Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

JÂNIO NÃO FOI CONVIDADO NEM VETADO PARA A FRENTE AMPLA, APENAS IGNORADO. FHC O INVENTOR DO RETROCESSO E DA REELEIÇÃO, CRITICA DILMA.

19.10.15
HELIO FERNANDES
Reprise

PARTE – I
As manifestações de 15 de março, e 12 de abril, anteontem, tiveram fundamentalmente as  mesmas motivações: corrupção, desemprego, inflação, alta do custo de vida. Esses alimentaram os protestos, foram o ponto de apoio. Outros, ocasionais: impeachment, falta de transporte, o PT e o governo.
Inteiramente diferentes. 1 - A reação do governo e da própria Dilma. No dia 15, no final do mesmo domingo, o Planalto, com muitos ministros e Dona Dilma em pessoa, se jogaram freneticamente contra os protesto, na tentativa de desmoraliza-los, deprecia-los, despreza-los.
Vieram até com a burrice de que "os 2 milhões que estavam as ruas, não votaram em Dilma". Ora, como 44 milhões votaram na reeleição e 40 milhões não, as ruas deveriam ter ficado mais engarrafas, como ficam normalmente pela falta de transporte coletivo.
No final do dia 15, a presidente deu insuportável entrevista coletiva, que provocou um panelaço, á distancia com protestos em cadeia nacional, por casa da repercussão de televisão. Ontem, o silencio natural, Dona Dilma e os Ministros nem foram ao Planalto, cultivaram esse silencio á distancia.
2 - Comentaristas de televisão e até de jornais, (geralmente mais sombrios e diretos) insistiram em ressaltar o fato de que agora "as ruas estavam mais vazias". A PM até tentou "colaborar", garantindo que em São Paulo os manifestantes foram 275 mil. Exagero, compartilhado por quase todas as televisões.
Só este repórter e o Datafolha, escrevendo no domingo, de lugares diferentes e sem a menor ligação, falaram em "100 mil participantes". Fomos os únicos que vimos a passeata, mas não passeamos com os mesmos festejos.
Finalmente, um fato que merece destaque. As cartas dos jornais, (Globo, Folha, Estadão, Jornal de Brasil) todas com as mesmas intervenções tolas e sem nenhuma base na realidade: "As passeatas foram dominadas pelas elites".
Desde quando as elites se interessam ou são atingidas pelo desemprego, inflação, alta do custo de vida? Protestar contra punições aos corruptos e corruptores, bem que poderia entrar no planejamento deles. E desde quando a elite vai pra rua?
....................................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário