Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Temer, o TSE e a Lava-Jato. Os criminosos que aprisionam o país

HELIO FERNANDES

Os mais íntimos assessores e apaniguados de Temer, surpreendidos com a sua tranqüilidade em relação aos processos do TSE e da Lava-Jato. È que eles não sabem de nada a respeito das movimentações e mobilizações do presidente indireto em relação aos dois processos. No TSE considera a questão fechada e sem o menor risco.

Em abril termina o mandato da Ministra Luciana Lóssio. Excelente figura, e alem do mais, com convicção e voto a favor da cassação da chapa. Já escolheu o substituto. Nenhum auxiliar ou assessor sabe o nome. Só mais 3 pessoas têm conhecimento da decisão do indireto. 


È muita gente para preservação da escolha. O sigilo só fica protegido, partilhado entre duas pessoas. Com 3 já corre risco, com 4 é quase um comício. Renan não será mais presidente do Senado em abril, mas considera que é sempre bom se manter bem informado.

O nome enviado por Temer será facilmente aprovado no Senado. Depois de muito trabalho, publiquei ha 6 meses: se a votação fosse hoje, o placar seria de 3 a 3. Não consegui desvendar 1 voto. E o substituto da Ministra Luciana, longe do meu conhecimento.

TEMER E CURITIBA

Quanto á Lava-Jato, o indireto não deixa de ter uma certa razão na tranqüilidade. Aí, se refugia no tempo. Que é totalmente a favor dele, nada a ver com legitimidade absoluta e intocável de comportamento político. Não só agora, mas sempre.

O silencio de Temer em relação ás acusações irrespondíveis de Claudio Melo, diretor de Negociações da Odebrecht, pura estratégia. Como não tem argumentos para se defender, prefere se omitir. E considera que absolvido pelo TSE, ficará "imunizado" diante da Lava-Jato. Ele sabe que as duas acusações se entrelaçam.

O relator do TSE pediu informações a Curitiba, recebeu fartissimo material, indefensável. E o relatório da policia federal, destruidor.

O BRASIL, HORRORIZADO, E APRISIONADO PELAS FACÇÕES

 São 6 dias de terror. Começou no primeiro dia de 2017, e os assassinatos (pois é de assassinato covarde que se trata) não pararam mais. Tudo no mesmo ritmo, orquestrado de forma rigorosa, como se estivessem lendo a mesma partitura. Os mortos degolados, na maioria entre presos não criminosos, como se mandassem recado para "autoridades", sem precisar de tradução: "Autoridades somos nos". E ninguém tem duvida.

Alem das mortes, a multiplicação das fugas, o que não acontecia ha muito. Parece resposta aos que dizem, "vamos utilizar bloqueadores de celulares", quando o correto seria não deixar "entrar" os celulares. Nessas fugas usaram materiais mais avançados.

No Paraná, EXPLODIRAM muros, e fugiram tranquilamente. Em Minas, serraram as grades, saíram quase que pelo portão da frente. Em Manaus, 129 fugitivos não foram recapturados, deixando a população apavorada. Em Natal, não conseguem nem contar o numero de mortos. Vão de 10 a 32, ontem, finalmente publicaram o numero de mortos: 26.

O OTIMO TRABALHO DOS DEFENSORES PUBLICOS

Têm se dedicado intensamente a um levantamento minucioso e rigoroso, a respeito dos prisioneiros de Manaus. Devem fazer comunicação oficial, dentro de 10 a 15 dias, definindo a condição e a razão, de estarem nessa prisão, junto com prisioneiros, criminosos da pior espécie, que ficarão sem liberdade para o resto da vida.

Os que não deviam estar nessa prisão, somam entre 60 e 66 por cento. E se dividem e se definem, das seguintes formas. 1 - Jamais foram julgados ou condenados. 2- São chamados de "prisioneiros provisórios", inexplicável.  3 - Não têm advogados, e assim não conhecem seus direitos. 4 - Alguns estão em regime semi aberto, já deviam estar em prisão domiciliar.

Esses saem para trabalhar, voltam para dormir na penitenciaria, uma iniqüidade. 6- 161 desses, ameaçados de morte, recorreram a um juiz, estão em prisão domiciliar. Mas nem o juiz sabe por quanto tempo pode manter essa decisão. 7- Os Defensores Públicos estão preparando um libelo.

O PAÍS APRISIONADO, AS AUTORIDADES, OMISSAS E CUMPLICES

Muita conversa e nenhuma decisão. Já era tempo de terem tomado a mais rápida e fulminante providencia: deixar isolados, numa penitenciaria só para eles, os verdadeiros criminosos. Que controlam tudo, dentro e fora da prisão. Não existe nenhuma possibilidade de injustiça, viveram do crime para o crime, é uma violência verbal, pensar que podem ser "ressocializados".

O presidente indireto, perder tempo (que afinal ele tem de sobra) se reunindo com secretários de segurança estaduais. Deve ser idéia (?) do Ministro da Justiça, que já devia ter sido nomeado. Ou melhor: nem podia ser Ministro, bastava conferir seu passado e a violência praticada contra os estudantes de São Paulo.

Isso levará um tempo enorme, o tumulto desperdiçará a razão, não produzirá efeitos positivos. O país se desgastará com a repercussão negativa no exterior. O povo sofrerá, o crime será institucionalizado. Que Republica.

Dois julgamentos importantes no Supremo

No dia 1 de fevereiro, quarta feira, primeira reunião do plenário. A presidente Carmen Lucia não quis decidir sozinha, o recurso contra a candidatura Rodrigo Maia á reeleição. Ontem notificou - o: tem 10 dias para explicar sua candidatura. O prazo termina dia 26. Ela pautou a questão para o dia 1.

No dia 8 de fevereiro, outra plenária importante: pedido de liberdade de Eduardo Cunha. Como revelei aqui, com exclusividade, no ultimo dia antes do recesso, a presidente comunicou aos Ministros, que como não sairia de Brasília, poderiam se ausentar, cumpriria todos os plantões.

Laurita Vaz, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), fez a mesma comunicação ao tribunal que preside. As duas presidentes, queriam evitar decisões inesperadas de "plantonistas "descuidados ou displicentes.

PS - A penitenciaria de Bangu, jamais teve um Natal e Ano Novo tão festivo e brilhante, como os do final de 2016 e inicio de 2017.


PS2- E não apenas para os poderosos. A apoteoso foi geral. Generosidade do criador de Bangu. E satisfação de todos os outros presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário