Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 24 de junho de 2016

O sujíssimo Eduardo Cunha, tenta influir na guerra suja da presidência da Câmara. Vaccari Netto, ex-tesoureiro do PT, sofre pressão da mulher, cansada da prisão.

HELIO FERNANDES

A eleição para a presidência da Câmara já deveria ter acontecido ha meses. Desde que Eduardo Cunha foi afastado do cargo e suspenso do mandato, a substituição deveria ter sido providenciada. Era obvio que ele não voltaria mais, não tinha nem condições de freqüentar a Câmara.

O Supremo determinou: se ele entrar no território da Câmara, não poderá nem chegar ao plenário ou ao seu gabinete, será preso. 15 dias depois num desafio bravateiro ao Supremo, anunciou: "Segunda feira voltarei á Câmara". Como bravata não se sustenta, no fim de semana, mudou de ideia, ficou na residência oficial, que ocupa por "generosidade" dos apanigua 

Nos últimos meses, numa união esdrúxula e extravagante, apaniguados e omissos assistiram, silenciosos, o inacreditável espetáculo negativo de uma Câmara sem presidente. "Assumiu" o vice, teleguiado pelo próprio Cunha. Seu partido, uma sigla de aluguel, deu a ordem para renunciar ou ser expulso. Cunha ordenou, "fica". Ficou e não foi expulso.

Mas também não assumiu. Toda vez que tentava abrir uma sessão, era vaiado, gritavam em conjunto, "fora", ele se retirava. Mais tarde, o segundo vice ou o secretario geral, abriam uma sessão que não valia nada.

A culpa era dos apaniguados de Cunha, mas a cumplicidade era e continua sendo dos partidos que se consideram importantes: PMDB, PT, PSDB, PSB e por aí vai. Meses e meses, assistindo as manobras espúrias de Cunha na Comissão de Ética e até mesmo no plenário. Com a omissão descarada e desavergonhada de todos os deputados.

Um só exemplo da depravação moral da Câmara. Anteontem á tarde, quarta feira, único dia de plenário lotado, o Procurador Chefe do Paraná, foi á Câmara defender o projeto contra a corrupção. Tem 2 milhões de assinaturas populares e 10 itens importantíssimos. Assim que o Procurador chegou, o plenário se esvaziou. Uma vergonha. Ficaram menos de 20 parlamentares. Não ouviram o libelo feito por ele, lição de civismo e dignidade.

Agora, chegando ao fundo do poço da falta de credibilidade, decidiram que a Câmara tem que ter um presidente, mesmo temporário. Com um Presidente da Republica provisório,um governador do Estado do Rio também provisório, tem que usar a vestimenta da moda.
Está dificílimo encontrar alguém que esteja distanciado do corrupto, duas vezes REU no Supremo, por lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção, conta no exterior não declarada. Os candidatos que fingem "não querer", são os que mais trabalham. Um foi relator da Comissão do impeachment, o outro presidente. Não foram eleitos e sim impostos por ele.

Num levantamento feito por este repórter, ha mais de 1 mês, encontrei 12 deputados (mais ou menos 3 por cento) que poderiam presidir a Câmara com dignidade, credibilidade, respeito popular. Entre esses, Jarbas Vasconcellos, Osmar Serraglio, Julio Bueno, que desde o inicio se colocou de forma intransigente contra Cunha Mas não serão aceitos.

Existe também a tremenda divisão no grupo que era chamado de baixo clero e agora tenta se firmar e se afirmar como "centrão". Já disseram ao presidente provisório: "Faremos o presidente da Câmara". Nada surpreendente, já "ganharam" o líder do governo, indicado por Eduardo Cunha e levado pessoalmente por ele ao presidente provisório.

Agora, nesse "centrão", dois problemas que não conseguem contornar ou resolver. 1-Consideram que Cunha acabou, está ultrapassado. A desunião, desavença, divergência dentro do "centrão" está irreversivelmente instalada. E ninguém deseja lembrar que teve alguma ligação com ele.

2-No próprio grupo, 4 ou 5 candidatos que colocam seus nomes, como "insubstituíveis e invencíveis". Balela, bazofia, bravata. De qualquer maneira o problema está colocado, falta espírito publica. Numa coisa o pessoal do "centrão" acertou de forma irreversível: Eduardo Cunha não existe mais. Chegaram a essa conclusão por falta de caráter e escrúpulos. Pelos mesmos motivos, Cunha não foi substituída até agora. Lamentável.

 A prisão de outro Ministro do PT

Paulo Bernardo foi ontem, o personagem que centralizou todas as atenções. Não pela relevância, mas a surpresa total. Ex-ministro de Lula e Dilma, sempre no Planejamento, que normalmente não seduz ninguém. Ainda mais nos governos de Lula e Dilma, que não planejam nada, agem e atuam por impulso. Apesar de tudo isso, a prisão teve repercussão, por circunstancias diversas. Inclusive na cúpula do PT, que considerava que não haveria mais prisão. E então volta a preocupação maior: a possível prisão de Lula.

O ex-ministro foi preso ás 7 da manhã em Brasília, na residência funcional dele e 
da mulher, senadora Gleise Hoffman. Na mesma hora, a policia fazia operação de busca e apreensão no apartamento onde moram, em Curitiba. Nos dois locais foram levados computadores e outros aparelhos eletrônicos. Da sede do PT, em SP, foram apreendidos 4 computadores com informações financeiras.

A cúpula do PT não tem mais nenhum momento de tranqüilidade. Agora, informação inesperada e preocupante, vinda da parte do João Vaccari Netto. Sua mulher, que o visita pelo menos duas vezes por semana, tem insistido com o marido: "Acaba com isso, conta o que você sabe, e vamos pra casa, viver o resto da vida". Disseram que no principio ele reagia, agora já está tendendo para o conformismo. Mandaram alguém conversar.com ela. Duas amigas. Voltaram preocupadíssimas. Informaram: "Ela está revoltadissima". (Esta nota, como muitas outras, é rigorosamente exclusiva).

Governador do Rio: a maldição da residência 

Começou com Sergio Cabral. Fez uma carreira política e financeira, fulminante. Senador e governador, revoltou o povo das ruas, que tomava conhecimento: ele ia de carro oficial do Leblon, onde morava, até á Lagoa. Aí pegava o helicóptero, tambem oficial, que o deixava no Guanabara, nas Laranjeiras. Passava os fins de semana em Paris, com empreiteiros fornecedores do seu governo.

As televisões mostraram fartas gravações sobre essas farras. O povo passou a montar guarda na porta do seu edifício. Aos 45 anos, já estava "queimadíssimo". Teve que deixar o cargo para o filho se eleger deputado. Tenta voltar á política, encontra vetos e dificuldade

Tentam repetir o protesto, na porta do edifício do governador interino, Francisco Dornelles. Injustiça completa. Com 25 anos, era Secretario Particular do Primeiro Ministro, Tancredo Neves, seu tio. Quando Tancredo pediu demissão, foi para a Universidade de Nancy, na França. Fez um curo de Economia. Voltou, foi Secretario Geral da Receita Federal. Continuou a carreira, foi 5 vezes deputado federal, 3 vezes Ministro, sendo um deles o da Fazenda.

Na véspera da tragédia com Tancredo, eu estava em Brasília para a sua posse. Fui então para o gabinete de Dornelles. Lá se discutia o absurdo: quem deveria tomar posse, o vice Sarney ou o presidente da Câmara Ulisses Guimarães. Eu estava farto de saber a resposta.

Mas o General Leônidas Pires Gonçalves, convidado por Tancredo para Ministro do Exercito, tirou do bolso uma Constituição, provou o obvio: o vice assume, no seu impedimento, o cargo vai para o presidente da Câmara. Quando estava com 72 anos, Dornelles me disse: "Está acabando meu ultimo mandato de deputado. Vou concorrer ao Senado. Se me eleger, acabo a carreira aos 80 anos". Foi eleito, mas convidado a vice por 4 candidatos ao governo, escolheu o Pezão. Este ultimo mandato, não tem nada a ver com ele. Em todos os cargos que ocupou, nenhuma duvida ou acusação.

O mundo inteiro voltado para a decisão do Reino Unido

Ontem eu dizia aqui, que torcia e acreditava, que os ingleses que votassem a favor da PERMANENCIA, seriam vitoriosos. Não apenas o prazer de ter acertado, mas por ter escolhido a melhor solução. Não só para o Reino Unido, mas também para os outros 27 membros da UE. (União Européia). È um sonho de 200 anos, concretizado ha 43. Que não pode ser interrompido inesperadamente.


Continuo achando que a PERMANENCIA será aprovada. Nenhuma informação, apenas fuso horário, jornalisticamente desfavorável. As urnas fecharam ás 22 horas de Londres. Se passarem a noite toda apurando, saberão o resultado pela manhã desta sexta feira.

Um comentário:

  1. Quanto ao Dornelles, é tão safado como qualquer político. Aos 80 anos velho e vil, deixou para os velhos aposentados do estado,o ônus da sacanagem política. Esse "senhor" vive muito bem obrigado, graças às mamatas que a vida pública oferece, se ainda não se aposentou, quando o fizer, será com uma polpuda aposentaria, com certeza. Além do que é covarde, pois relega ao desespero quem não tem poder de nada. É tão sujo como qualquer politiqueiro. Tenho 72 anos, trabalhei quase quarenta anos como professora da rede estadual,aposentei-me em 2014, antes de completar 70 anos. Com uma aposentadoria ridicula, agora vejo-me cheia de dívidas e sem ter a quem recorrer. E ainda tem quem defenda esse desgraçado.

    ResponderExcluir