Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 16 de julho de 2015


O "VOLTA LULA", PODERIA TER EVITADO O PRESENTE. O MINISTRO DA JUSTIÇA NA CPI: "ENTRE OS DEFEITOS, A PRESIDENTE, NÃO TEM A DESONESTIDADE".

HELIO FERNANDES
16.07.15

Impossível fugir da Lava-jato. É assunto diário e permanente, movimentando os personagens mais poderosos do país. A crise da economia, os desgastes tenebrosos do primeiro mandato, a incompetência se prolongando no segundo, atingindo a todos.

E com isso trazendo para primeiro plano ou enriquecimento os bastidores, com fatos e versões, todos verdadeiros. (Minha primeira coluna política, em 1956, no Diário de Noticias, tinha como titulo: "fatos e versões, em primeira mão").

Citado como tendo aconselhado Lula a conversar com Lewandowski, presidente do Supremo, Sarney desmentiu até irritado, Lula não foi, mas Dilma soube não se sabe como, na viagem á Rússia fez um desvio enorme em Portugal, "sumiu" para conversar com o mesmo Lewandoski.

Revelei aqui o encontro para “pedir ao Ministro que controlasse o juiz Moro”, Dona Dilma teve que vir a público com uma de suas estranhas e esdrúxulas fantasias. Disse que conversou sobre o aumento dos funcionários do judiciário. Antes revelara abertamente, que vetaria o aumento, só deixaria em 21,2.

A preocupação geral, sem nenhuma duvida, é com o juiz Sergio Moro. Todos querem silencia-lo, responsabiliza-lo, intimida-lo para que transforme a Lava-jato em La-mensalão, pelo menos na comparação com o tempo.

O mensalão foi de 2005 a 2013, o Lava-jato já entrou na fase da decisão ou sentença. O próprio Moro anunciou oficialmente: “Agora foi a última operação de busca, prisão e apreensão, passaremos ao julgamento e sentenças”.

A rumorosa diligencia de ante ontem, apavorou e movimentou muita gente. Até Lula telefonou preocupado para Renan, “esqueceu” que quando era deputado, retumbou: “O Congresso tem 300 picaretas”.

Tentaram colocando a rumorosa diligencia de ontem ontem, como de responsabilidade do Juiz Moro. Até Renan Calheiros, impávido constitucionalista que foi até Ministro da Justiça do governo do PSDB, não se envergonhou: “Essa operação deveria ter sido comandada pela Policia Legislativa e não pela Polícia Federal”.

Jogaram toda a responsabilidade na ação do juiz Moro, mesmo sabendo que a autorização estava assinada por três Ministros. Lewandowski, presidente, Celso de Mello, decano, Teori Zavaskci, relator dos processos do Paraná.




O que Lula pode pretender de um relacionamento mais amplo com o presidente do senado? Renan já enfrentou situações mais bem graves do ponto de vista ético, moral e político, e aparentemente sobreviveu. Mas nada que se parecesse com o que ocorre hoje.

Lula também se encontra diante do mais indecifrável e inquestionável confronto. Com ele mesmo, com a sucessora que escolheu voluntariamente e chegou a tentar não reelegê-la em 2014. Desde 2011 e 2012, foi o primeiro a perceber que errara totalmente, Dona Dilma era fracasso irrecuperável.

O “volta, Lula” foi pessimamente interpretado na época. Acreditavam que era pura ambição do ex-presidente que pretendia novamente o poder total, mas não queria esperara quatro anos, até 2018. Pode até haver uma dose de ambição, mas o “volta, Lula”, foi um instante de clarividência política.

Poderão ou serão mesmo julgados pelo Supremo, como desafiar três dos Ministros? A novela ou documentário, continua, mas para muitos que se julgavam “intocáveis”, não terá final feliz.

Até personagens do segundo time, como o senador Ronaldo Caiado, tentam aparecer de qualquer maneira. O representante de Goiás fez duas afirmações hilariantes. 1 – “Sou candidato a Presidente da República em 2018”. 2 – “Vou correr o país inteiro ensinado ao povo o que é impeachment”.

Estava tudo preparado, o PT "exigia" o fim do desgoverno Dilma, o "Volta, Lula" unanimidade dentro do partido, e numa rara oportunidade, união de todos os que tinham liderança de verdade. Mas aí, o próprio Lula aceitou a reviravolta, não resistiu ás lágrimas copiosas da presidente.

Chorou mesmo, se ajoelhou, implorou ao homem que a "inventara", que não destruísse toda a sua vida. Confessou: "Devo tudo a você, e a partir de agora mais do que nunca".

Lula se deixou sensibilizar, recuou, abandonou o "Volta, Lula". Surpreendendo a todos que gozavam da sua intimidade, principalmente os do Instituto.

O desastre anunciado aprofundou o fosso entre ela e todo o partido, e principalmente arruinou o relacionamento com Lula. Este, agora se arrepende amargamente,e sabe de consciência própria: jogou o pais numa encruzilhada de desespero.

E tem certeza: não recupera o futuro de maneira alguma.

PS- O ministro da Justiça, na CPI da Petrobras: "Entre os defeitos da presidentA, não está a desonestidade". Ele se referia á desonestidade de "dinheiro". É até possível e provável, mas na verdade ninguém acusou-a de roubar para aumentar patrimônio ou conta bancária.

PS2- Mas no resto é desonestissima. Pratica o habito de desfigurar os fatos, contar deformadamente o que aconteceu. Logo depois de assumir o segundo mandato, o cidadão da rua revoltado, depreciou e desprezou o comportamento dela, 77% explodiu: "Dilma mentiu inteiramente na campanha presidencial".

PS3- José Eduardo Cardoso falou horas tentando defender a Policia Federal, que não precisa de defesa, cumpria integralmente seu dever e obrigação. Mas garantiu o que o país inteiro já sabe: "A movimentação de anteontem, não foi idealizada pela PF, apenas executada por ela".

PS4- Perderam um tempo enorme para nada. Como o Ministro só tinha que responder a "quinquilharias", saiu ileso. E a oposição não soube explorar quando ele disse: "No encontro de Portugal com o Ministro Lewandoski, não se tratou do aumento de salários".

PS5- Não precisava "revelar" o que havia sido contado por este repórter, 24 horas depois do "sumiço" da presidente. Os jornais impressos e as televisões só "acharam" Dona Dilma, 48 horas depois.

PS6- Finalmente o Ministro contribuiu com uma confissão desconhecida de todos: "O Ministro Zavascki não esteve no encontro de Portugal" Ninguém sabia disso, muito menos eu.

PS7- Em suma, não há suma. Todos sabiam que a CPI faria um péssimo negócio, "desconvocando" os Ministros Edinho e Mercadante, que tinham muito a contar.
........................................................................................................... ..........................

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário