Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

HELIO FERNANDES 
publicada em 21.04.14

PARTE - II

Isso se repetiu indefinidamente

Tomavam um estado, não precisava ser o seu. O Tenente Juracy Magalhães nasceu no Ceará mas achava a Bahia mais favorável, mudou-se . Fez carreira impressionante, foi governador, senador, embaixador. E longevo como alguns outros, foi servo, submisso e subserviente ao golpe de 64, no qual mandou de verdade. 

Juracy “reserva” de Costa e Silva

Castelo, Golbery, os dois Geisel, mais alguns outros, tinham pânico do primeiro golpista vir a ocupar a “presidência”, como aconteceu. Castelo foi Marechal, Ernesto Geisel para o STM. Quando Costa e Silva ficou “incapacitado”, voltou imediatamente para a ativa. (Foi o primeiro caso como esse na História do Brasil. E acabou “presidente”).

Como todos tinham medo de Costa e Silva, Castelo “preparou” dois possíveis ou supostos concorrentes a ele. Mandou Juracy como embaixador nos EUA, (a matriz do golpe) e Bilac Pinto embaixador na França. Não deram nem para a saída. Costa e Silva resolveu viajar à Europa. Disseram: “Se viajar será demitido”. No aeroporto decidiu fazer graça e tripudiar: “Embarco Ministro e volto Ministro”. Foi o que aconteceu. 

Golbery acumulava, presidindo a Dow Chemical

Tenente Coronel, tinha um cargo de alto salário e fartas mordomias, a empresa maior assassina do mundo. Poderosa fabricante de napalm, é responsável pelo assassinato de milhões de pessoas, principalmente no Vietnã e na Coréia.

Em determinado momento, a Dow Chemical resolveu que para seus interesses era melhor Golbery ficar perto de Brasília mas não na capital. Compraram fazenda maravilhosa em Goiás, Golbery passou para a reserva.

Aí se beneficiou de outra IMORALIDADE VERGONHOSA, que favoreceu a TODOS, MAS TODOS MESMO, oficiais do Exército, Marinha e Aeronáutica. Saindo da ativa, tinham direito (?) a duas promoções. Tenente-Coronel, Golbery foi promovido a coronel e a general, sem jamais ter conhecido um quartel. Servia sempre em gabinetes, na verdade foi golpista a vida toda, bem mais inteligente do que todos. 

Isso vinha de longe, bem antes do golpe

Muito tempo atrás, nem se pensava em 1964, o governo fez intervenção, (merecidíssima) na Light. Mas por que o general Orlando Geisel teria que ser o interventor? Salário altíssimo e até inacreditável. Acumulando com o cargo e os proventos militares. 

Isso só foi “descoberto” pela constituinte de 1945

A melhor constituinte da nossa História, que discutiu, aprovou e promulgou a Constituição de 1946, estarrecida, tomou conhecimento dessa espantosa duplicidade de cargos e de salários. Decidiu que tinha que acabar com a imoralidade. Se não fizessem nada seriam cúmplices. 

A pressão das forças armadas sobre a Constituição

Foi uma avalanche em cima da Constituinte. Já com maioria absoluta para aprovar o fim dessas mordomias antiéticas e privilégios, tiveram que enfrentar a resistência fardada.

A única solução: fizeram um acordo, o fim dessas imoralidades foi aprovado, com uma ressalva: SÓ ENTRARIAM EM VIGOR DENTRO DE 8 ANOS.

Portanto só a partir de 1954 vigoraria o correto: o militar só poderia exercer um cargo e receber unicamente um salário. Mas todos já estavam no fim da carreira, generais, almirantes e brigadeiros. Os que viessem depois, que se “virassem”. 

PRÓXIMA A PARTE III
......................................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, 


através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário