Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Prisão preventiva para Eike Batista

HELIO FERNANDES

Ha poucas horas policiais foram á casa de Eike Batista para cumprir mandado de prisão preventiva, assinado pelo juiz Marcelo Bretas do Rio. Não foi encontrado, já é considerado foragido. Seu advogado comunicou ao juiz, "ele está no exterior, assim que voltar se apresentará". 

 A vida de Eike tem dado voltas premeditadas e presumidas por ele. Ha 5 anos, blasonava: "Sou o homem mais rico do Brasil, não demora serei o mais rico do mundo". Deu tudo errado, percorreu o caminho que o levaria ao ostracismo, fora das manchetes mas ainda com muito dinheiro.

Ha 6 meses, audaciosamente foi depor VOLUNTARIAMENTE perante o juiz Sergio Moro. Cumpria instruções do seu advogado criminalista estrategista. Foi, fez o depoimento, e surpreendentemente foi embora, apareceu nas manchetes de jornais e entrevistas de televisão.

 Agora complicou. O juiz do Rio determinou sua prisão, por envolvimento em 100 milhões de dólares, quase o conjunto da obra. Assim que for cumprida a preventiva, irá para Bangu. Todo o tempo que ficou em liberdade, já é lucro. Mas em Brasília, nos círculos políticos, medo que negocie delação.

Um muro de 80 bilhões

Trump quer que a separação com o México, comece ainda em janeiro. São quase 4 quilômetros, ao custo de 25 bilhões de dólares. (80 bilhões de reais). O presidente insiste: "O México pagará a obra". Especialistas garantem: "Em dinheiro vivo não ha possibilidade de pagamento". Mas acrescentam: "O governo dos EUA tem poderes para pressionar o México a pagamento indireto". Não é para já, a obra está prevista para durar no mínimo 1 ano.

Federer voltou

Acabou ha 5 minutos a primeira semifinal do Aberto da Austrália. Depois de quase 1 ano e meio com operações e contusões, o suíço volta a uma final. Sua mulher "sofreu" principalmente nos últimos 3 sets. Eles têm 4 filhos, 2 casais de gêmeos.

Eike não sabe se volta

ÀS 9, 45 o criminalista estrategista de Eike conseguiu falar com ele. E notificá-lo do pedido de prisão. Eike respondeu logo: "Não voltarei". O advogado pediu: "Pense bem, é muito arriscado”. Em Brasília, muito medo  que  Eike negocie delação.


Um novo relator para a lava-Jato

O Ministro Gilmar Mendes, o mais insistente candidato a substituir Zavascki, não sai da televisão ou de entrevistas. Sempre insistindo: "Encontraremos solução de consenso". Já existe desde a tragédia: é a presidente Cármen Lúcia. Presidente acumulando com relator. Já foi utilizado varias vezes, devia ser repetido agora, "momento emergencial".

Vou dar o meu próprio exemplo. Em 1963, antes do golpe, fui preso por ordem do Ministro da Guerra, Jair Dantas Ribeiro. Ele mandou circular "sigilosa e confidencial", para 12 generais. Afirmou: "Só confio nesses". No mesmo dia recebi a circular, publiquei, claro. 

Imediatamente o Millor escreveu: "Não quero defender o Helio por ser meu irmão. Mas um jornalista que recebe uma circular sigilosa e confidencial, e não publica, é melhor que abra um armazém de secos e molhados".

Meus advogados, Sobral Pinto, Adauto Lucio Cardoso, Prado Kelly, Prudente de Moraes neto, Evaristinho de Moraes e George Tavares, entraram com Habeas Corpus no Supremo, o Ministro tinha (e tem) foro privilegiado. O presidente Ribeiro da Costa oficiou ao Ministro para saber quem mandou me prender.

 Audaciosa e arrogantemente, o Ministro respondeu: "O jornalista está preso á minha ordem, só eu posso movimentá-lo", o presidente ficou surpreendido, ninguém gosta de ser julgado pelo Supremo. Abriu o processo, mas desconfiando de alguma incerteza, ficou como relator. 

Fiquei horas ouvindo 4 ministros me chamar de traidor e outros 4 de herói. Eu era apenas um jornalista com boas fontes. Uma delas, o importante general Cordeiro de Farias, deu entrevista coletiva, afirmando; “fui eu que dei a carta sigilosa ao jornalista Helio Fernandes, sabia que ele publicaria". 

Fui absolvido por 5 a 4, por causa do voto duplo do bravo Ribeiro da Costa. Se ele não tivesse sido o relator, eu seria condenado por 5 a 4. Relatora, a Ministra Cármen Lúcia, não estaria praticando ato inédito. Mas salvaria a lava-jato e não retardaria a sua caminhada.

Eike Batista

O Ministério Público e o juiz Marcelo Bretas, que determinou sua prisão, não têm duvidas: ele recebeu informações de que seria preso. Pois não ha explicação 
para a viagem a Nova Iorque na terça á noite e a ordem de prisão ter sido expedida na quinta ás 6 da manhã. Sua situação no momento é desesperada e desesperadora.

Do escritório do seu famoso advogado, deixam entrever o seguinte: ele viajará de Nova Iorque para alguma cidade da Alemanha. Justificativa: ele tem passaporte alemão. Seu pai, presidente da Vale, quando pertencia ao governo,uma poderosa estatal, sem deixar o cargo morou na Alemanha por 2 anos. E se casou com uma alemã. Mas ele nasceu no Brasil.

Seu objetivo de se transferir de Nova Iorque para a Alemanha é uma ilusão. Pois como está com "alerta vermelho" na Interpol, se chegar perto de um aeroporto será preso. Quanto ás dívidas, faladas pela televisão, longe da realidade. Ele realmente deve muito, mas tem recursos fabulosos, na casa dos bilhões. Deu prejuízo a centenas de milhares de pessoas que compravam suas ações.


Um fato rigorosamente verdadeiro: chegando ao Brasil, livre, ou preso pela Interpol, imediatamente negociará DELAÇÃO premiada. Sem caráter, sem moral, sem escrúpulos, sem dignidade, não tem respeito por ninguém. Só tem um objetivo que é preservar a liberdade. O dinheiro não conseguirão tirar dele, qualquer que seja o acordo de restituição. Por enquanto, embora este repórter ha muitos anos seja especialista em Eike Batista, apenas uma incógnita: por que depositaria no exterior 100 milhões de dólares na conta de Sergio Cabral?

Nenhum comentário:

Postar um comentário