Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Não ao sigilo para Eike

HELIO FERNANDES

A presidente Carmen Lucia merece ser aplaudida de pé, pela homologação das delações de todos os executivos (77) da Odebrecht. Não podia deixar para um relator, que não se sabe quem será ou o que fará. Na certa "pediria tempo", como se fosse um jogo de basquete e não o processo mais importante da nossa historia, contra a corrupção. A Lava-Jato ultrapassa em alta velocidade, o tão badalado processo do mensalão. 

Mas é preciso receber com silencio, logicamente respeitoso, o fato de não ter quebrado o sigilo das delações. Tudo já deveria estar sendo do conhecimento da ansiosa comunidade. O depoimento de Claudio Melo, Diretor de Negociação da Odebrecht, publicado imediata e integralmente, teve enorme e positiva repercussão. A opinião publica devorou, não importa que tenha sido vazamento.

E é possível quase certo, que antes, de ser designado o relator que ficará no lugar de Zavascki, muita coisa já tenha sido revelada, como vazamento ou não. O importante é que tudo chegue ao conhecimento da comunidade. E sem participação do novo relator.

EIKE SABE QUE TEM QUE DELATAR

È aventureiro, audacioso e corrupto, mas não é tão inteligente quanto se julga ou apregoa. Que classificação merece um personagem que já foi o "mais rico do Brasil", e anunciava a data em que seria "o mais rico do mundo"?  E agora está nessa desprimorosa situação?

Que conceito, respeito ou confiança merece um homem que proclamava com arrogância, "tenho 30 bilhões de DOLARES", agora não passa de 3 ou 4, entregando as carcaças que foi montando pela cidade.

Alem do mais deve muito, mesmo sabendo que deve a grandes bancos particulares, que ficam "envergonhados" de cobrarem o que emprestaram quase sem garantias. Sem falar na soma astronômica que "tomou" do BNDES. E que também não vão cobrar.

De qualquer maneira, Eike fica fazendo pré-delação publica, em entrevistas ridículas, cuja base é sempre esta: "Quem errou tem que pagar". Ou então: "Quero colaborar com a justiça". Pobre de conta bancaria, e pobre de espírito, acreditando que conseguirá se RECUPERAR das centenas de acusações. Principalmente esse depósito de 100 milhões de DOLARES, depositado no exterior em favor de Sergio Cabral. E denunciado pelos doleiros que fizeram o deposito no exterior.

E se investigarem sua atuação quando ganhou BILHÕES de dólares na Bovespa vendendo ações que não valiam nada, pegará 300 anos de cadeia. E o Cade também terá que ser investigado, "olhou para o lado", enquanto Eike lesava milhões de incautos. Que se deixavam influenciar pela formidável promoção que era feita em volta do maior aventureiro financeiro, que o Brasil já produziu.

Eleição para presidente da Câmara

Vem sendo travada ha mais de 2 meses, mas os deputados se definirão hoje, quarta feira, embora só votem amanhã, quinta. Do lado do Planalto, certeza absoluta da vitoria de Rodrigo Maia, logo no primeiro turno. Aparentemente essa é a realidade. Mas com a composição dessa Câmara, tudo pode acontecer.

O problema maior para os que pretendem derrotar Maia e o Planalto é a falta de consistência, de convicção e de personalidade. Rogerio Rosso e Jovair Arantes, mudam dia sim, dia não, não têm objetivos maiores. 

Querem apenas a recompensa por terem sido fundamentais no Impeachment (junto com Eduardo Cunha), nada mais do que isso. E poderem substituir o presidente indireto nas suas viagens. Que ninguém sabe quanto tempo poderá durar.

MAIA QUER MUTO MAIS

Aos 44 anos, pretende iniciar uma verdadeira carreira política e eleitoral, que nem imaginava. Ele é desde agora, eleito (vá lá, reeleito), candidato a governador do Estado do Rio. Já vem conversando desde que foi escolhido para substituir Eduardo Cunha. 

E é impossível deixar de reconhecer ou constatar: sua posição eleitoral é altamente confortável. O PMDB, que ha dezenas de anos dominava o Estado do Rio e a capital, foi completamente massacrado. Não tem nem candidato. Dos partidos numericamente grandes no plano nacional, o PSDB não existe no Estado do Rio.

Portanto, Maia não visa apenas à presidência da Câmara. É a tentativa de ser governador, com a experiência de ter durante 2 anos e meio, substituído o presidente da Republica. Mesmo circunstancialmente é a primeira vez que um candidato a governador se oferece nessas condições.

Presidência do Senado. Homenagem a Zavascki

È hoje, 24 horas antes da Câmara. Nenhum problema, Eunicio é candidato único. Temer tem com ele intimidade e convivência muito mais recente do que com Renan. Mas muito mais confiança. Eunicio é riquíssimo, de negócios muitas vezes vulneráveis e até inaceitáveis, mas tem apreço pela palavra empenhada. Está irritado com Renan, que pediu 15 dias para deixar o palacete residencial e mudar para um apartamento funcional. 

Por aí, nenhum problema para Temer. Sua enorme preocupação é o preenchimento da vaga no Supremo. O ideal seria a indicação do estabanado Alexandre Moraes, mas não tem audácia para tanto. Precisa ganhar tempo, já condicionou: a indicação só depois de conhecido o relator, nada a ver.

Agora pretende mais prorrogação, e parte para a ameaça que ninguém teme. E afirma: "Se houver vazamento das delações", demorará ainda mais para enviar o nome de um ministro para o Senado. E o que ganhará com isso? Nada, mas o Supremo é seu medo e sua esperança. Por causa da Lava-jato e do recurso numa possível cassação pelo TSE. 

De qualquer maneira, a quebra do sigilo das delações, é NECESSIDADE nacional. Mas vazamento também agradaria, ou agradará, á opinião publica.

EIKE BATISTA

Começou a depor ás 3 da tarde. No momento, 7 da noite, continua sem interrupção, não se sabe de nada. Por que o depoimento não foi iniciado ás 9 da manhã? A opinião publica está interessadíssima, há esta hora já teria alguma informação.

ÀS 7 da noite, um dos inúmeros advogados, informou: "Ele não está fazendo delação". Isso é mais do que evidente. Até agora, quase 2 anos, ninguém foi preso num dia e começou a delação no outro. È indispensável uma preparação, negociação, avaliação há quantos anos o delator ficaria preso, e qual seria a redução em troca das revelações. 

Marcelo Odebrecht está preso ha mais de 1 ano. Fez delação, promoveu a delação de 77 ex-executivos de suas empresas, e continua preso. Para cumprir apenas 20 ou 30 anos de prisão, Eike deveria depor diariamente, pelo menos durante 1 ano. 

PS- Hoje, reabertura do Supremo, toda a sessão em homenagem a Teori Zavascki. 10 discursos, todos os ministros falarão, certamente emocionante. Mas ainda é pouco para tão grande personagem.

PS2- Ao abrir a sessão, a Presidente Carmen Lucia poderia dizer: "Ratificando todo o trabalho do notável e saudoso Teori, indico como novo relator, o ministro Celso de Mello".


PS3- Revisor do próprio Teori. O decano. Respeitadíssimo.  Completaria o longo trabalho que vinha sendo realizado. Que consagração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário