Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 3 de junho de 2015


PELÉ APOIA BLATTER, ELE RENUNCIA. O LEGISLATIVO ESTRAÇALHA O EXECUTIVO, DILMA SE ACOVARDA.

HELIO FERNANDES
03.06.15

Eduardo Cunha e Renan Calheiros, (investigados, indiciados, condenados, cassados e presos se a Lava jato não for paralisada no meio do caminho), estão dispostos a destruir o principio constitucional de que "os Poderes são harmônicos e independentes entre si".

Legislam, aprovam, votam e aprovam projetos que tenham como objetivo a destruição ou imobilização do executivo. Não é obsessão ou convicção e sim o caminho direto da corrupção.

O presidente da Câmara e do Senado, seguidos de um grupo enorme de poliglotas da subserviência, estão felizes com o que vão conseguindo. Ontem, apareceram na televisão, rindo satisfeitíssimos. Renan, Cunha, mais o senador Eunicio de Oliveira, derrotadíssimo para governador do Ceará. Mas candidato de Renan a sucedê-lo, se não conseguir a emenda para um novo mandato de presidente.

Vou relacionar as decisões ou tentativas de invadirem o poder do executivo e muitos, vou reduzir. 1 - É evidente que 39 ministérios é um absurdo gritante. Mas esses Ministros são impostos e divididos pelos partidos, e o principal beneficiário é o PMDB desses dois.

2 - Depois de 22 anos "engavetado", o Presidente da Câmara (já combinado com o presidente do senado) colocou em pauta para votação urgentíssima, a questão da redução da maioridade criminal de 18 para 16 anos. Essa é uma das questões mais polêmicas, não resolve nem diminui de maneira alguma a criminalidade. Querem apenas atingir o executivo.

3 - Aprovaram a "PEC da Bengala", impedindo a presidente de nomear quatro ou cinco novos ministros do Supremo. (Lula tentara isso em 2010, não conseguiu, queria prorrogar seu mandato). 

Mas tentaram humilhar o próprio Judiciário, determinando nova sabatina, para os que completassem 70 anos e quisessem ficar até 75. Só que foram fulminados, o Supremo considerou inconstitucional.

PS4- Na "refizeram" partidária, por pressão tremenda de Eduardo Cunha, os grupos que com seguiram "eleger" um deputado ou um senador, terão direito ao Fundo partidário e ao horário de rádio e televisão. É um dos maiores ultrajes que a Câmara já foi submetida. Renan Calheiros diz que o senado não tem nada com isso vai aumentar a representação. Quem acredita nele?

PS5- Estão elaborado nova investida contra o Executivo, determinando que todos os presidentes e diretores de estatais e outros órgãos públicos sejam sabatinados e aprovados pelo senado. O projeto é longo e cheio de detalhes. Renan conhece bem o assunto, indicou durante 10 anos, o presidente da subsidiária mais importante da Petrobras, afastado por irregularidade.

Ou Dilma reage, ou apresentarão emenda, determinando que o mandato presidencial seja referendado todo ano. Será ou seria o "impeachment fatiado".

Esse é um escruncho sem fim, que precisa ter um fim. Se ficar (ou ficasse) tudo como está, sem punição para ninguém, o maior escândalo do futebol se reproduzirá para sempre. Tudo começou em 2004, com a escolha da África do Sul como sede da Copa. Começava a corrupção para localizar sedes.

A África do Sul não tinha a menor condição esportiva para comandar uma Copa. Alem do mais, uma revelação, poucos conhecem: em 1976 por causa do Apartheid, comunicou a FIFA que não disputaria a Copa da África.

Textual: “Não jogaria com negros”. Resposta fulminante da FIFA: “Não joga com negros, também não joga com brancos”. Foi expulsa. Muito mais tarde, por causa do prestigio de Mandela, voltou. Mas escolhida para a Copa de 2010, pelo poder do dinheiro.
A escolha do Brasil em 2008, processo legitimo. O Brasil não realizava uma Copa há 64 anos, era potencia do futebol, respeitado, tinha cinco títulos mundiais. O escândalo mesmo, rolando fortuna, ocorreu em 2012, quando foram escolhidos no mesmo dia, Rússia e Catar.

A FIFA, (com o Comitê Olímpico) decidiu a sede com seis anos de antecedência, para dar tempo da organização. A candidata mais forte era a Inglaterra, realizara a ultima em 1966, completaria 52 anos. Mas a corrupção saiu vitoriosa, com a FIFA modificando toda a sua tradição. Designando duas sedes no mesmo dia determinava onde se realizaria a Copa, 10 anos depois.

A Rússia derrotou a Inglaterra com a eleição se decidindo com o valor dos cheques. Mas o assombro mesmo veio com a designação do Catar. Sem nenhuma tradição esportiva, um dos países mais ricos do mundo. Petróleo com população miserável, de pouco mais de 300 mil pessoas, Mas abriu os cofres, ganhou por unanimidade, distribuiu cheques, todos eles com fundos. Agora não sabem o que fazer, junho no Catar é calor de "torrar" multidões.

No dia da eleição, escrevi sem a menor duvida, de forma taxativa: "Blatter foi eleito mas não governará". Nem estabeleci condições, "terá dificuldades", por aí. Pois ontem, ás cinco da tarde, (na Suíça) Blatter fez um discurso rápido, como no boxe, "jogou a toalha".

Por que Blatter renunciou? Chegou á conclusão de que o lugar comum, "eu não sabia de nada", não funciona traduzido para o inglês. Mais surpresas do dia: a nova eleição para a presidência da Fifa será realizada em dezembro ou março de 2016. Entre sete e dez meses.

Com essa eternidade, a Copa da Rússia, deve ser mantida, mesmo com acusações. A do Catar pode ser transferida. e muitas prisões e condenações estão praticamente anunciadas.

PS- Preocupação geral: o Cardeal Evaristo Arns, foi internado em estado grave. Um dos maiores resistentes da ditadura, tem como adversário, a idade.

PS2- A participação geral de Dom Evaristo na realização da missa de sétimo dia do jornalista Vladimir Herzog, foi emocionante e comovente, a dos generais torturadores, aviltante e humilhante.

PS3- Marcado para a bela Catedral de São Paulo, foi vetada pela ditadura. Apoiada pela família, o Cardeal Arns garantiu que a missa se realizaria na Catedral, enquanto os generais queriam que fosse numa igreja distante, desconhecida e de difícil acesso.

PS4- Não podendo manter o veto, montaram um "praça de guerra" nos arredores da Catedral. Em todos os edifícios e casas vizinhas, militares de fuzis visavam a Catedral. Em todos os telhados próximos, o mesmo aparato militar.

PS5- Enquanto isso, o Cardeal rezava e oficiava a missa, que provocou comoção geral, sem qualquer alteração.
.............................................................................................................................. 

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário