Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Hoje, no Senado, o Brasil se transformará numa Grécia.

HELIO FERNANDES

Sem desmerecimento ou depreciação, jamais se imaginou isso. Através dos séculos, ninguém acreditava que a Grécia ficasse entre os países mais pobres e arruinados do mundo.Tudo por irrefletida e decepcionante sujeição e até total subserviência aos ricos e poderosos da Europa.

Lá, usando a força e o domínio da riqueza, impuseram o que foi chamado de "programa de austeridade". Que levou a Grécia e outros países, á miséria e falência irrecorrível e irrecuperável. E até mesmo, potencias como a Itália (a terceira economia da Europa) foram atingidas. E um Congresso desmoralizado, derrubou o Primeiro ministro Renzi, que pretendia reformas constitucionais.

O que desejava ele? Diminuir o domínio dos milionários, bilionários e até triliardarios, donos de tudo. Dos famosos 99 por cento das riquezas, que colocavam  a Itália  como poderosa,mas apenas simbolicamente. Pois o povo recebia e recebe salários miseráveis, levando a histórica Itália, da mesma histórica e imponente Grécia, á situação de fome e desespero. Sem meios de recorrer ou de modificar  a situação. Vem um novo Primeiro Ministro, nenhuma esperança.

(Acredito que muita gente pode estar e surpreendida, e comentando: "O Helio devia estar cuidando das delações da Odebrecht , que assombraram o país na sexta e sábado. Ou na votação da chamada "PEC dos gastos", desde o inicio, rotulada aqui, de "PEC do desgaste". Que como na Europa, se chama "PEC da Austeridade").

Compreendo e aceito, naturalmente, toda e qualquer consideração sobre possível prioridade de assuntos. Acontece que todos se interligam e se subordinam. E se relacionam, se completam e se acumpliciam, com a degradação, a desmoralização e a corrupção de um Poder importante que é o Legislativo. Rebaixado na Grécia, na Itália, no Brasil.

 E quem paga tudo é o povo, que não é atendido nem nas manifestações. Que representa o que o grande jornalista JE de Macedo Soares, intitulou, como "voz rouca das ruas". Cada vez mais retumbante e menos ouvidas. Mas que a partir da "delação" da Odebrecht e da votação de hoje no Senado, terão que provocar revolta e reviravolta.

CAMINHAMOS PARA A CATASTROFE,
OUVINDO A MARCHA FUNEBRE DA ODEBRECHT

O Senado implantará hoje, a paralisação do país, nos próximos 20  anos. Está no projeto da contenção de gastos. E insensatamente, por mais 20 anos, como consequencia da imprudência. Chamaram declaradamente de corte de gastos, por uma razão: ninguém é contra o CORTE de gastos, principalmente os inúteis. E e os que fortalecem a roubalheira das empreiteiras. 

Favorecem o enriquecimento ilícito, promovem a degradação do Congresso, precisamente deputados e senadores,que vão decidir paralisar o país. A Câmara já aprovou uma vez. O Senado, que já votou uma vez, votará a segunda. Têm tanta pressa, que se assustaram com a retirada do Senado e do plenário, que ele comanda com  reverencia á corrupção.

Só Renan seria capaz do malabarismo, necessário para votar, hoje, inapelavelmente, o projeto. Era indispensável haver "três dias úteis de interrupção", não teve duvidas. Realizou três sessões no mesmo dia. Ninguém protestou, todos concordaram passivamente. Como é que 3 senadores, Renan,Jucá e Eunicio, dominam um plenário de 81, fazem o que bem entendem ?

O progresso, o desenvolvimento, o crescimento, o fim da recessão e de um regime que está chegando a 13 milhões de desempregados, não vem com INATIVIDADE sim com ATIVIDADE. O dinheiro precisa circular, ser investido, mobilizado, pois é isso que aumenta a riqueza, atende a massa de trabalhadores, produz bem estar, favorece o social.

Mas é preciso competência, discernimento, espírito publico, audácia para realizar as grandes obras indispensáveis. Construção de ferrovias, portos, aeroportos, rodovias, que movimentam fortunas, não importa se publicas ou privadas. Desde que sejam fiscalizadas. A estagnação só traz pobreza, corrupção, retrocesso. Temer não tem capacidade para perceber. Encurralado, não tem tempo, para realizar. Se precisa de quase um mês para nomear 1 Ministro, como conseguirá nomear vários, que estão  em situação insustentável ?

Temer não tem capacidade para perceber. Nem tempo para realizar. Desde que sejam fiscalizadas

Os delatores não são heróis

Participaram de tudo. A roubalheira das empreiteiras, têm duas vertentes, que se fundem, se entrelaçam, se completam no favorecimento de  parlamentares a empresas tipo Odebrecht. E no enriquecimento de deputados, senadores, ministros, governadores. E até presidentes ou vice-presidentes da Republica. Fato que até certa época, era inimaginável e inaceitável.

São os CORRUPTOS e CORRUPTORES. Podem até inverter a ordem dos assaltantes do patrimônio do cidadão contribuinte, que chegarão ao mesmo resultado: degradante, deprimente, humilhante, revoltante. Mas até agora não criminalizado. Uma das palavras na frente da outra, não aumenta nem diminui o crime.

Sem que isso se pareça com o mais remoto louvor, temos que reconhecer. A Odebrecht se recuperou em parte, do ridículo, ofensivo e auto - elogioso pedido de desculpas feito no mês passado. Desculpas que não valem nada, não têm caráter, escrúpulos, moral para lançar manifesto, garantindo: "Nunca mais  abandonaremos nossos compromissos éticos e convicções morais".

Mas agora não esconderam nem tentaram se livrar de nada. Revelaram que a dependência e o compromisso da corrupção, vinha pelo menos desde 2006, na primeira eleição de Jaques Wagner a governador da Bahia. O delator confessa: "Marcelo (Odebrecht )não acreditava na carreira do candidato do PT. Reforcei o pedido, Marcelo concordou,mandou pagar".

Depois de reeleito, me procurou reclamou: "Não estão me REMUNERANDO de acordo com os serviços que presto á empresa. Resolvi até o problema da petroquímica, importante para a empresa". Claudio falou com Marcelo, este reconheceu,aumentou o pagamento por serviços prestados.

Um fato que é preciso ressaltar e registrar, ninguém fez isso até agora. Não houve o que aconteceu em outros casos, chamado de VAZAMENTO. Cumprindo ordens de Marcelo Odebrecht e do pai, dono da empresa, o depoimento-sensação de 82 paginas, foi entregue "em mãos", com o pedido desnecessário: "È para publicar com urgência" . Nem precisava recomendar. O material, recebido "prontinho", na sexta á tarde, foi o grande espetáculo do sábado. E a delação foi entregue a outros grupos de comunicação.

Temer, Maia, Renan, Yunnes, Jucá, Eunicio, Eliseu, Moreira, não souberam de nada, descuidados. Irei contando fatos graves. Como a ida de Temer á JBS, então considerada uma das maiores empresas do Brasil. Vice presidente da Republica, foi resolver uma pendência-divergência entre o PMDB da CAMARA e o PMDB do SENADO. 

Era uma doação de 50 milhões, que os dois PMDB disputavam. Com seu tom dúbio, melífluo mas eficiente, resolveu, 25 milhões para cada um. E conheceu o Presidente do Conselho de Administração, Henrique Meirelles. Que viria a ser seu Ministro da Fazenda. Isto aconteceu em julho de 2014. O almoço de Temer com Marcelo, Eliseu e Claudio Melo, meses antes.

Renan denunciado novamente

PS- O Procurador Geral apresentou mais uma denuncia contra Renan. Naturalmente no Supremo, ele tem foro privilegiado. O Presidente do Senado, não se perturbou, presidirá hoje a sessão contra o Brasil, tranquilo e entusiasmado.

PS2- Ele sabe muito bem: é preciso sortear um relator, tem chances de ser um Ministro que adore pedir "vista". Pode ser Gilmar Mendes, que recebeu um processo de 6 a 1 contra o que ia votar. Pediu "vista", se estarreçam: ficou 14 meses, até devolver, para o julgamento o que já estava decidido.


PS3- Pode ser Dias Toffoli, que em nome da coerência, pedirá vista. Depois, haja o que houver, o Supremo terá que decidir se transforma Renan, mais uma vez em REU. E finalmente o julgamento. Que pode levar anos. Em 2018, ele será reeleito em Alagoas. E provavelmente, pela terceira vez ,presidente do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário