Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 17 de junho de 2016

O "centrão” vibrou com a delação de Sergio Machado. Este pode ser o ultimo fim de semana de Eduardo Cunha em liberdade

HELIO FERNANDES

As interpretações podem ser as  mais variadas.Mas uma conclusão é unânime. Ninguém acreditava que a delação do ex-presidente da Transpetro tivesse tal poder de destruição. E o motivo, mais do que obvio e evidente.

Eram tantos personagens e de tantos partidos, a receberem, que parecia impossível uma denuncia tão coletiva. Alem do mais, confiavam no delator, por dois motivos que consideravam inabaláveis. A amizade entre ele e todos. E a invulnerabilidade pessoal que o próprio doador precisa preservar. 

Quando surgiram as gravações, Sergio Machado foi acusado apenas por deslealdade. Ir visita - los com um gravador no bolso,comentando e provocando comentários sobre temas perigosíssimos. Seria o máximo de traição para uma intimidade de tantos anos.

Era inacreditável, mas consideraram que não passava daí. Quando receberam a informação da delação, se preocuparam, mas esperaram. Ontem, já sem o sigilo e com as maiores revelações vindas a publico e transformadas em manchetes e em intermináveis programas de televisão, mergulharam no desespero. Coletivamente.

O desalento e o isolamento, total. Não podem telefonar, enviar mensagens, até conversar pessoalmente entre si, alguns são senadores, estão diariamente no mesmo cenário, mas vigiadissimos. Daí o fato de agirem ou reagirem, disparatadamente.
Não podem negar nada, todos são altamente vulneráveis. As acusações já foram feitas antes,a diferença,agora,é a ligação, nada surpreendente,entre o delator e os delatados.Sergio Machado foi senador atuante durante 8 anos, é preciso mais ?

Renan Calheiros, calmo e ponderado quando foi pedida sua prisão, agora reagiu alucinado. "És pó e ao pó retornarás". Envolvido contra e a favor do impeachment, decidiu usar a frase bíblica para combater o Procurador Geral. Anunciou que pedirá o impeachment de Janot. Maluquice completa, que provavelmente não concretizará.

O Supremo precisa do pedido ou do parecer do Procurador para votar. Mas pode ignorá-lo sem qualquer explicação. O fato de ter demorado a recusar a solicitação, deixa entrever que a questão foi estudada, e não monocraticamente.

Jucá não quis comentar. O que dizer, se era Ministro todo poderoso, perdeu o cargo precisamente por causa dessas gravações? Edson Lobão, Ministro e senador, acusado,citado,envolvido e não é de hoje, também optou pelo silencio. Deve ter ficado humilhado. Pediu 500 mil, Machado garante que SÒ recebeu 300 mil. Por mês, por mês,durante anos.

O jovem presidenciável Aécio Neves, diz que vai processar o ex-presidente da Transpetro. Mas Serra e Alckmin, cientes da nova situação, já disputam a indicação para 2018. Esse 2018 que não aparece  em nenhum calendário. Mas apesar disso, tem muitos nomes ditos "presidenciáveis", sempre os mesmos.

A credibilidade precária de Michel Temer, tão provisória quanto o seu mandato, ficou abalada. Consultou advogados que afirmaram mas não tranquilizaram: "Essas acusações são de 2012, não o atingem".Temer ficou irritado, eles não entenderam nada. Não está preocupado com o AGORA e sim com o DEPOIS. Dois pontos que desagradam o provisório.

O primeiro se relaciona com a Comissão do impeachment. Ficou satisfeito com a afirmação deste reprter, que tem 58 votos, podendo chegar a 60. Mas o envolvimento de Renan provoca incerteza. E pode alterar o clima e a votação final no Senado. Ressaltei: tem esses votos numa situação normal. Palavra que não se adapta ao Brasil.

O segundo ponto, leva Temer para o futuro. Acha que ganha no julgamento, é  transformado em efetivo. (Não digo definitivo, existe sempre a possibilidade do TSE, cumprir seu dever. Já perdeu mais de  6 meses, mas pode se reabilitar). O que era incógnita virou realidade amarga e insuperável para Temer: o "centrão". No julgamento de Dona Dilma não têm voto, mas podem influir ou influenciar senadores. A posição do "centrão", no momento, é não criar problemas, "todos queremos o poder"

Mas não escondem: "Depois da vitoria, somos a maioria absoluta, precisam compor conosco". E acrescentam: "Temos a liderança do governo,mas teremos também a presidência da Câmara. Já examinamos e discutimos a questão,selecionamos 3 nomes".

E para os que duvidam da força eleitoral deles, respondem: "Vocês esqueceram o que aconteceu com o projeto aprovado no Senado, sobre estatais e Fundos de pensões?". O lider do "centrão" faz uma pausa e dispara: "Eles queriam quarentena de 3 anos para políticos e ex-parlamentares. Derrubamos tranquilamente,impusemos quarentena zero

 A delação de Machado "contaminou" mais um Ministro do presidente irrisório. Desta vez um intimissimo e leal: Henrique Eduardo Alves. Quando a traição do impeachment saiu das catacumbas e surgiu no planalto com o rompimento e o "desembarque do PMDB", o Ministro do Turismo foi o único a pedir demissão. Empossado,Temer reconduziu o amigo para o mesmo cargo. Ontem, ás14,30,Temer chamou o Ministro. Disse a ele,que depois da delação de Sergio Machado,"era impossível mantê-lo".

O Ministro tentou negar ou argumentar, não houve jeito. Ao sair disse que mandaria carta "pedindo demissão". Chegou por volta de 16 horas. Temer em conferencia, só recebeu quase ás 17 horas. Assinou mais uma demissão "a pedido", seguindo a rotina do seu desgoverno. Agradeceu a Deus não ter sido uma segunda feira.

Ficou a duvida: Henrique Eduardo Alves desmentiu o delator. MasTemer,  também citado, não teve constrangimento ao assinar a demissão.Colocará como substituto alguém delatado, como aconteceu no Planejamento? Lá, exigência de Jucá, que tem voto no julgamento do impeachment.

A contradição da Comissão do impeachment

 Os governistas é que precisam acelerar os trabalhos, para chegarem logo ao julgamento final. Aos oposicionistas cabe a missão impossível de retardá-los. Mas ontem, a bancada oficial desperdiçou 2 horas e 15 minutos para vetar um perito apresentado pela oposição. Em 10 ou 15 minutos teriam liquidado o assunto, ganhariam 2 horas. Ninguém vai convencer ninguém, estão ali perseguindo um objetivo.

O senador Fernando Coelho, fala todo dia, se exibindo para o Planalto. Ia ser Ministro, foi impossível, é citado pela Lava-Jato.Mas conseguiu "fazer" Ministro, o filho de 32 anos. A doutora Janaina compareceu ontem, era dia da defesa. Espetacularmente de vermelho a cor do PT. Insucesso de critica e bilheteria, como das outras vezes .

Eduardo Cunha entre a prisão e a delação

Ha algum tempo, não muito, poderoso, intocável, seu destino era regido, dirigido e movido por ele mesmo. Presidente da Câmara, atingiu o auge na movimentação e votação do impeachment. Fez o que bem entendeu no encaminhamento. Naquele domingo tenebroso, vergonhoso, criminoso, foi o grande vencedor.

Eram necessários 342 votos, obtiveram 367 por causa da sua atuação e participação. Por intimidação ou qualquer outro motivo, acumulou exclusiva e pessoalmente, mais 40 ou 50 votos. A partir daí, nada mais deu certo para ele. Mas jamais aconteceu uma reviravolta tão rápida, trágica,dramática, catastrófica.

No momento, vive entre a sonata e o fim da liberdade. Cassado na Comissão que manobrou durante 8 ou 9 meses. Multado em mais de 1 milhão pelo Banco Central, por não ter declarado conta no exterior, que afirma não possuir. Todos os bens dele, da mulher, e outra em nome de uma empresa evangélica, foram bloqueados. Sua cassação na Comissão de Ética, deve ser votada no plenário.

Para continuar deputado, e quem sabe, como ele garante, "voltar á presidência", precisa ou precisava de 257 votos. Como o "centrão" tem 290 deputados, dizia com a costumeira arrogância: "Alguém duvida da minha absolvição?".

Agora, numa pesquisa não oficial, mas rigorosamente verdadeira, no maior bloco da Câmara, Cunha teve apenas 49 simpatizantes. E não termina aí. Ele está no Supremo, com pedido de prisão. Tem 5 dias para apresentar a defesa. Esses 5 dias terminam na segunda feira. A partir daí, tudo o que acontecer, é mais do que expectativa.

PS- Em dezembro de 2015, Tite era considerado um dos 2 maiores técnicos do Brasil.(O outro, Cuca)Em janeiro de 2016 ,ultrapassou o campo de jogo, foi glorificado muito justamente,assinou o Manifesto do Bom Senso Futebol Clube.

PS2-100 personalidades pediam a demissão de Del Nero da CBF. Não digo presidência, pois ninguém sabe quando ele está no cargo. O que se sabe, por CONFISSÂO do próprio Del Nero, é que ele é corrupto, não pode sair do Brasil.

 PS3- A partir de segunda feira,até hoje, Tite vem mantendo um dialogo clamoroso com esse Del Nero. Será o técnico da seleção para a Copa de 2018. Precisa ganhar essa Copa, para se salvar esportivamente.

PS4- Atendeu a todas as exigências de Del Nero, não fez nenhuma ao "presidente" da CBF. Moralmente não se salva nem com a vitoria na Rússia. No episodio, quem deu lição de coragem e grandeza, foi Roberto Andrade,presidente do Corinthians.

PS5- Quem vai expulsar Del Nero da CBF? Basta um projeto simples, com uma linha: "O presidente da CBF tem que estar presente em todos os jogos da seleção no exterior". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário