Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 18 de novembro de 2015


Não podemos esquecer de Mariana

18.11.15
HELIO FERNANDES

O terrorismo dos terroristas tirou da preocupaçao geral, incluindo a midia, o terrorismo que aconteceu em inumeras cidades de Minas. Calamidade, catastrofe, desastre ambiental, que atingiu centenas de milhares de pessoas. Foram poucos os mortos, talvez por isso a preocupaçao nao tenha atingido o auge da comoçao. A propria Presidente Dilma levou 6 dias para sobrevoar de helicopetero os locais de dezenas e dezenas de quilometros, cobertos de lama. 

Nao teve nem tempo para descer e conversar com os moradores, saber de suas necessidades. Considerou que passar por cima sem se contaminar no lamaçal, já era o suficiente, ficou na imaginação da presidente.

Comoçao como aconteceu em Paris, custou a atingir a proporçao gigantesca, assustadora e irreversível que tem hoje.

No principio era tal o desinteresse e a desatençao com o que acontecia, que a propria Dilma levou 6 dias para se dignar tomar conhecimento do assunto e ir pessoalmente visitar as cidades atingidas. Ficou assombrada quando lhe falaram que 3 milhoes de pessoas haviam sido atingidas, as populaçoes de varias cidades estavam vivendo em pleno lamaçal, nao tendo nem agua para o minimo de existencia. 

A presidente foi de helicopetero, sobrevoou algumas cidades, nao teve paciencia nem capacidade para compreender que no auge da impopularidade, devia descer, parar, conversar com as pessoas, sentir de perto o sofrimento, ficar pelo menos um dia convivendo com a dor, o abandono. Sem saber o que iria acontecer, ninguém tomava providencias.

Dona Dilma foi logo para o Espirito Santo, o terrorismo ambiental se encaminhava para esse estado, mas a lama ainda nao atravessara a fronteira. Podia descer do seu confortavel meio de transporte, ficar alguns minutos, considerava que tinha mais o que fazer. E foi embora para a sua amada Brasília.

Agora os dados tenebrosos, agravados pelas "providencias" do Planalto e dela mesma, como sempre equivocados e agindo aos trancos e barrancos, marca registrada no primeiro mandato e que se agrava ainda mais no segundo.

No Planalto, enquanto se preparava para viajar até a Turquia e encontrar os lideres do Brics (que ela mentindo mais uma vez fingia que era do G20, que se realizava no mesmo local) chamou um auxiliar, "mandou que multasse a Samarco em 250 milhoes de reais". Mas fez questao de garantir: " Essa multa tem que ser do governo federal". Quando a noticia chegou a Minas, revolta geral, o dinheiro teria que pertencer ás cidades para a recuperação do desastre.

Enquanto isso, de forma consciente e competente, o Ministerio Publico de Minas (esse Ministerio estadual e federal é a nova força moral que surge no Brasil) imediatamente se reuniu com diretores da Samarco e fecharam um acordo INICIAL de l bilhao de reais para recuperaçao territorial e humana. 

Identifiquei esse acordo de 1 bilhao que já está funcionando, como INICIAL, pois a propria mineradora já reconhece: isso é o minimo para começar o trabalho e o pagamento das indenizaçoes. Viram logo que o Rio Doce só voltaria ao que era a vida inteira, no mínimo em l0 anos.

Um outro grupo que "pensa como a cabeça de Dona Dilma", queria proibir a mineraçao, burrice total e indefensavel. Logo se constatou: 80 por cento de toda a vida e sobrevivência da região, depende da mineradora. Imediatamente trocaram a proibição pela fiscalização.

Esse terrorismo de Mariana, embora em circunstancias diferentes, merece a mesma repulsa, combate e atençao que o terrorismo de Paris, que se propagou pelo mundo. Uma só ideia do tamanho do crime de Minas: especialistas da Universidade Federal do estado concluiram que a lama que escorre nas cidades atingidas, daria para encher 25 mil piscinas olímpicas.

Dona Dilma deveria ter criado uma "força tarefa" para tratar exclusivamente do assunto. Nao fez, viajou, nao perguntou mais nada. 

Continuarei combatendo as duas formas de terrorismo, o de Minas e o de Paris, os dois atingindo a humanidade. Com o desprezo habitual pela Presidente.
..............................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, 

através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário