Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

De volta aos trabalhos!

FERNANDO CAMARA


Estou de volta para comentar a política do País, nesse ano complicado, morno e indefinido, desejando que seja melhor do que 2016.

Esperamos que o governo, os congressistas e a sociedade tenham nesse ano como objetivo principal se dedicar à discussão de uma profunda reforma política e eleitoral, à reforma da Previdência e, principalmente, à reforma trabalhista que possibilite a geração de emprego e renda aqui no Brasil, deixando, portanto, de transferir postos de trabalho para outros países. Além disso, promover estabilidade econômica e consequente retorno do desenvolvimento.

Eleições na Câmara e no Senado

A primeira semana de fevereiro foi marcada pelas eleições das mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.  No Senado não houve surpresa: Eunício Oliveira foi eleito e o PMDB continua no controle da Casa, com as bênçãos do grupo de Renan.

A situação do Senado seria cômica se não beirasse o bizarro. Eunício Oliveira é presidente, Romero Jucá líder do Governo no Congresso, Renan Calheiros líder do PMDB e nos bastidores um enorme trabalho para fazer Edison Lobão presidente da CCJ. Todos citados na Lava Jato, todos egressos de cargos de liderança no governo Dilma; todos lideranças no governo Lula.

Na composição nada mudou. Mudou, sim, a maneira de agir e os benefícios que entram no jogo. Muito semelhante à música do Toma Lá Dá Cá.

Observo que no futuro próximo, o poder antes dividido entre Renan e Jucá, no Senado, agora passará a ter forte influência do senador Eunício que, naturalmente, na condição de presidente do senado, ocupará novos e maiores espaços.

Na Câmara eleito com 293 votos, Rodrigo Maia, e em segundo lugar Jovair Arantes com 105 votos, mostram ao Governo que a Base está enorme...
A eleição de Rodrigo Maia para presidência da Câmara foi uma gestão bem administrada pelo Palácio do Planalto, que escolheu o candidato mais fraco, mais frágil e mais sujeito a influências do executivo.

O futuro do “Centrão”

Durante a eleição na Câmara dos Deputados, ficou a impressão de que o Centrão acabou. Não, não acabou. Pode, no máximo, estar no meio de uma crise de liderança, mas não acabou.  Aquela quantidade de parlamentares que ficam aguardando um pronunciamento do governo, uma vantagem ou uma mobilização da sociedade, ora pendendo para um lado, ora para outro, não pode ser desprezada.

Ainda que esse Centrão não conte com uma liderança do quilate de Eduardo Cunha, começa a despontar o nome do deputado André Moura, que pode se consolidar, mas por enquanto não alcançou status, segue acompanhado de perto pelo deputado Aguinaldo Ribeiro PP/PB que deseja muito a liderança exercida pelo colega. 

As delações da Odebrecht 

A ministra Cármen Lúcia homologou as delações da Odebrecht, atendendo a expectativa da sociedade. Lembro que há mais de um mês o ministro Teori se despediu do STF, e em entrevista avisou que após o recesso iria tomar as necessárias providências. Reclamei aqui que o assunto Lava Jato não pode ter recesso ou férias. Desejo que Teori descanse em paz, se puder.

Eike
Eike Batista, preso, prestou depoimento à Polícia Federal. A pergunta que está na boca de grande parte dos brasileiros e principalmente na cabeça de seus antigos amigos é se ele irá cumprir as suas palavras dadas em entrevista, quando disse que estava na hora de ajudar a "passar à limpo" o país, e aderir à delação.


Edson Fachin assume a relatoria da lava jato.

Vamos acompanhar como será o ritmo do julgamento da Lava Jato no STF. O sortudo Edson Fachin mudou da primeira turma para a segunda turma do STF e foi sorteado como relator. Destino?

Os desdobramentos estão a cargo do tempo. A segunda turma do STJ hoje tem sobre sua responsabilidade 179 ações penais onde são investigados 13 senadores e 29 deputados, por enquanto, e ainda constam 19 delações premiadas. Os delatados da Odebrecht ainda não entraram nessa conta, e ainda são aguardadas as delações premiadas da Camargo Correia, da UTC, da Galvão, Queiroz Galvão e de outras.

A temperatura do governo segue morna....

Michel Temer continua mantendo um governo morno. Voltou atrás, e com discurso pouco convincente, criou dois novos ministérios. Acredito que a decisão não onera o orçamento pois, basicamente, um dos ministérios destina-se a dar uma satisfação à comunidade internacional após as chacinas nos presídios.

O outro ministério será ocupado pelo ex-governador Moreira Franco, elevado ao status de ministro secretário-geral da Presidência da República, por motivos óbvios: o presidente da República precisa de um Secretário Geral... Ah! Ah! Ah!

E mais Blindagem

O questinamento que surgiu hoje em Brasília é sobre quais é o grande e notório conhecimento constitucional e quais são as grandes qualidades do ministro Alexandre Moraes, que justificarama escolha do nome dele para ocupar vaga no STF?

Lava Jato Curitiba

Em Curitiba, a ação da lava Jato continua caminhando de forma satisfatória. Essa semana, após o recesso do Judiciário, o casal João Santana foi condenado e, para surpresa, a senhora Mônica teve sua fiança fixada em mais de R$20 milhões. O valor em questão estava na conta bancária dela, tem origem em caixa 2 e não é dela. Destaque para a delação do marido de Mônica, João Santana, que ainda não foi aceita. Está em fase de negociação.

O suplente de deputado, Luiz Argolo, não poderá assumir. Seguirá preso, por determinação do juiz Moro.

Lava Jato Rio de Janeiro

A Vara Criminal Federal, comandada pelo juiz Marcelo Bretas, vem andando no ritmo muito interessante, seguro e veloz.

Chamou minha atenção a reportagem exibida pelo Fantástico, que mostrou as confissões dos doleiros que trabalhavam para o ex-governador Sérgio Cabral há mais de 25 anos. A reportagem mostrou uma lista enorme de negócios. Fantástica e muito detalhada, com nomes, valores e datas. No entanto a imprensa e a justiça deram destaque apenas ao do nome do Eike Batista, mas ali contém muitas coisas que um olhar atento pode considerar reveladoras. Vamos ficar atentos. 

Acho interessante o fato de a Polícia Federal, FBI e outras polícias ficarem procurando o Eike Batista como fizeram isso na semana passada e retrasada em Nova York e não o acharem. Mas um repórter da TV Globo conseguiu uma passagem de primeira classe para voltar ao lado de Eike, e ainda teve a ousadia de gravá-lo dormindo. Eike perdeu dinheiro e status, mas mantém uma máquina de comunicação eficiente e azeitada.

Deputado Rogério Marinho é o relator da Reforma Trabalhista.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) constituiu, na última sexta-feira (3), a Comissão Especial que vai debater e votar, conclusivamente, o PL 6.787/16, que trata da reforma trabalhista. O ato seguinte vai ser a instalação do colegiado, assim que os líderes partidários indicarem seus membros.

Para relatar o projeto, no colegiado, foi designado o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN).

Não pegou bem...

O palanque que o ex-presidente Lula armou sobre o caixão de sua mulher, Marisa Letícia. Lula, definitivamente, perdeu a mão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário