Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 18 de junho de 2015


“PEDALADAS” PERIGOSAS. 14 TRILHÕES DE GASTOS MILITARES, EM 1 ANO.

HELIO FERNANDES
18.06.15

A oposição parece ter encontrado o verdadeiro caminho da resistência, defendendo a democracia e atingindo diretamente a presidente Dilma, O partido decidiu formar um grupo de parlamentares, não exclusivamente do PSDB para ir á Venezuela.

Abandonando a quase obsessão pelo impeachment, (que eu venho dizendo desde o inicio que não teria nenhuma chance), vai á quase ditadura do Presidente Maduro, para tentar influencia-lo e soltar os presos políticos, e marcar as eleições legislativas que ele vem adiando.

O impopularíssimo presidente da Venezuela fez tudo para impedir a viagem dos parlamentares brasileiros. Mas foi obrigado a conceder autorização. Num malabarismo e farsa com as palavras, concedeu e tentou justificar: “Eles não são presos políticos e sim políticos presos”.

Ainda hoje, quinta-feira, os senadores estarão na Venezuela. Provavelmente não verão os presos. E é preciso para não serem ludibriados nas conversas ou negociações. E até com brasileiros abastados, bem amados que se dizem comunistas (mas sempre protegidos e patrocinados por Orestes Quércia), que já estão indo para a Venezuela e se arrojaram aos pés de Maduro.
O Tribunal de Contas da União deu 30 dias para que a Presidente Dilma “forneça mais explicações sobre o orçamento de 2014”. A pressão sobre os Ministros foi total e absoluta. Nunca se viu tanta gente importante, (Ministros, senadores, deputados) indo pessoalmente ao TCU.

Em toda historia da República, nenhum presidente teve as contas recusadas. É bem verdade que de 1885 até 1930 o sistema era de partido único. (O Republicano). Depois, várias ditaduras que não corriam nenhum risco.

Do próprio Tribunal de Contas sopravam ventos com velocidade diferente, mas não favorecendo o governo Dilma. A primeira versão: TCU deu prazo para não deixar a impressão de que “aderira á oposição”. A segunda: consideraram que 30 dias passa rápido e aí será dada a verdadeira decisão, nada favorável ao governo.

O Planalto não gostou nem se tranquilizou. Consideram que têm que conversar e se mobilizarem muito, e assim mesmo para com “ressalvas”. Mas estas com brechas bem visíveis que permitam ultrapassarem.

Mas esse não é de modo algum a disposição e a convicção de três ministros, que não esconderiam: “Somos a favor da recusa total, as irregularidades são muito grandes e inaceitáveis”.

Desperdício colossal.

Enquanto se discute nos mais variados países, problemas de pobreza e desigualdade, que não encontram solução, um Instituto Internacional, publica pesquisa assombrosa e assustadora.

Só em 2014, ano passado, os gastos com as mais diversas guerras localizadas, teriam atingido 14 TRILHÕES de dólares.

Para constatar quem ganhou com as guerras, basta lembrar o que disse o presidente Eisenhower: “O mundo é dominado pelo complexo industrial militar”.

Constituição eterna.

A Carta Magna da Grã-Bretanha está completando 800 anos. É altamente democrata, inovadora, revolucionária, e surpreendente para aquela época. Foi pensada, redigida e executada pelo Rei, popularíssimo, que ficou conhecido como João Sem Terra.

Mudou completamente o autoritarismo das monarquias, aproximou-as do povo. E também influenciou o fim dos Papas guerreiros, que pela definição já podiam ser identificados.

É bem verdade que o poder atrabiliário dos monarcas só chegou mesmo ao fim, quando a própria Grã-Bretanha implantou no Reino Unido e no mundo o princípio de que o "Rei, reina mas não governa". A famosa e lembrada Rainha Vitoria, há 150 anos, já não mandava quase nada, mais poderoso era Disraeli, o Primeiro Ministro Trabalhista, notável personagem.

Reduzia a força dos Lordes que podiam quase tudo. Os julgamentos, todos, eram feitos pelo Tribunal dos Lordes. João Sem Terra criou o Tribunal do Júri, composto de 12 jurados de classe média, que julgavam em primeira e última instancia.

Thomas Jefferson, umas das mais importantes figuras da Independência e da Republica dos EUA, (depois Presidente da República), proclamou: “Essa é a maior conquista da humanidade”.

Mais tarde surgiu outra: a criação da Câmara dos Comuns, até hoje a mais democrática do mundo. Ninguém que tenha título doado, (Lorde, Duque, Barão, Conde, Visconde), pode se candidatar a essa Câmara.

E o Rei (ou Rainha) não pode entrar na Câmara dos Comuns. São proibidos e nenhum deputado pode convidá-los. Se o fizer perde imediatamente o mandato.

PS- Donald Trump, arrivista, carreirista, bilionário em dólares, é o 12º candidato (?). E presidente dos EUA pelo Partido Republicano. Não tem chance alguma é apenas a paixão pelos holofotes.

PS2- Esse Congresso que não representa nada, anteontem se transformou num Parlamento como nunca se viu, presidido por um capitão fardado, que repetiu o jargão do fardão: “Nós salvamos o Brasil do comunismo”.

PS3- Extravagante que com o passado que não podem esquecer ou esconder, Delfin Neto e Henrique Meirelles estejam ensinando economia no presente. A sorte é que pela fragilidade intelectual não tenham muito futuro.

PS4- Olacyr de Moraes fez fortuna colossal, era realmente o “rei da soja”, mas quando morreu, nem “príncipe”. Diante dos fracassos, é quase impossível imaginar como chegou a acumular tanto poder e dinheiro.

PS5-Quando era fantasticamente rico e não precisava de mais nada, passou a “investir em projetos amalucados”. 250 milhões de colares numa ferrovia, 100 milhões num banco, perde até nesse setor, em que quase todos entram sem nada e ganham tudo.

PS6- Chegou a ter fortuna de 1 BILHÃO de dólares, investiu um quarto disso numa ferrovia que não chegou a existir. Incrível.
.............................................................................................................................. ..............
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do 

Jornalista Helio.

Jânio Quadros, Brizola, Ulisses e outros da época  juntos na Frente Ampla, a História teria sido outra. Carlos Lacerda não teria sido diria, excludente? O senhor que foi uma espécie de secretário neste evento marcante na vida política do país, poderia acrescentara maiores detalhes?
Marcelo Ferreira – Rio de Janeiro – RJ.

Helio Fernandes.

Venho aqui nesta aguerrida coluna do veterano colega para denunciar o continuo e violento desmanche da ABI.

Salvo engano você é hoje o sócio mais antigo da ABI e seu nobre Conselheiro. 

Estive na sede há poucos dias. Queria retornar aos seus quadros, mas recuei ao saber através de um colega, que há queixas sérias sobre o aparelho repressor e discricionário montado por Domingos Meirelles (ex-Globo), e agora presidente naquela casa histórica. Afinal porque as pessoas não reagem e pedem o seu impeachment? Ele usa o dinheiro da sede do Rio para manter uma representação em São Paulo, que tem status de filial da ABI? Ocorre que lendo o Estatuto da entidade, este não tem previsão. A representação é uma questão de representatividade, e pode ser exercida por um jornalista ou grupo de jornalistas sem custo nenhum. Imagine um custo de aluguel de sede e pessoal, mobiliário etc, com um número reduzido de membros? Afinal qual é o objetivo de ter este tipo de filial?  O que não vem a ser o caso de financiar um “curral” eleitoral deste direitista e seus aliados que estão acabando com a ABI. Soube também que nada fazem pelo associado. Eis que jornalistas autônomos e desempregados só dispõem de um computador, sem scanner e copiadora, hoje localizado no 11° andar, que está sempre ocupado pela mesma pessoa. Usar é um desafio sem fim. Marcos C. Alves – São Paulo – SP

Helio,

Porque não traz mais noticias da Petrobras. Somos os brasileiros que mais sentem atingidos pela crise que assola a empresa. Desemprego, falta de perspectiva, e o açodamento de várias frentes de trabalho, com ameaça de demissões. Fale sobre isso.


Nelson Farias Jr. – Campos - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário