Titular: Helio Fernandes

sábado, 16 de maio de 2015


MINISTRO DA JUSTIÇA E ORACULO. CUNHA E RENAN, APAVORADOS, MAS NOS CARGOS. O CONGRESSO VOTA SEM CONVICÇÃO, POR REPRESALIA.

HELIO FERNANDES
16.05.15

Sabiamente a juíza acolheu ação que pode anular a eleição do novo Conselho da ABI. Na verdade, o pedido é para invalidar o que não houve, a farsa planejada e executada pelo seu presidente Domingos Meirelles. Uma Assembleia cuja Pauta não foi votada, aprovada e sacramentada, por tanto uma farsa. Juntou-se com antigos adversários, (não seria melhor dizer inimigos?) e arruinaram a antiga e poderosa ABI.

Foi um dos órgãos que defendeu sempre a liberdade e a convivência entre jornalistas. Viveu momentos de grandeza, nem preciso falar nos quase 20 anos de Barbosa Lima sobrinho. No seu tempo Brasil, um Conselho Deliberativo, com grandes personalidades, que se reuniam semanalmente, debates animados, fervorosos, agradabilíssimos.

Antes da eleição que está sub judice, o presidente mandou imprimir um caríssimo material de propaganda da sua “administração”. Quem não conhecesse a ABI, lendo e vendo aquele folheto, teria que dizer obrigatoriamente: “Que maravilha, se eu fosse jornalista, iria frequentar essa sede”.

Jornalistas autênticos, mesmo aposentados, me escrevem lembrando esses tempos que não existem mais. Hoje quero agradecer a Lucas Assumpção Filho, Aposentado, quando estava na ativa, saía da redação e quase sempre ia tomar um café e conversar com outros colegas jornalistas.

Recomendo que não vá. É bem possível que onde ficava a histórica sede da ABI, estejam apenas “os escombros do Meirelles”.

Avenida Marechal Stalin.

O Globo deu na primeira, revelação: “Com esse nome existe no centro do Rio “escondida na Rua  Santa Luzia”“. Execrado na União Soviética e na Rússia, todos os monumentos  com homenagens foram derrubados pelo povo. E até a cidade de Stalingrado mudou de nome.

Mas não é só isso, A Rua Santa Luzia é a mais antiga do Rio, foi aberta pelo próprio Imperador, em 48 horas. Justificativa: seu sobrinho precisava operar uma das vistas, com urgência, a liteira não conseguia chegar á Santa Casa.

A única que fazia esse tipo de operação, naquele prédio até hoje, dos mais bonitos da cidade. O próprio Imperador batizou a rua como Santa Luzia, a santa protetora dos olhos.
Stalin morreu em 1951/52. Começou logo a ser odiado, livros e mais livros mostrando o carrasco que era. A União Soviética acabou no Natal de 1991. Qual foi o prefeito ou governador que batizou essa rua com seu nome?

Oráculo.

Entrevistas na televisão, o Ministro da justiça não teve dúvida, afirmou: “Tenho certeza absoluta que a presidentA Dilma, não demora e vai recuperar toda popularidade. Isso é circunstancial”.

José Roberto Cardoso esqueceu: a impopularidade já durou seis meses, começou logo depois da reeleição. E ela confirma, desaparecendo das ruas, dos comícios, dos debates. Nas pesquisas, o povão consagrou: 77 por cento disseram que ela ‘’mentiu na campanha eleitoral’’.

Isso não sai de casa. Podia até fazer como Bop Hope, famoso comediante americano, que escreveu um livro com o titulo: “Eu nunca saí de casa’’”. (I never left home).

Resposta.

Obrigado, Angelo Cataldo, texto admirável, temas profundos e atualíssimos, opinião, coragem, competência. Se um presidente, não interessasse ao partido, conseguisse digamos 20 por cento do que você colocou, que desenvolvimento para o país, popularidade para ele.

Cataldo, você montou uma verdadeira Plataforma de governo, como dizia na Primeira República. Só existia um partido, (o Republicano), mas se reuniam no Clube dos Diários, (na Rua do Passeio, em frente ao extraordinário Chafariz do mestre Valentin, hoje preservado no Jardim Botânico) e discutiam.

Rui Barbosa, ao assumir o Ministério da Fazenda da República, discursou ali: “O Brasil não pode ser puro sempre essencialmente agrícola. A Revolução Industrial da Inglaterra já tem 100 anos (1780), e nós, longe da industrialização”. Assustou os chamados “barões do café”, mas tiveram que mudar muita coisa.

Mas perdemos muito tempo, oportunidades sem contar o sistema político atrasado e ultrapassado, não existe um só país no mundo, que seja ao mesmo tempo, presidencialista e parlamentarista. O próprio Rui foi sacrificado por fazer oposição ao Marechal Floriano, que derrubara Deodoro oito meses depois da eleição indireta. (25 de Fevereiro de 1891 a derrubada citada como renúncia).

Floriano, que era vice, assumiu precisava fazer eleição direta com ele não podendo se candidatar, não fez. Rui protestou, era senador teve que se exilar, primeiro na Argentina, depois na Inglaterra.

Voltou em 1896, novamente senador, foi candidato a presidente em 1910 e 1919, em 1914 desistiu. O Brasil teria sido diferente. Mas de qualquer maneira Angelo Cataldo, precisamos continuar acreditando, debatendo, discutindo, colaborando. Um Abraço.
(As notas abaixo deviam ter saído ontem. Por equívoco do repórter não saíram. Estão atuais, desculpem).

PS- O tenista brasileiro, Tomaz Bellucci, tinha tudo para ser o sucessor do Guga. Alto, sacando bem e devolvendo ainda melhor, não gosta de vencer. Aos 27 anos, só ganhou dois Torneios, (250 pontos cada) e um Chalenger (125), no total de quase 10 anos, 625 pontos.

PS2- Ontem jogando com Djokovic, o número 1 do mundo, primeiro set primoroso, ganhou dele. No segundo e terceiro voltou normal. (até jogando a raquete violentamente no chão), o sérvio também, ganhando por 6/2 e 6/3. Mas Bellucci quase chegou ás quartas, na quadra principal.

PS3- Dona Dilma: “Todos pagarão pelo que fizeram á Petrobras. Estamos numa grave crise macroeconômica, mas vamos nos recuperar”.

PS4- E Renan Calheiros, sabendo que o Ministro Teori Zavaski ia mandar quebrar seu sigilo: “Não precisa, ministro, estou abrindo tudo, pessoalmente. Homem público não pode ter sigilo”. Não pode? E qual a razão de ter perdido a presidência do Senado, em 2007, para não perder o mandato.
.................................................................................................................................................

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário