Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

REFORMINHA DE DILMA, LULA´LA, PT E ALIADOS, RETRATO MELANCÓLICO DE UMA DESASTRADA ADMINISTRAÇÃO. PLANO DE PODER, DESABOU.

ROBERTO MONTEIRO PINHO
07.10.15

O ‘espanador’ da presidente Dilma Rousseff não fez a faxina anunciada na promessa feita em agosto de cortar de 39 para 29 os ministérios e secretarias com status de ministérios. A presidente anunciou que cortou 10 pastas. Ocorre que teve de criar outras 2. Na soma geral, a redução foi de 8. Ou seja, o Brasil passará agora a ter 31 ministérios.

A Itália 17, os EUA 15, a Alemanha 14, e o México (dono da sua economia da América Latina) possui 19 ministérios. A vizinha Argentina, apenas 10. E como cortar, por exemplo: Banco Central, Advocacia Geral da União e Controladoria Geral da União, órgãos com cara de ministério, pompa de ministério e força de ministério.  E a multidão mandou seu recado “vocês não nos representam”.

Na semana entrante, Dilma promoverá a segunda parte da faxina dos 23.000 cargos comissionados, 2.500 serão extintos. E ainda discute com cardeais do PT e do PMDB a fusão de 3 secretarias com status de ministério até o momento: Direitos Humanos, Mulheres e Igualdade Racial. 

Quando anunciou a nomeação para Cidadania a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), alguém lembrou que a deputada decana do PT, tem uma pendência judicial: já foi condenada em 2ª instância.

A presidente então não quis colocar uma ficha suja no ministério – divulgou uma bloguista afeta aos petistas. Na recomposição até agora o PT perdeu 5 ministérios, agora amarga 3 posições a menos na Esplanada dos Ministérios.

O PT no governo ganhou uma feição mais “lulista'', pois os 3 ministros mais fortes do Palácio do Planalto são próximos politicamente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Jaques Wagner (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social) são interlocutores frequentes do antecessor de Dilma. 

Miguel Rossetto (que estava ficando desempregado por ter sido retirado da Secretaria Geral da Presidência da República) foi o escolhido. Ele virou ministro do Trabalho e da Previdência Social.

Agora vamos ao mais importante, vai resolver? Evidente que não, a opinião pública sabe exatamente onde está o problema. O povo vai ao supermercado, a farmácia e anda no caótico trânsito das grandes cidades, e o preço da passagem, é o seu termômetro. 

Em junho de 2013, milhões foram às ruas, por causa de um aumento de 0,20 centavos na passagem de ônibus. Agora com um aumento de 1 real, o que fará a comunidade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário