Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Editoria: Helio Fernandes. Subeditoria: Roberto Monteiro Pinho
______________________________

Faltam 3 dias para a continuação da incompetente Dilma, ou ascensão do conspirador, também incompetente Temer

HELIO FERNANDES

Num processo de impeachment, cheio de ilegalidade e irregularidade, Dilma se refugiou no "é golpe,", "é golpe", abdicou dos recursos a que tinha direito. E mais grave pela omissão: devia ter arguido no Supremo, a I L E G I T I M I D A D E da presença de Eduardo Cunha como coordenador e comandante de tudo. Respondendo a uma ação de cassação, a argumentação: o presidente da Câmara é réu no próprio Supremo e por unanimidade, acusado de crimes infamantes. Teria ganho facilmente, o impeachment passaria  a outro coordenador. Ficou em silencio, deixou crescer a parceria Cunha-Temer, troca de favores entre um corrupto-corruptor, e um vice cheio de ambições e nenhuma credibilidade.

Agora não adianta, tem que se curvar e aceitar o resultado de domingo.  Não cabe recurso para a coisa julgada, mesmo que imprópria e levianamente conduzida. Cunha não esquece de nenhum detalhe. Marcou a votação para domingo, alegou para os íntimos como Temer, Jucá, e ás vezes o "jovem presidenciável” do PSDB, e os saltitantes e inoperantes membros do DEM: "Se a votação for num dia da semana, não haverá manifestante a favor do impeachment”. Essa decisão autoritária, permitiu a construção do muro da vergonha.Que teria levado Niemeyer e Lucio Costa ao desespero.

Agora, isolada politicamente, a presidente assiste ao abandono total, sua votação é cada vez mais periclitante. Saiu da Comissão com uma vantagem de 36 votos, reconhecida pelos próprios adversários. Mas á medida que o tempo vai passando, esses 36 votos desaparecem. E não por simples gravitação, mas basicamente pelas articulações do vice, abandonou o tom conciliador, imitou o coronel Passarinho, que em 1968, na reunião para aprovar o AI-5 (o mais nefando e tenebroso instrumento de repressão da nossa Historia) votou a favor, exclamando: "Às favas com a consciência e a dignidade”. Temer, pela ambição e irresponsabilidade, retrocedeu 48 anos.

Nada mais simples para exibir o momento do vice: sua ida á casa do inolvidável Waldemar Costa Netto. Dono e senhor dos votos do PP. Este, o partido mais atingido pela Lava-Jato, pelo menos com metade dos representantes apavorados quando se fala em Curitiba ou Sergio Moro. Temer foi direto: "Acabarei ou reduzirei ao máximo, a independência dessa investigação". Agradavelmente surpreendido, Waldemar Costa Netto fez um ar de duvida, a resposta: "Tenho apoios suficientes para isso". Não demorou 48 horas, o ínclito PP e seus "lideres", mudaram radicalmente de posição: se reuniram, votarão por unanimidade a favor do impeachment.

Ontem, conversei com deputados dos dois lados, como fiz antes da votação na Comissão. Três deputados da oposição. O primeiro: "Temos 400 votos". O segundo, 380, o último, 365. Com este um fato positivo: na véspera da Comissão, me falou que teriam 39 votos. Tiveram 38, positivo. Mesmo os Institutos de pesquisa, muito bem aparelhados, deixam margem, "para mais ou para menos". Quatro governistas, não quiseram falar os números a favor, disseram: "Eles não chegarão aos 342 votos". Amanhã, sexta feira, véspera da decisão, conversarei novamente. Cunha, por decisão sua e obedecendo ordens de Temer, cumpre o roteiro. A votação começa pelo Rio Grande Sul , onde existem mais votos a favor do impeachment, termina pelo Norte-Nordeste, onde o PT sempre teve mais votos. Só que o PT e Dilma, separados.

Gim Argello nunca se elegeu senador

Como suplente, assumiu 7 anos do mandato. O governador que foi eleito senador (Brasília) acusadíssimo de corrupção, renunciou antes de completar 1 ano do mandato. Argello assumiu.Todos conheciam seu passado, indicado para o cargo vitalício de Ministro do TCU, foi vetado. Continuou fazendo negócios, enriqueceu com varias empresas e propinas. Não se reelegeu, foi "apanhado". Todo o tempo que ficou em liberdade já é lucro.

Desinformação colossal sobre vices

Os cientistas políticos, Fabio Wanderley e Eurico Figueiredo, levaram "O Globo", ontem, a equívocos históricos. Disseram:" Os presidentes e  vices sempre se elegeram SEPARADOS. Depois do golpe de 1964, passaram a se eleger JUNTOS. Novidade da democracia". Inacreditável, pois aconteceu sempre da forma contraria. Em 1960, a primeira e única vez em que o cidadão votou duas vezes para presidente e vice. Janio e Milton Campos, Lott e Jango.Mas Janio mandou votar em Jango, a chapa traidora, Jan-Jan. Fracasso enorme nunca mais repetido. E foi a porta para a renúncia do trefego peralta que era Janio Quadros e que levou ao golpe de 1964.

De memória. De 1889 a 1930, não havia eleição, os presidentes e vices, escolhidos juntos. Era a Republica Velha, durou 41 anos. Presidentes paulistas e mineiros, vices, geralmente do Norte-Nordeste. Acabou tudo em 30 com o golpe que chamaram de revolução. Getulio ficou 15 anos direto, sem eleição e sem vice. Em 1945, a derrubada da ditadura. Em 1950 a volta de Vargas, agora com Café Filho de vice. Conspirou, mas quem levou Vargas ao desespero e ao suicídio, foi a violenta e competente  oposição da época.Liderada por Eduardo Gomes ,(duas vezes candidato a presidente da Republica) , Carlos Lacerda e o general Golbery. Amicíssimos, depois inimigos eternos.

Romero Jucá, líder de todos os governos

Ontem chamou a presidente Dilma de "desequilibrada". Liderou o governo FHC, e os do PT. Foi Ministro, cheio de irregularidades. Enquadrado na Lava-Jato se sente no apogeu, com a garantia de Temer "presidente", de que reduzirá o poder de Sergio Moro. E o compromisso: "Você será presidente do Senado".


Bolsa impeachment ou dólar impeachment

Como o mercado está apostando na queda da presidente, a Bovespa não negou fogo: alta de 2,5 por cento. A Morgan Stanley arriscou desabridamente: "Com a queda da presidente, o índice irá para 65 mil pontos". O dólar não subiu nem caiu, ficou em 3,48. O Banco Central não sabe qual o limite que interessa ao país, nem decepção nem euforia. Quando estava em 4,10, satisfeito por causa das exportações. Agora mais perto da ignorância, perdão, da incógnita.               
                
O deputado Rogerio Rosso, que presidiu a Comissão Especial e é do PSD, falou: "O partido deve fechar a questão a favor do impeachment. 1 hora depois o PSD se reuniu, decidiu: "cada um vota como quiser”. Tem 47 representantes,deve ficar meio a meio. O presidente do PSD, que é Ministro, não quer perder o cargo. Quando fundou o partido, afirmou publicamente:" O PSD não é de esquerda, de centro ou de direita.Portanto, ninguém pode critica-lo.

PS- Surpresa total no mundo esportivo. O Barcelona, o clube que é a maior atração do mundo, perdeu pela quarta vez seguida. Disputou 12 pontos, não ganhou nenhum. E o exaltado e polemizado trio, Messi-Suarez-Neymar não fez nenhum gol. Ontem perdeu para o Atlético de Madri. O ditador general Franco, torcia pelo clube da capital.Principalmente contra o Barcelona. Mas nunca foi ao país basco, que fazia oposição indomável á ditadura.

PS2- Outra surpresa, agora no tênis. Djokovic, o numero 1 do mundo, que não perdera nenhum jogo este ano, foi derrotado. Perdeu para um jogador da Republica Tcheca, sem nome e sem ranking. Antes das oitavas, bem distante das finais.
...............................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, 
através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com


ESTA MATÉRIA PODE SER REPUBLICADA DESDE QUE CITADO O NOME DO AUTOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário