Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 14 de maio de 2015


REINO UNIDO SURPRESA E FRACASSO. NO CCC. (CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS) EXPOSIÇÃO (GENIAL) DE FOTOS.

HELIO FERNANDES
14.05.15

O conceito é lendário e irrefutável: “Não há ninguém mais conservador do que um Revolucionário no Poder”. Os exemplos são inumeráveis. Os heroicos Tenentes de 1922, 24 e 26, tomaram o poder em 1930, implantaram as “capitanias hereditárias”, ficaram a vida toda.

A União Soviética só durou 74 anos, por causa de Stalin que começou como herói terminou carrasco. Até a cidade que tinha seu nome (Stalingrado), foi obrigada a transformação, exigência popular.

Agora aparece um jurista chamado Luiz Edson Fachin, desmente quase todas as suas supostas convicções para garantir uma vaga no Supremo. Como aqui, a sabatina virou rotina, apesar das 12 horas de perguntas e respostas.

Fez peregrinação inédita e até constrangida pelos mais diversos gabinetes. Ia dizendo o que achava que agradava o interlocutor (que palavra) depois desmentiu.

Foi procurador e advogado ao mesmo tempo garantiu: “Isso era legal quando exerci os dois cargos, e a legislação proibindo, só veio depois que não estava mais”. Rigorosamente verdadeiro. Mas devia ter percebido que era legal mas aético, contraditório, faltou sensibilidade e intuição.

Sempre defendeu que o marido (ou esposa) deviam receber herança dividida com a (ou o) amante. Foi o que chamaram de “bigamia”.

(Com isso, o jurista quase no Supremo, se iguala e se compara com a doleira Nelma Kodama, que já condenada a 18 anos de prisão, foi depôs na Lava-jato, e exaltou o amante, também doleiro Youssef. Cantou até “amada, amante”, sabidamente aura e exaltação de Roberto Carlos sobre o assunto).

Fachin, desmentiu a ele mesmo, com uma afirmação vaga, e fútil e sem comprovação: “Defendo a família tradicional”. Então é a partir de agora. Vale para o futuro, no Supremo?
Sempre dúbio, controverso, inteligível antes ou agora: “Pensa exatamente como as pessoas que desejam o bem do país”. Lógico, não iria dizer ao contrário. Achou que se comprometia, acrescentou: “Mas preservo o interesse privado e particular”. Isso naturalmente para desfazer criada com a sua não desmentida ligação com grupos invasores de terras.

O analista-comentarista Marcelo Coelho, fuzilou: “Artes da sobrevivência. Qualquer tema rendia frases composta de Fachin, mas nenhum compromisso real”.

Diante dessa análise, o esquerdismo que alguns adeptos viram no candidato, desabou.E o resultado de 20 a 7, nenhum exagero se fosse pela recusa do seu nome.

Apesar das 12 horas, muito precárias os interrogatórios e contestações. Rui Barbosa assimilou tudo da Constituição dos EUA. Ficaria surpreendido que termine num dia e na votação. Já, quando foi escolhida a primeira mulher, mais de seis meses de verdadeira devassa.

O primeiro negro foi aprovado, depois de 22 meses de investigação, agravada pelo preconceito do país.

A única possibilidade de não ser aprovado: falta dos 41 votos necessários. Mas se o senador Renan, Romero, Jucá, Eunicio Oliveira, a suplente, mulher do senador-ministro Eduardo Braga, estiverem a favor o quorum será naturalmente obtido.

Mas o senhor Luiz Edson Fachin será um ministro do Supremo, num ponto fora da curva, nem poder ser medido por régua e esquadro, mas aí nada pode atingi-lo.

A eleição no Reino Unido.

Desde que o trabalhista notável e histórico Disraeli, chegou ao Poder derrotando o conservador Gladstone, eles se inscreveram na disputa eleitoral. A rainha Vitória, que tinha horror a Disraeli, teve que aceitá-lo. Ficaram tão amigos, que alguns chegaram a insinuar ou sussurrar boatos, jamais transformados em realidade. Disraeli tinha paixão por sua mulher Mary Ann, quando ela morreu, disseram: “Quem morreu foi o próprio Disraeli”. (O mesmo que disseram de Marx quando morreu sua devotada Genny).

Na eleição anterior, os conservadores comandados e liderados por David Cameron, quase perderam o poder, tiveram que governar em coalizão. Fizeram um governo altamente impopular, o Reino Unido insatisfestissimo. Até o melhor Sistema de Saúde do Mundo, inteiramente de graça e eficientíssimo, sofreu grandes cortes. Reclamação geral.

O Primeiro Ministro Tony Blair, com decisões progressistas, lembrava Disraeli, foi fragorosamente derrotado. Queria montar o que se chamou de Terceira Via. (da certa forma baseada no “Nasserismo”).

Chegou até a ganhar alguma coisa. Depois perdeu. Saiu de Downing Street 10, desapareceu.

Levados por entrevistas não muito definidas ou até contraditórias os dois Institutos de Pesquisa de Londres não conseguiram se definir. Durante toda campanha e até mesmo na boca de urna, não se afastaram do empate. Não eram obsessivos mas definitivos: “Conservadores e trabalhistas terão que governar com coalizão”.

Diante da vitória inesperada de Cameron, conseguindo maioria absoluta para governar sozinho não hesitaram, se desculparam com o público: "Temos que reestudar o que fazer". E os líderes Trabalhistas, t-o-d-o-s, pediram demissão pedindo Cemincoc, mesmo os que tinha mandato.

Cameron tem dificuldades urgentes a enfrentar, começando com dois problemas que promete resolver até 2017. 1- Como manter o Reino Unido? 2- Ficar na UE, com os parceiros insatisfeitos, ou sair com a Grã-Bretanha possivelmente insatisfeita? sem esquecer a economia..

PS- O prédio dos Correios, agora notável Centro Cultural, ali na Rua Primeiro de Maio, é lendário, legendário, extraordinário. Quem tiver tempo ou mesmo que não tenha, "invente-o", o prazer e a beleza serão enorme recompensa e satisfação.

PS2- E a partir de anteontem, nova atração sem limites, mas em matéria de fotografia, basta o nome jornalístico e profissional: Ana Carolina Fernandes. Ocupa todo o terceiro andar, dezenas de salas.

PS3- São 68 fotografias, começa com uma foto genial, vai passando de sala em sala provocando admiração, termina com outras tão admiráveis quanto as primeiras. 

PS4- A exposição atravessa maio, conquista junho, funciona todos os dias. Quando estiver olhando as fotos, saiba na estreia, um dos ícones da foto no Brasil, Evandro Teixeira, olhou tudo, disse sumariamente: "Essa menina botou pra quebrar".
..............................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com
Prezado Jornalista Hélio Fernandes,  

Volta e meia sinto a necessidade de conversar um pouco com alguma pessoa que possa opinar com propriedade sobre as barbaridades que estão ocorrendo no mundo e, em particular no Brasil, e quando lembro mais do ilustre jornalista, pena que o senhor não escreva tanta e nem todos os dias, pena que seu jornal não seja escrito e publicado ou que fosse um apenas publicada na internet, sei que o senhor faz ideia do quanto falta faz um jornal que tenha opinião própria e que não sirva e se sirva do poder. 
 
O que temos hoje é apenas jogo de interesse, se vinte anos atrás tínhamos um partido que defendia os mais necessitados, hoje não temos mais, pois para continuar no poder fez bem pior que os que os antecederam. 
 
Seu presidente uma desilusão total, permitiu e se esqueceu deliberadamente de fazer o que tanas vezes o senhor recomendou e recomenda, auditoria na divida pública e apuração da privataria tucana, não fez, não vão fazer e se conseguirem se manter no poder por mais quatro ou oito anos farão muito pior que fizeram até o momento. 
 
Vejo na origem de tudo isso um sistema politico ultrapassado, corrompido, arcaico, que não garante direitos de pessoas que precisam, garante sim direitos e privilégios daqueles que já os possuem e trabalha desesperadamente para enriquecer e instrumentalizar o estado a favor da organização politica que lidera. 
 
O PT fez muito mais bem ao Brasil como oposição que como governo, mesmo tendo distribuído um pouco de renda acabou com os sindicatos, todos comprados e favoráveis ao governo, acabou com a oposição, se faz sentir agora, a oposição, porque os dois lideres das duas casas, corruptos contumazes estão quase na cadeia e estão movendo mundos e fundos para acabar com o governo eleito, enterrar e colocar qualquer um que faça com que eles sejam absolvidos. 
 
Por outro lado temos a Policia Federal que trabalha como nunca, junta as pontas da corrupção e o judiciaria ligado aos corruptos age de forma a garantir que nada ocorra com os barões da corrupção, esses estão em casa tranquilos sabendo que está tudo caminhando para uma pizza como nunca houve no Brasil, Mas como se não bastasse o judiciário protela a denuncia de fato sobre os políticos envolvidos nesse escândalo gigante da Petrobras. 
 
Jornalista Hélio Fernandes, acompanho o senhor a mais de quarenta anos e sei que sabes que a ingerência politica na Petrobras existe desde sempre, corrupção provavelmente idem, inclusive com a ditadura, quantas vezes o senhor lembrou e falou do senhor Shigeaki, incontáveis as vezes. 
 
Todos os presidentes da república tiveram na presidência e na diretória da Petrobras os homes que trabalhavam a favor dos seus partidos, o jeito o Brasil inteiro já sabe como é, infelizmente o PT ampliou, decuplicou, multiplicou e institucionalizou essa prática vergonhosa em todo o Estado, com apoio irrestrito da base e dos outros partidos fora da base, pois nenhum deles se manifestou a tempo e hora, pelo contrario cobraram a parte deles para barrarem as CPIs e outras investigações. 
 
Mas não é apenas isso que atinge de morte nosso País, os bilhões que o governo investe em educação, vão para os bolsos dos empresários da educação, as universidades provadas nunca tiveram tantos alunos como agora tudo pago e garantido pelo governo, chamam isso de politica de educação, eu chamaria de politica de enriquecimento imoral de quem já e rico, tendo como fonte de renda uma Faculdade ou Universidade que forma péssimos profissionais e que apesar disso recebe bem mais por aluno bolsista que por aluno que paga de seu bolso, ou seja, o PT faz a felicidade dos empresários de todas as áreas, de quem já tem muito dinheiro principalmente, para manter e continuar mantendo prisioneiros os miseráveis e famintos de sempre. 
 
Ilustre jornalista quem tem ou pouco de clareza percebe que a direita e ultra direita sempre bem organizadas e apoiadas pelos barões da imprensa, banqueiros e industriais não estão satisfeitos com os rumos do governo pois pararam de faturar sem produzir, querem aproveitar a chance de ouro que o PT lhes ofereceu de graça, por incompetência politica e falta de inteligência mesmo, burrice, pois não souberam estruturar um apolítica de crescimento, se preocuparam em como garantir vinte anos de poder e quem sabe mais vinte. 
 
Se por um lado é bom que tudo venha a tona é desejável e imperativo que tudo se apure, que se passe o Brasil a limpo, que se investigue de verdade para onde vai o dinheiro da Petrobras, o da Saúde, o da Educação, dos royalties e de toda esse fortuna arrecada em impostos todos os anos, não é mais possível continuarmos tendo essa elite de merda governado politicamente e economicamente este País, o Brasil não merece essa classe dominante e tudo passa por mudar esse sistema politico arcaico, penso eu, claro que não apenas essa medida, muitas outras na esteira dessa, mas se não mudarmos de presidencialismo para parlamentarismo, se não acabarmos com os 32 partidinhos boquinhas,  não teremos jamais instituições sérias, pois o Estado não tem como garantir tranquilidade social e politica se não poder dissolver o congresso e convocar eleições gerais sem causar um grande convulsão politico social.
 
Esse sistema político não permite que se faça essa mudança, dissolver congresso e partidos, dessa magnitude, de maneira tranquila e democrática, dissolver partidos e políticos democraticamente, sem susto e sem convulsão, causada, naturalmente, pelos próprios partidos e políticos é claro.  
 
Tem muitas outras coisa que gostaria de lhe ouvir com a isenção de sempre, com sua visão analítica, confundida, como o senhor mesmo diz com adivinhação e com a inteligência e o conhecimento do ser humano que tem muitos anos e a vivencia, graças a Deus, acumulada lhe permitem falar com sobriedade, tranquilidade e quase sempre com acerto integral. 
 
Desejo-lhe um ótimo final de semana e vida longa, para que possas assistir a ressureição da Tribuna da Imprensa e entregar aos seus filho e netos um jornal que fez milhões de brasileiros se orgulharem de serem brasileiros e muitos brasileiros perniciosos detestarem sua existência, Deus lhe proteja e ilumine sempre, o senhor pode e deve ajudar muito o Brasil, precisamos de pessoas  de caráter e de bem como o ilustre jornalista. 
 
O Brasil lhe agradece pela contribuição dada a nação. Aguardo seus artigos com enorme alegria.   
 
Atenciosamente, Angelo Cataldo.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário