Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 29 de julho de 2015


O MENSALÃO ABRIU CAMINHO PARA DESTRUIÇÃO DA REPÚBLICA. NO TEMPO E NA RESPONSABILIZAÇÃO. DOS CULPADOS, TODOS. AGORA MENSALÃO.

HELIO FERNANDES
29.07.15

Já analisei ontem a defesa da Odebrecht (empresa) e de Marcelo, (proprietário) representados por seus advogados. Estes têm todo o direito (transformado em dever ou obrigação) de utilizar todos os meios que consideram mais adequados e convenientes para favorecer seus clientes.

Mas advogados não podem acreditar que obterão sucesso utilizando o ódio e a vingança como armas de defesa. Principalmente num processo em que atuam a favor de empresário praticamente indefensável. Não só como pessoa mas também sendo empresário que é, poderoso, arrogante, prepotente, que jamais acreditou que poderia ser sequer investigado quanto mais preso, e para piorar, coletivamente.

Alem do mais “se defenderam de um adversário errado”. O juiz Sergio Moro só fez uma intervenção no c=processo, mandando prender Marcelo Odebrecht. Agora só falará novamente, quando receber as razões do Ministério Público, Nessa instancia Federal a última decisão é dele, naturalmente cabendo os recursos constitucionais.

A defesa não percebeu (vá lá o louvor, “não quis perceber”) que tinha que se fixar no Ministério Público, que fez todo o trabalho que vai encarcerar seu cliente por muitos e muitos anos.

(Apaniguados de Odebrecht e de sua empresa, espalham por todos os lados, ângulos e veículos: “Crime de corrupção PE punido com dois a quatro anos de prisão e ainda assim em regime aberto”. Só faltaram impingir á opinião pública, que poderiam prestar “serviços á comunidade”, para “ressarcimento” dos crimes).

Isso foi antes do mensalão. Pelo tempo, levou quase 10 anos. E as sentenças, que começaram em oito ou nove anos e chegaram a 15 ou 20, terminando em 30 o máximo permitido.

Esquecendo o relatório do Ministério Público, na última sexta-feira, (e que continua), os advogados não contestaram nada do que foi arrolado e revelado para a opinião pública. O silêncio da defesa PERTUBADOR (Moro).

As anotações de Marcelo Odebrecht, no celular e no computador, arrasadoras. Mas entre todas, esta inacreditável: “Vi uma notícia da Alemanha, o presidente da Siemens, envolvida pelo governo alemão, pagou MULTA BILIONÁRIA, para se livrar da acusação. Poderia começar a pensar nessa saída”.

Isso antes de ser investigado e preso. Quem destruiria uma CONFISSÂO voluntária e antecipada como essa?

Petrobras.

A Lava jato é o maior escândalo de todos os tempos. Tem sido examinado nos mais diversos lugares, aqui quase todos os dias. Agora só o prejuízo de milhões de acionistas no Brasil.

Cada ação chegou a valer 53 reais, e a expectativa era positiva. Com a revelação da roubalheira, as ações foram caindo, em fevereiro chegaram ao preço menor no mercado: 8,22. Isso em fevereiro de 2015.

Em abril com o famoso balanço, começaram a subir, em maio estavam na “casa” dos 14 reais. Parecia recuperação. Ontem, apensar de subirem 5 por cento cada, fecharam assim. Ordinárias, 10,47. Preferenciais, 9.98.

“Não deixarei a presidência da Câmara”

Só um personagem pode fazer essa afirmação. Fez várias vezes no Rio e anteontem repetiu em São Paulo, com um acréscimo: “Não renuncio nem me licencio, mesmo que seja denunciado perante o Supremo”.

Incrível que um caso como esse seja decidido pelo próprio acusado, Eduardo Cunha. Falou para 500 empresários, não tinham mais o que? Como lobista profissional, Cunha estava deslumbrado com aquele auditório.

Atacou duramente o governo, usou seu tema predileto, o impeachment, disse tranquilamente: “Quem devia renunciar para não ser retirada, a presidente Dilma e alguns dos seus Ministros”. E riu, satisfeito.

O governador Alckmin, presente, abraçando e confraternizando com um corrupto de 15 bilhões. Um amigo de Alckmin disse: “o Alckmin não podia ignorara o presidente da Câmara, não como governador e sim como presidenciável para 2018”.

O vice Michel Temer chegou dos EUA, falou: “A posição do PMDB, é inteiramente diferente”. E mais baixo, quase sussurrando: “Eduardo Cunha sabe disso”.

Taxa Selic.

Hoje, quarta-feira o BC anuncia, a decisão sobre os juros. Subirão. A dúvida: 0,25 ou 0,50? Já estão elevadíssimos, é um crime de qualquer ponto de vista. Mas o efeito sobre a Dívida federal atordoante.

O total está em 2 TRILHÕES, 580 BILHÕES. Se subir 0,50, mais 12 BI e 500 milhões. Dizem que não é toda dívida remunerada pela Selic. “Chute”. Mistificação. É tudo igual, como estabelecer diferença? O tempo para vencimento dos títulos, esse sim, é diferente.

PS- É evidente que não pretendo diminuir ou depreciar o mérito dos atletas que ganharam medalhas, (ouro, prata e bronze) em Toronto. Toda satisfação e alegria.

PS2- Mas estou constatando exagero e exaltação que na certa cevarão á decepção em 2016. Panamericano e Olimpíada, nada ver, nenhuma comparação.

PS3- O terceiro lugar no Panamericano, que representa o primeiro sem a América do Norte (EUA e Canadá) obrigação que foi cumprida de forma elogiosa.

PS4- Mas nas Olimpíadas, mesmo em casa, uma colocação entre oitavo e o décimo lugar, não seria brilhante ou decepcionante. Apenas o esperado para um país que não plantou nada no esporte.
...............................................................................................................................

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário