Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 26 de abril de 2016

E s p e c i a l:

IMPEACHMENT NO SENADO – I

Finalmente, Anastasia é o relator do impeachment

HELIO FERNANDES

A sessão começou atrasada, os suplentes chegaram antes dos efetivos. O senador Raimundo Lira perdeu muito tempo dando a volta nas bancadas, apertando a mão de 50 conselheiros. Abriu exceção para três mulheres conselheiras: Vanessa e Tebet, que beijou, e Suplicy, que abraçou. Como presidente ainda não eleito, abriu a sessão ás 10,34, algazarra imediata, completa e insuportável.

Como estava decidido por todos, Raimundo Lira foi eleito por aclamação.Parece isento e sem comprometimento. Mas não tem energia e liderança, para comandar uma Comissão dessa importância.Também revelou falta de memória,esqueceu o nome do senador Cássio Cunha Lima,"timerista" e de Lindberg Farias, anti "timerista". 

Mal foi eleito, começou a votação para escolha do relator. Candidato único, o senador Anastasia, bombardeadissimo, todos ressaltando, registrando, ressalvando: "Não tenho nada contra ele". Mas vetavam.

Hoje, terça, repetiam as mesmas balelas e idiosincrasias, levantavam as mesmas questões de  ontem, segunda.Os autores e atores, repetitivos. Graziotin, Ronaldo Caiado, Gleise Hoffman. Que ausência de criatividade e imaginação. Na Câmara não houve eleição. Única modificação: lá os dois foram indicados autoritariamente pelo impávido Eduardo Cunha, sem protesto e objeção  de ninguém, deputado ou partido.

No momento,meio dia em ponto, continuam gritando uns com os outros. Envio
esta matéria, para que fiquem  bem informados. Volto dentro em pouco. Mas
acrescento, imperdível: ás 8,20 desta terça, Temer recebia no Jaburu, o impoluto Eduardo Cunha, com quem conversou por quase 2 horas.No meio da conversa, chegou outro inominado, praticamente indicado: Elizeu Padilha. Será Chefe da Casa Civil. O destino do ainda Presidente da Câmara, incerto e não sabido, mas sob a proteção do quase futuro presidente "interino".


IMPEACHMENT NO SENADO - II

Levaram quase 3 horas para uma escolha que deveria ter utilizado apenas 5 minutos. O que aconteceu, depois de 2 horas e 50 minutos de exibicionismo e primarismo. Dos dois lados. Quando o presidente falou para o plenário, "os que votam no senador Anastasia, se mantenham como se encontram". O resultado encontrado foi então de 16 a 5, exatamente a posição entre situação e oposição na Comissão. 

E será assim nas duas votações que se seguirão, com a necessidade de maioria simples. A ultima, do julgamento, exigirá 54 votos para que a presidente seja definitivamente destituída. Mas isso não é para agora, pode ser em "até 180 dias”, como está na Constituição.

Enquanto a Comissão perdia tempo, o vice considerava que podia recupera-lo, conversando com deputados do PTB, PR, PSD, todos e alguns outros, que "apoiavam" o governo Dilma. Temer e seus acólitos, tentam imitar Chico Buarque com o seu "Ministério que vai dar merda". Com uma diferença: o famoso compositor, alertava sobre apenas UM ministério.Temer tenta forma o GOVERNO que vai dar merda. Chico Buarque foi mais racional.


O senador Anastasia assumiu como relator, citando uma frase magistral: "Deus poupou-me o sentimento do medo". Lida pelo candidato Juscelino Kubitschek na campanha. Escrita pelo grande poeta Augusto Frederico Schmidt. Entregue a JK por este repórter, num comício em Jacarepaguá. Eu dirigia a parte  de comunicação da campanha, sem dinheiro algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário