Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 17 de julho de 2015



HUMILHANTE, PRESIDENTE DO SENADO, TEVE QUE DESMARCAR AUDIÊNCIA COM LEWANDOWSKI. O HOMEM MAIS RICO DO BRASIL, NÃO PAGA MULTA DE 353 MILHÕES.

 HELIO FERNANDES
17.07.15

Na terça-feira, Renan Calheiros foi acordado com a notícia: “A Polícia Federal estava executando determinação de busca e apreensão em 58 residências, incluindo deputados e senadores”. Sem ter a cautela de se informar, mobilizou os seguranças da casa, que foram designados em grupos e em vários carros.

Recomendação expressa: “Em apartamentos ou casas funcionais, só a Polícia Legislativa pode entrar”. Repelidos, criaram caso, mas não puderam fazer nada. O presidente do senado não sabia, a operação estava autorizada por três Ministros do Supremo: o presidente Lewandowski, o decano Celso de Mello, o relator Teori Zavascki, todos os processos da Lava-jato, estão sujeitos a ele.

Ainda na terça-feira, á tarde, furioso por ter sido “atingido” na sua autoridade, Renan pediu audiência ao presidente do Supremo. No fim da tarde de terça, na televisão e na quarta bem cedo nos jornais impressos, o Ministro Marco Aurélio Mello em duas frases curtas e diretas, (como ele gosta) colocou as coisas nos devidos lugares: “Não existe Polícia Legislativa ou Polícia Judiciária”. E concluindo de forma irrefutável. “O que existe nesses órgãos, são seguranças. Quem pode cumprir mandados de busca e apreensão é a Polícia Federal”.

Renan leu, tomou providencia imediata: cancelou o pedido de audiência a Lewandowski, Não existiam "Poderes ou atrito", como escreveram. Apenas exorbitância e ignorância.

União Europeia.

O acordo com a Grécia foi cruel, selvagem, devastador, não abriram mão do que chamam de austeridade. Não fizeram a menor concessão, nenhuma solidariedade. Como os terroristas do Estado Islâmico, (EI) decapitaram todas as crenças e esperanças do povo grego.

Na Europa como conjunto e continente, a venda de carros de luxo vem subindo ininterruptamente nos últimos meses. O Parlamento da Grécia, emparedado, teve que aprovar tudo o que UE exigia. Com exceção da França e metade da Grã-Bretanha, dizem surdos e céticos: “Dentro da nossa realidade, fizemos o possível”.

A “Troika” europeia que se arvorou o direito de comandar o destino da Grécia, decidiu: vai liberar um empréstimo “emergencial” de sete bilhões de euros. (23 bilhões de reais). Destino de 80 por cento desse dinheiro: pagar o próprio Banco Central que concedeu o empréstimo.

Sensações na Lava-jato.

Ministério Público de Brasília resolveu investigar o ex-presidente Lula, “por tráfico de influencia, favorecendo empresas envolvidas no Petrolão”. Lula nega com veemências.

Um diretor da T0yo Setal, em depoimento, ontem, acusou o presidente da Câmara de ter cobrado “cinco milhões de dólares (mais de 15 milhões de reais) prometidos e não pagos”. Eduardo Cunha nega com veemência.

O poderoso Marcelo Odebrecht, ia depor ontem no Paraná. Adiou, precisava “trocar de advogado”. O Ministério Público afirma “que ele tenta fugir do depoimento”. Odebrecht nega com veemência.

O Homem mais rico do Brasil.

Ninguém ignora, é Jorge Leman. Dono ou sócio majoritário de dezenas ou centenas de firmas e empresas. Entre essas surge impávida e imponente, a Ambev, que põe na sua mesa privilegiada as cervejarias do mundo. Em 2009, essa Ambev foi apanhada em irregularidades, multada pelo cadê em 352 milhões de reais.

Recebeu a intimação: 60 dias para pagar ou recurso. Nem se intimidou ou se amedrontou, decidiu pelo recurso. Mas no seu luxuoso escritório de Zurich, (onde reside, é naturalizado suíço) ele e assessores jurídicos e financeiros, decidiram. Investiriam 352 milhões (o valor da multa) em negócios lucrativos.

Com generoso espírito jornalístico, aceito a explicação de que teve rendimento de apenas 1 por cento ao mês, 12 por cento ao ano. No primeiro ano, investiu apenas os 352, somou os rendimentos, no segundo ano, investiu 394 milhões, arredondando. No terceiro, pode explicar 441 milhões.

No quarto ano já tinha 494 para investir, no quinto comemorou com fartas doses de cerveja, aplicou 600 milhões. Mas aí veio a decisão do Cade: sua multa fora reduzida em 123 milhões, dos 352 milhões só precisava pagar 225. (Os órgãos oficiais, protegendo os ricaços que desempregam, proporcionalmente).

Só que agora sobram 371 milhões, Mágicas do "capitalismo" de homem mais rico, mesmo que seja num país com mais de 8 milhões de desempregados. Os investimentos do dono da Ambev, geram lucros, mas criam poucos empregos.

PS- O erro ou equivoco do Botafogo foi contratar o René Simões, a demissão, consequência do tempo. Já correu o mundo "dirigindo" seleções, jamais ganhou coisa alguma. "Dirigiu" até a seleção feminina, um fracasso. É o Parreira sem a pretensa aristocracia dele.

PS2- Jader Barbalho tem o DNA da desonestidade desde que nasceu. Perdeu o mandato de senador para não ser cassado. Na eleição seguinte se candidatou, já havia a "ficha suja", foi enquadrado pelo TSE.

PS3- Recorreu ao Supremo, ficou 5 a 5. O então presidente não quis desempatar, era obrigação. Quando ia se aposentar, recebeu a cúpula do PMDB, (com Renan á frente), deu ganho de causa a ele, por 6 a 5, assumiu.

PS4- Agora completou 70 anos, todos os processos contra ele foram arquivados. Arrogante e impune fez discurso violento, atacando os "que o prejudicaram".

PS5- Romário trabalhou intensamente para criar a CPI do futebol. Conseguiu logo mais de 30 assinaturas, o necessário. Foi chamado por Eduardo Cunha: "É melhor fazermos a CPI mista, é mais importante". Queria incluir a "bancada da bola". Romário recusou.

PS6- Agora a CPI do Senado foi instalada. Romário tinha todo o direito de ser o relator. Cunha e Renan se juntaram, vetaram seu nome, é apenas presidente. Afirmação de Renan: "O PMDB é majoritário, indica relator". Designou Romero Jucá, que também responde na Lava-jato. E tem um passado acima de qualquer dúvida.
..............................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Jornalista,

Jorge Viriato,

Gostaria que falasse numa oportunidade sobre os emergentes que agora estão brigando com a crise que assola a nação. Essa classe de brasileiros vai aguentar o impacto? Você acha que eles já se tocaram?
Abraços
...
Jornalista Helio Fernandes.
Em pleno desemprego, vem os integrantes do judiciário, se prevalecendo da estabilidade, que eu considero um erro danoso para o país, e pedem um aumento de 58%. O senhor concorda que isso é ofensivo e ultrajante?

Marina Felipa Gonçalves – Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário