Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O SER HUMANO, NA PENITENCIÁRIA, SE TRANSFORMA EM DESUMANO

 HELIO FERNANDES

Nem todos, claro. Mas raros escapam. Não existe maior perda de tempo ou de espaço, do que falar em “ressocialização” de presos. Isso não existe, principalmente nas penitenciarias “compartilhadas”.

Sem ninguém para comandar seja qual for à prisão. Também não fazem nada, não estudam  nem se preparam para a liberdade,quando ou se algum dia ela vier. Como não têm advogados, não sabem se já cumpriram o tempo, ou se nem foram julgados

Nessas mesmas penitenciarias superlotadas e  desprovidas de qualquer fiscalização, são colocados milhares de outros presos, que nem foram julgados, ou então ficam na condição disparatada de “provisórios”. Ninguém sabe a razão dessa denominação. Ou por ordem de quem estão nessa selva selvagem. Com a mais despudorada selvageria.

Nas penitenciarias, não existem “neutros”. Os que chegam, sem condenação ou passado criminoso, têm que se ligar a um dos dois lados. Se não o fizerem, são ameaçados pelos dois grupos. È uma situação insustentável, sem saída ou salvação. 

São obrigados a escolher uma dependência, e já começam o aprendizado, para quando forem soltos. São milhares nessa condição, nas penitenciarias do Brasil todo.

NO SEMIABERTO, TENDO QUE DORMIR NA PRISÃO

Parece extravagância, mas é uma realidade assustadora. Saem pela manhã para trabalhar, voltam á noite para dormir. Mas antes disso têm que cumprir tarefas para os “donos" das penitenciarias. Em vez de construir mais penitenciarias, deveriam montar centros para alojamento, dos “provisórios” ou dos “semiabertos”.

Em Roraima, 161 presos no “semiaberto”, em pânico de ter que voltar para dormir na prisão, e ameaçados de morte, apelaram para a justiça. Um juiz sensato e bem intencionado, confirmou, eles tinham bom comportamento, estão há muito tempo nessa situação, jamais tentaram fugir ou deixaram de voltar para dormir na prisão.

Determinou então: durante 10 dias, ficariam em prisão domiciliar, dormindo em casa. Já se passaram 5 dias, ficarão  mais 5 nesse regime domiciliar.  Aí, voltarão para cumprir ordens dos criminosos que ficarão para sempre na prisão. E se forem assassinados, de quem será  a responsabilidade?

O PRESIDENTE INDIRETO, O MINISTRO DA JUSTIÇA MENTIROSO

Os dois têm planos “miraculosos” mas que não saem  do papel. E é bom que não saiam mesmo, pois são calamitosos. Pretendem construir uma penitenciaria em cada estado. E mais 5 penitenciarias federais. Temer foi ao Rio Grande do Sul e anunciou: ”Vou construir mais uma penitenciaria aqui”. Depois, arrependido, contestou a si mesmo: ”È desagradável comunicar a construção de penitenciaria”.

O Ministro da Justiça, mente deslavadamente, sempre com apoio de Temer. Negou ajuda á governadora de Roraima, afirmando, “ela pediu auxilio contra os refugiados que vieram da Venezuela”. Apanhado  em flagrante com documentos irrefutáveis, insistiu na mentira. Ela pedira a Força Nacional, que ele negou. De forma lamentável para um Ministro.

O PRESIDENTE INDIRETO,
E O MINISTRO DA JUSTIÇA MENTIROSO

Agora,  em Roraima, 161 presos em “regime semi-aberto”, saem para trabalhar todo dia, mas têm que dormir na prisão. Ameaçados de morte, apelaram a um juiz, que determinou: ”Nos próximos 10 dias, podem dormir em casa”. E passado esse tempo? Já demonstraram bom comportamento, saem e voltam todo dia. Por  que não podem dormir em casa?

Se dentro desses 10 dias, tiverem que voltar a dormir na penitenciaria, e forem mortos, de quem será a responsabilidade? Ainda mais grave: dois terços dos que estão nessas penitenciarias, são primários, não foram nem julgados, ou suas punições terminaram, não têm advogados para colocá-los em liberdade.

Lamentável, ultrajante e até revoltante. “O Ministro NEGOU novamente a ajuda, recorrendo á mentira: ”A Força Nacional não pode atuar no interior das penitenciarias". A Força Nacional já está atuando desde ontem em Manaus. 

Se essa Força não pudesse atuar no interior das penitenciarias, de que valeriam? E no Amazonas, estão atuando também nas ruas. 129 fugitivos ainda não foram recapturados. O governo, enfraquecido pela forma como chegou ao poder, não tem a confiança de ninguém. Não age, ou age insensatamente.

TRUMP TRIUNFA, COM APOIO DE PUTIN

Usar a palavra triunfar em relação presidente eleito, que tomará posse dentro de 9 dias, é um absurdo. Excêntrico, extravagante, escalafobético, espantoso. Se fossemos seguir a Constituição de 1788(a única que eles têm) Trump jamais chegaria perto da Casa Branca. Os 9 primeiros presidentes, de Washington a Lincoln, não teriam corrido o menor risco de derrota.

Depois da terrível guerra civil, (de 1860 a1865) criaram esse absurdo, do voto dos estados, valer mais que o voto popular. A partir daí, os chamados "estadualistas", ganharam muita força, elegeram George W.Bush, e agora esse inominável Donald Trump. Seu ministério (secretariado) é exatamente igual a ele, de quinta categoria.

Teve 2 milhões e meio de votos menos do que Hillary. E através da tecnologia moderníssima, Putin influenciou a eleição dos Estados Unidos. Como fará em eleições importantes, a começar pela da França, a partir de abril. Objetivo de Putin: desmoralizar a democracia, ele que se projetou na ditadura soviética. Comandando o órgão terrorista ditatorial. A KGB. 

A QUEDA, "CAUTELOSA",  DOS JUROS ELEVADISSIMOS

Pelo que o presidente do Banco Central declarou no dia 4 de dezembro de 2016, os juros começariam a ser reduzidos, a partir de hoje. Partindo da afirmação dele, hoje, dia 11 de janeiro, começaria ou começará a redução da Selic. 0,50, análise unânime. Mas pode ser de 0,75No entanto, vozes de dentro do BC, deixam entrever, que a redução dos juros, não terá ritmo acelerado. 

E que 2017 terminará, e a Selic estará ainda acima de 10 por cento. Em janeiro de 2015, eu já clamava pelos juros em 10 por cento. Na posse do indireto, insisti que esses 10 por cento, deveriam ser imediatos. Pois agora o BC, admite a taxa abaixo de 10 por cento, só em 2018. Com quem no poder?

 PS-O advogado João Gondin, é sócio do Botafogo e torcedor apaixonado. Vai entrar com processo contra Rodrigo Maia. Motivo: na delação da Odebrecht, é 
identificado como "Botafogo". Considera que isso desmoraliza o clube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário