Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 2 de junho de 2015


PELÉ DEFENDE BLATTER. PETROBRAS OFERECE 30% DO PRÉ-SAL. FLAMENGO 1 MILHÃO E 100 MIL MENSAIS A GUERREIRO.

HELIO FERNANDES
02.06.15

O Ministro Dias Toffoli não é tratadista para ser citado. Mas ontem, mostrou duas falhas já levantadas por este repórter na Tribuna da Imprensa, mas transfiro o crédito para ele. 1 - O mandato presidencial de quatro anos é muito pequeno, devia ser de cinco ou seis, sem prorrogação ou reeleição.

O mandato do presidente, desde a República, era de quatro anos, sem reeleição, rotina ou principio, quebrado pela ganância de FHC. Era comum dizerem: "No primeiro ano o presidente estava tomando conhecimento das coisas. No último já não mandava nada".

2 - "Todo parlamentar (Senador, deputado) devia renunciar para ser Ministro ou secretario de Estado". Defendo isso ha mais de 30 anos, tenho vários exemplos, citarei um só. Hillary Clinton era senadora, foi convidada por Obama para Secretaria de Estado. Tinha ainda três anos de mandato teve que renunciar.

Preço caro.

Até a semana passada, todo automóvel que trafegasse pela Ponte Rio-Niterói. Pagava 5 reais e 20 centavos de pedágio. Acabou o contrato naturalmente foi feita nova licitação, vitória de outra concessionária.

Imediatamente anunciou: o pedágio a partir de hoje, custará 3 reais e 70 centavos. Menos 1,50, 33 menor. A prefeitura está na obrigação de examinar o preço cobrado até agora.

E essa análise deve se estender por todos os pedágios do país. Incluindo o preço dos ônibus BRT, caríssimo.

FMI.

O Ministro Levy viajou, e anunciado oficialmente, passou o dia conversando com a presidente desse órgão. Ela inclusive está no Brasil há 15 dias. Quando viajou como presidente eleito e ainda não empossado conversou com um professor de economia e finanças de uma das maiores universidades do mundo.

Ouviu dele: “Presidente, se o senhor quiser governar o mandato inteiro, não faça reforma cambial, nem recorrer ao FMI”. Juscelino, apesar de terrível oposição, (foi eleito apenas com 33 por cento dos votos) seguiu o conselho, ficou no cargo os cinco anos.

Que coisa mais antiga recorrer ao FMI. Mas é rigorosamente o perfil de Joaquim Levy, antes e depois de ser ministro.

Petrobras.

A situação interna da empresa complicou, a externa retrocede em matéria de confiança. A vai acumulando erros. A afirmação do presidente, “estamos cumprindo as metas, embora sem lucros”, surpreendeu e assustou.

Por outro lado existem fortes indícios de que a empresa quer negociar 30 por cento de área do pré-sal, o que não agradou. E ainda mais grave: não são compradores que batem á porta da empresa, ela é que se oferece como vendedora. Melancólico.

Resposta.

Silas Pereira, sou contra o voto obrigatório, desde os tempos da Tribuna impressa. É um absurdo e uma violência contra o cidadão. Na última eleição, 137 milhões inscritos, 26 milhões anularam o voto. No mundo ocidental, nenhum país tem esse contraditório voto obrigatório. O eleitor vai, obrigado, anula. É uma representatividade falsa. Com o voto voluntário, o cidadão exibe sua convicção. Constrói uma comunidade autêntica, sabe em quem votou.

J.Bianchi, Romário e Maradona, que você citou extraordinários jogadores. O argentino, personalidade controversa, não sai dos holofotes, mas não tentou a carreira política. Romário, deputado e agora senador, pretende o Executivo, começando por prefeito, PE inteiramente diferente. Mas se disputar e perder a prefeitura, terá mais seis anos como senador.

O contrario de Blatter, que assume o quinto, mandato, cheio de duvidas e incertezas. Ele mesmo declarou: “Não tenho medo de ser preso”. Se for preso, todo o tempo que ficou em liberdade já é lucro. Em liberdade, enriquecido, até agora, 17 anos de aristocracia corrupta.

Edson Arantes do Nascimento não abandona a ideia de desmentir Pelé. Foi o único a defender Joseph Blatter.

PS- O Flamengo contratou o peruano Guerrero de 31 anos e 3 meses, por três temporadas. Significa que começará o último ano do contrato com 33 anos e três meses.

PS2- Salários: 650 mil reais mensais. Luvas: 16 milhões pelos três anos. O que representa 5 milhões e 300 mil reais por anos, ou mais 470 mil mensais. Somando: 1 milhão, 120 mil todo mês. Exorbitância.

PS3- O que se diz no clube. Bandeira de Mello não quer a reeleição (garantida) no fim do ano. Já garantiu imagem de bom administrador financeiro, quer mais do que isso. Contrataria mais um ou dois jogadores de grande nível, para disputar o titulo do Brasileirão e deixar para o sucessor uma vaga na Libertadores.

PS4- O que se comenta: campeão brasileiro e com a disputa da Libertadores certa, não resistiria a apelos para continuar, sua decisão de ir embora, não seria irrevogável.
.............................................................................................................................. 
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Tribuna online

Helio. Os arquivos da Tribuna da Imprensa é uma relíquia sobre todo um período negro da vida nacional. De 64 a 85, as notícias que ali foram publicadas, com certeza podem ajudar muito a desvendar mistérios e desenterrar cadáveres de uma fase violenta que atingiu a sociedade brasileira. Você já foi procurado para abrir seus arquivos a memória nacional e os movimentos sociais?


Nelson Solano – Salvador – BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário