Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017


Reação

FERNANDO CAMARA

À medida que se aproxima o dia das necessárias consequências das delações da Odebrecht, o mundo político prepara reações. Enrolados nas investigações, tentarão atrasar ou anular as Investigações. Atenção: as escutas telefônicas, escandalosas, do comprovado corrupto ex-presidente da VALEC, o ex-deputado "Juquinha" foram anuladas em virtude da eficaz ação dos “bons” e caros advogados.

O que significa Fachin?

O novo relator do Lava Jato no STF, Ministro Edson Fachin, autorizou a investigação dos poderosos líderes Renan, Jucá, Lobão e Sarney. Ficou de fora, por enquanto, o atual Presidente do Senado Eunício Oliveira, que trabalha intensamente para ocupar os espaços do Poder deixados por Sarney e por Renan. Fachin não parece estar atento ao episódio Moreira Franco.

Muros e Pontes

Fernando Henrique Cardoso e Lula se encontram com tranquilidade antes do velório de Dona Marisa Letícia. O evento significa que tudo se acerta no mundo político.

Algum entendimento está sendo construído por trás dos muros instransponíveis e das compreensões dos atores políticos do dia a dia.

Segurança
O maior problema para os brasileiros, segundo todos os institutos de pesquisa, é a segurança. Mesmo assim, segue sem titular a vaga do Ministro da Justiça e da Segurança.

Michel Temer segue fazendo política, afirmando que a pasta requer muita especialidade. Mas a sua preocupação, certamente, está associada ao fato de ter que conviver com uma autoridade que tem a atribuição de conduzir as investigações policiais dos maus feitos, comprovados, pela classe política do país.

Economia

Os sinais de recuperação econômica mostram algum otimismo do governo. No entanto, o que se constata é que o país parou de piorar, mas não está melhorando. Esta situação deixa os empresários do país à mercê dos bancos. Bancos sempre ganham no Brasil.

Durante a crise econômica nos Estados Unidos em 2008, os primeiros a apresentarem dificuldades foram os bancos. Para salvar a ordem econômica, o governo bancou empréstimos que chegaram a U$ 8 trilhões. No Brasil, em todas crises, os bancos continuam lucrando. Os bancos no Brasil lucram em qualquer situação.

Hereditariedade

O poderoso Getúlio Vargas fez um genro poderoso, o almirante Amaral Peixoto, que fez também um genro muito poderoso:  o atual ministro Moreira Franco. O presidente Temer o nomeou de novo, mas Moreira ficou sem a prerrogativa de foro.

Desconexos

A CCJ do Senado tem 10 investigados pelo lento STF. As indicações para as vagas neste Tribunal necessariamente passam por uma sabatina nesta comissão. Assim, quem será julgado participará da escolha de quem os julgará.

Quem está em questão é o advogado Alexandre de Moraes, que nunca teve pudores em atropelar quem quer que fosse para construir uma carreira política. Trabalhou para ser governador de São Paulo, mas se contentará, por enquanto, em ser ministro do STF.  No senado, Alexandre Morais não terá problema na sabatina.

Todos aguardam o que fará o ministro Fachin. Prevalece a dúvida com relação à condução da Lava Jato. Hoje, em destaque, a anistia ao Caixa 2, que não tem prosperado. Quando colocam o senador Edison Lobão como presidente da CCJ, não mostram nenhuma preocupação com a opinião pública. Os articuladores do poder se mostram interessados em barrar o avanço da Operação.

Violência

A falta ação do presidente Michel Temer em relação ao Ministério da Justiça e da Segurança vai provocar efeito cascata a violência.

Rio de Janeiro

O governador Pezão está cada dia mais enrolado e comprometido com as falcatruas já esclarecidas no esquema do Governador Sérgio Cabral.

Esta semana deveria sair a sentença definitiva da condenação da chapa Pezão/Dornelles. Aguardemos a motivação do TSE. A saber que Picciani não quer assumir o governo.

Quem mais preocupa o presidente da Câmara é o empreiteiro Fernando Cavendish.

Reformas Necessárias

O governo propôs discussão da reforma da legislação trabalhista, e da Previdência. Os bastidores em Brasília fervilham.

Moreira Franco segue muito tranqüilo

A composição do TSE vai passar por duas baixas. Em abril e maio: Mendes vai manter a tradição. Um dos substitutos Admar Gonzaga que irá assumir uma das vagas, irá julgar a chapa Dilma/Temer. Ele tem fama de durão, mas a sua entrada naquele Tribunal foi retardada pelo então ministro Ayres Brito, que implicava com o advogado pois atuou como defensor do PFL, atual DEM.

O Diabo caminha pelas ruas do Espírito Santo

O que está acontecendo no Espírito Santo não é uma situação isolada. É o retrato de uma situação de ilegalidade, desconsideração absoluta do Estado de Direito em que a sociedade vive nos Estados do Brasil. O aquartelamento da PM é totalmente inconstitucional e vai diretamente contra a população, um verdadeiro escárnio.

A democracia pressupõe o exercício do Estado de Direito, regido pela Justiça. A falta dela é uma porta aberta para toda sorte de criminalidade.

Esta revolta da PMES segue sem componente ideológico definido: isso é sem o objetivo de tomar o poder. Talvez por isto as Forças Armadas estão tomando atitudes brandas. Mas é necessária atitude e considerar que esta revolta deve ter consequências.

A Lava Jato me mostra todos os dias que a lei existe; ela só não é cumprida.

Foram instauradas normas e condutas paralelas, praticadas por vários seguimentos da nossa organização social, de empreiteiros a policiais, passando pelo setor de saúde e da Justiça.

O Poder paralelo não existe só na criminalidade violenta. Existe também uma criminalidade não violenta.

Tenho certeza que o que acontece no estado do Espírito Santo, deflagrado pelas mulheres dos policiais não é um movimento bonito,  ingênuo e tratado pelas esposas dos policiais. É um estado de exceção, uma corporação que vive para um poder paralelo. O Governador Paulo Hartung chamou isso de chantagem e sequestro.

Ele tem razão, em parte. Mas ele é parte integrante desta situação.

Furnas é chato de falar. Deixou-me triste.

Aliança

No dia 3 de março é o dia de expectativa definição da Aliança de Michel Temer com Jovair Arantes, que lutando só obteve 105 votos, na eleição para a presidência da Câmara.

Centrão

Aguinaldo Ribeiro segue querendo ser Poder na Câmara dos Deputados do Centrão.

Cairá ou seguirá fingindo que nada aconteceu?

O Ministro paranaense Ricardo Barros é sócio de terreno que vale 30 vezes mais do que o seu patrimônio.

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo apurou que em 2014 o ministro adquiriu área de 1,3 milhão de metros quadrados na região de Maringá.

Apesar de ter declarado um patrimônio de R$ 1,8 milhão, o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), comprou, em 2014, metade de um terreno que vale R$ 56 milhões.

A propriedade é localizada em Marialva, cidade a poucos quilômetros de Maringá, base eleitoral de Barros. Os documentos e as informações foram obtidos e publicados na sexta-feira (10) pelo repórter Rubens Valente, do jornal Folha de S. Paulo.

Em cima da Hora

O presidente Temer veio a público, hoje, para comunicar que afastará em caráter temporário os ministros que forem denunciados pela operação Lava Jato. Caso se transformem em réus, serão afastados em caráter definitivo.

Como bom constitucionalista, Temer joga a bola no colo do judiciário. Que, curiosamente, não julga.

Como sempre, Temer tem reações tardias, quando o estrago é praticamente irrecuperável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário