 2 – Qualquer candidato á presidente da FIFA, tem que se registrar com 30 dias de antecedência. Portanto, realizar a escolha significa mais quatro anos para esse homem que recebeu cartão vermelho do mundo.

Pelo menos uma excelente notícia: ontem foi retirado o nome de Marin da fachada do edifício sede da CBF. Foi juntando gente, todos atentos. Quando o funcionário jogou a placa no lixo, aplausos estrondosos. O mostra o desapreço da comunidade com esses corruptos.

(Continua a exibição do lamaçal da FIFA. Com ramificação na sucessão do Flamengo, como a policia devassando escritórios e computadores da Klafer-Kleber).
Reforma política.

Vai caminhando desordenadamente, aos saltos e sobressaltos. Grupos que controlam o legislativo, vão perdendo ou ganhando, sem convicção. Um exemplo: empresas privadas não podem mais financiar candidatos, as doações ficam restritas aos partidos. E o dinheiro, todos diziam “recebemos financiamento de empresas, legalmente”. Só que na nova norma não haverá fiscalização, nem apuração do total da doação.

Querem manter o voto obrigatório, embora a maioria da comunidade, prefere o que acontece em praticamente todo mundo ocidental: voto livre, quem quiser vota, quem não quiser não vota.

Acabaram com a reeleição de presidentes, governadores, prefeitos. Mas deixaram o mandato em quatro anos, devia ser de cinco. Estavam presentes 471 deputados, 452 pelo fim da reeleição, apenas 19 a favor.

O fim da reeleição para presidente foi um libelo contra FHC, o autor da primeira reeleição da República. Comprada e paga a vista. Quanto custou? Uma fabula, precisavam da "solidariedade" de 513 deputados, 81 senadores. Depois veio o mensalão, o petróleo, mas o ponto de partido foi a reeleição de FHC, seguida dos juros de 44%, inflação elevada, Comissão de desestatização, "doação de empresas nacionais, recebendo em moedas podres".

Mantiveram o "voto proporcional", uma forma de confusão, que mantém os mesmo, impede qualquer forma de renovação. O PT perdeu o que mais desejava, o "voto de lista", privilégio para os amigos.

Estão perdendo tempo, sempre disse isso. É mais do que evidente que com Eduardo Cunha comandando o legislativo, nada mudará. E ainda contam com a ajuda de um Picciani mais moço, Eunirio de Oliveira, Romero Jucá, todos aliados apesar de contraditórios.

Dilma e Putin: o silêncio seria melhor

A presidente não tem a menor ideia de quando falar ou calar. "Levy e Barbosa tem posição extremamente estável". Alem da hora errada, o texto ruim, quase compreensível.

É sabido que Barbosa sempre quis ser ministro da fazenda. Segundo de Mantega, não era promovido foi embora. Voltou como "substituto" eventual de Levy, como revelei com exclusividade quando tomaram posse.

Putin ditador desde os tempos da KGB se meteu em confusão, com o avanço sobre a Crimeia e até agora a Ucrânia. Incompetente ficou com ódio de Obama. Mas podia deixar passar o escândalo do futebol. Falou: "Obama não quer a reeleição de Blatter não respeita a independência dos Estados".

Ora, Obama não tem nada a ver com a FIFA, e esta não é um Estado, simples organização.

PS- Rafael Nadal esta disputando Roland Garros, já foi campeão nove vezes. Mas Nadal que quebrou o pulso em setembro passado e depois operou o apêndice, é outro. Voltou, perdeu jogos incríveis. Ontem sofreu para ganhar de Almagro.

PS2- Se vencer os dois próximos adversários enfrentará Djokovic nas quartas. Mas para ir em frente precisa derrotar Ferrer e decidir o titulo. Pelo que jogou ontem é difícil, seu problema e físico e não técnico.
........................................................................................................................................ 

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário