Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 16 de junho de 2015

SE O JUIZ PODE GANHAR 170 MIL MÊS, PORQUE O PARLAMENTAR TEM QUE GANHAR MENOS? AFINAL MOROSIDADE E DESRESPEITO COM O POVO. É IGUAL. ENTÃO APLICAMOS O PRINCÍPIO DA ISONOMIA. LAMENTÁVEL! É UM DESATINO COMPLETO.
ROBERTO MONTEIRO PINHO
16.06.15
O jornal internacional “El País-Brasil”, descortinou de vez o que todos os brasileiros já sabem.  Os Estados mais pobres do país são os que mais gastam com seus parlamentos. Um levantamento feito pela ONG Transparência Brasilmostra que quanto menor o Produto Interno Bruto (PIB) do local, maior é o gasto com as Assembleias Legislativas. O mesmo vale para as Câmaras Municipais das capitais.
Dessa forma, cada cidadão de Roraima acaba pagando anualmente 352 reais para garantir o funcionamento de sua principal casa de Leis, que tem 24 deputados estaduais. O valor é 15 vezes maior do que em São Paulo, onde há 94 parlamentares e o contribuinte paga, por meio dos impostos, 23 reais anuais.
Ocorre ainda que o salário dos parlamentares é igual em 25 das 27 unidades da federação, independentemente de quão pobre é a região. Algo que não ocorre no mercado formal. O valor é de 25.322 reais, 75% do que recebe um deputado federal, conforme prevê a legislação, que define um teto salarial. Além disso, esses parlamentares também recebem uma série de benefícios que eles mesmos estipulam para si e acabam inflando seus vencimentos. “Parece que há alguma distorção”.
A pergunta que a gente faz é: por que em Estados e municípios pobres um deputado estadual e um vereador precisam receber uma verba tão grande que é maior do que um representante de um Estado mais rico?
De acordo com o levantamento, a média do PIB das 13 capitais mais ricas é de 35.306 reais por ano. A quantia é mais do que o dobro das 13 capitais mais pobres, (que tem média de 15.953 reais). As Câmaras Municipais destas, no entanto, gastam por vereador 16% a mais com salários, auxílios e verbas indenizatórias do que as capitais com os maiores índices de PIB per capita.
Mas a cúpula da política brasileira, os tribunais superiores, também despreza a opinião pública. O fato é que os mais altos salários do planeta são pagos ao judiciário, o executivo e o legislativo brasileiro.
A corrupção, caracterizada por Max Weber como um fenômeno do estatismo, não é recente. A corrupção estrutural teve origem no processo de colonização portuguesa, nas gestões governamentais do Estado-Novo e, mais recentemente, durante os anos sessenta e setenta durante o período de modernização nos governos militares, sustentou Weber.
Em seu relatório anual, o World Economic Forum’s Global Competitiveness, com sede na Suíça, utilizando indicadores de instituições, infraestrutura e política econômica, classificou o Brasil em 48º lugar entre 49 nações, atrás da Venezuela e a frente somente da Rússia, no que se refere a competitividade global.
Agora pergunte para a presidente Dilma Rousseff e seus 39 ministros, se eles estão de fato preocupados com isso? A máquina pública brasileira consome a soma astronômica de 200 bilhões por ano, e quem paga essa conta é a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário