Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O CORRUPTISSIMO Eduardo Cunha garante: será LIBERTADO, mesmo tendo ROUBADO fortunas

HELIO FERNANDES

È o personagem mais detestado e desprezado da política brasileira. Isso vem de longe, nada a ver com possíveis e supostas pesquisas de agora. Começou com irregularidades pequenas nas empresas publicas onde trabalhou. Foi demitido, nenhuma outra punição

Considerou que ser lobista era muito melhor, foi morar em Brasília num hotel que era quase privativo deles. Mas não teve muito sucesso, decidiu fazer carreira política. Só que jamais imaginou que atravessasse fronteiras tão altas e aparentemente intransponíveis.

Apesar da descrença inicial firmou sua bandeira em cargos e em contas bancarias. Chegou á Câmara completamente desconhecido, foi se impondo , conquistando terrenos financeiros, trafegando por mar e terra, se impondo por mares nunca dantes navegados. 

O PODER POLITICO E O ENRIQUECIMENTO ILICITO

Não quero escrever a sua biografia, mas ninguém esteve tão perto do Poder total quanto ele. E TROCOU tudo por dinheiro sujo, mas lavado de forma aviltante, ultrajante, humilhante. (Excluo da comparação apenas Eike Batista e o ex-governador Sergio Cabral. Contei e antecipei com exuberância de detalhes, a delação dos dois). 

A do ex-homem mais rico do Brasil, de tal maneira, com tal repercussão, que provocou até reuniões na prisão, com ele e seu advogado criminalista estrategista. Não puderam desmentir nada, mas se perguntavam: "Como é que o jornalista podia revelar fatos de uma delação que ainda não foi feita, nem se sabe que exigências serão aceitas?".

 O DOMINIO DA CAMARA, ANTES DA PRESIDENCIA

O primeiro e o segundo mandato, (um estadual) dedicados ao enriquecimento deslavado. Era tanto dinheiro, vindo de tantos lugares, que teve que "inventar" um esconderijo no exterior, para fingir que não tinha nada. Não por generosidade mas por tática e estratégia, "ajudou" companheiros, de todas as maneiras, fazia parte do seu plano de poder parlamentar. 

Em 2014, o mandato definitivo. Tomou posse em 31 de janeiro de 2015, no dia 2 de fevereiro, se elegia presidente da Câmara. Estava riquíssimo e começava a tomada do Poder político. No governo ninguém percebeu, foram massacrados pelo rolo compressor que Eduardo Cunha manejava. Seu mandato iria até 1 de fevereiro de 2017, 2 anos. Mas chegou ao apogeu, atingiu a ascensão e começou a queda, em pouco mais de 17 meses.

 O IMPEACHMENT DE DONA DILMA REPRESENTOU A DERRUBADA DE CUNHA

Chegou ao máximo naquele domingo de 17 de abril de 2016. Era o grande vitorioso, não percebeu que a vitoria não lhe pertencia. Foi sustentado pelos amigos, mas imediatamente esquecido e abandonado, pelos que chegaram ao poder por sua causa. Afastado do mandato, perdeu a presidência, teve que renunciar. E mesmo renunciando, foi cassado, sem uma palavra de quem chegou a três palácios, sem ele provavelmente nem continuaria vice.

NÃO IMAGINOU QUE SERIA PRESO

Mas declarou a amigos, e logo foi vastamente publicado: "Se me acontecer alguma coisa, entro com recurso na Segunda Turma do Supremo. Lá tenho 2 votos garantidos, e o terceiro quase certo". Foi preso em outubro, dizem que ficou surpreendidissimo.

Perdeu tempo falando no livro que publicaria, segundo ele, "mais destruidor do que uma delação, sem a covardia de entregar pessoas". Nem uma coisa nem outra. No ultimo dia antes do recesso, entrou com recurso no Supremo. O que esperava: haveria rodízio de ministros plantonistas, um deles mandaria libertá-lo. Ficou na esperança.

A presidente Carmem Lucia, que lê jornal e vê televisão, imediatamente colocou em pauta para o plenário, o recurso do ex-presidente da Câmara. Votado, ele perdeu por 8 a 1. Agora, amigos e advogados, tramam renovar o plano: entrariam com Habeas - Corpus na Segunda Turma. Perderá novamente. Embora insistam que ganham por  3 a 2, "no mínimo". 

Isso é só para responder em liberdade, aos diversos processos a que responde. Quando o Ministério Público denunciá-lo, aí começarão as condenações. Não adianta ter ROUBADO tanto. Em 2014 foi eleito deputado Federal, 4 anos de mandato, e 2 de presidente da Câmara.

Nas mesmas datas, Dona Dilma foi reeleita e tomou posse para um novo mandato de 4 anos. O país inteiro conhece o destino dos dois, e o que o calendário reservou para o futuro.

Ela, pelo menos, está e ficará em LIBERDADE. Ele, em alguns dias, fará 60 anos, sem LIBERDADE.

O CARNAVAL DOS JUROS

Hoje, terça, o Banco Central ainda não anunciou o que fará em fevereiro para reduzir a Selic. Depois de 9 meses cortou 0,75, e prometeu fazer o mesmo todos os meses. Menos novembro-dezembro, e já se passaram outros dois, janeiro-fevereiro. Sobram 8 meses.

Assim mesmo, se cortar o prometido, 8 vezes 0,75, a redução no ano, será de 6 por cento. Como está em 13, descerá para 7, Dona Dilma começou exatamente com esse numero, deixou que chegasse a 14. Mas é difícil acreditar em promessas incertas. Como tudo que acontece com esse governo indireto.

Um só exemplo. O presidente do BC gosta de seguir a regra de Lula e  Dilma, fazer a divulgação na ultima quarta feira do mês. Acontece que em 2017, o ultimo dia é em 28, uma terça feira. A seguir é dia primeiro, quarta feira de cinzas, em pleno carnaval. Ainda não decidiram nada, nem confirmam o corte de 0,75, que o Brasil todo espera.

A CLAMOROSA E CRIMINOSA "VENDA" DA CEDAE

Começou ontem, segunda, a tramitação na Alerj do escândalo da "entrega" de uma das mais importantes empresas do estado da Guanabara. Com a mudança da capital, criada a Guanabara, eleito Carlos Lacerda, assumiu já pensando em acabar com a falta d’água no Rio, que já durava mais de 20 anos.

Escolheu duas grandes figuras para construir a obra. O engenheiro Veiga Brito, tecnicamente, e o economista Helio Beltrão, que fez 5 viagens aos EUA, para conseguir o financiamento. Depois de muitas negociações, obteve com juros anuais de 1/ e 5 oitavos, os americanos adoram essas frações.

Algum tempo depois, a ditadura decidiu construir a Ponte Rio - Niterói, excelente obra, que já estava prevista na Constituição de 1791. Andreazza e Delfin Neto (Ministro dos Transportes e Fazenda) pagaram a grupos britânicos pelo financiamento, juros de 12 por cento, loucura completa.

Acompanhei diariamente as duas obras, logicamente escrevendo. Fui muitas vezes ao Guandu com Veiga e Lacerda, descíamos numa caçamba, enquanto a dinamite explodia as rochas. 

Sobre a Ponte Rio Niterói, escrevi uma serie de 6 reportagens, todas com o titulo geral: "A PONTE DE OURO SOBRE O MAR DE LAMA". Agora é a vez da Cedae, por míseros 5 bilhões. A empresa dá lucro, só que é pessimamente administrada, desculpem o uso indevido da palavra.

A FARSA DA SABATINA DE ALEXANDRE DE MORAES

Na Comissão termina hoje, terça, o que não se sabe é quem presidirá. Escolheram o CORRUPTISSIMO Lobão, agora estão envergonhados e constrangidos. Mas a aprovação não corre perigo. Se terminar cedo, aprovam no plenário ainda hoje. Se demorar, fica para amanhã, quarta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário