Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 28 de março de 2017

A delação decepção do Odebrecht

HELIO FERNANDES

Havia enorme expectativa a respeito do seu depoimento. Afinal ele era o responsável por tudo, pagava e mandava pagar, negava e afirmava. Sempre deixou bem claro:"Não faço delação, não sou dedo duro, não entrego ninguém". Ficou 2 anos preso, inflexível nessa posição. Parecia uma rocha em termos de convicção.

Até que um dia, seu avô, fundador da empresa, que o escolheu presidente, preterindo o próprio filho, considerou que as coisas entraram num ritmo altamente perigoso, resolveu intervir. Foi a Curitiba, conversou com a equipe da Lava-Jato, seduziu-os com uma proposta que jamais imaginaram.  Detalhou ponto por ponto, o depoimento que faria.

Falou horas sem ser interrompido. E foram três dias de revelações, não dava para completar. O neto não sabia que ele estava. No terceiro dia, terminou, estava tudo gravado a pedido dele. Falou, “este é o inicio, quando eu for depor oficialmente, estará tudo esclarecido e encerrado”. Fez apenas um pedido, prontamente atendido: “Tenho que conversar sozinho com o meu neto, preciso convencê-lo, sei como será difícil '.

A TRAIÇÃO DO NETO

Conversaram mais ou menos 15 dias ficou tudo acertado. O depoimento do fundador da Odebrecht deu outro rumo ás investigações, apareceram fatos que nem supunham. Foi publicada a confissão da Odebrecht, com uma dose colossal de insinceridade, de constrangimento, mas com o fundador da empresa tentando passar a impressão de que 'estava salvando a pátria'. 

Mas os fatos, rigorosamente verdadeiros. Todos foram libertados, menos Marcelo Odebrecht. O que estou contando é rigorosamente inédito e exclusivo, fora detalhes sem importância ou complementares. Mas nem este repórter conhece a razão de Marcelo ainda estar preso, e não haver o menor indício de quando será libertado. 

E o surpreendente, é que ele não parece surpreendido ou aborrecido por ainda estar preso. Aparece varias vezes em depoimentos, como testemunha de alguém, sem constrangimento ou o menor sinal de mal humor. E é difícil acreditar ou admitir, que ele tenha feito acordo para libertar 77 ex-executivos, e só ele continuar numa prisão humilhante e deprimente.

MARCELO: O DEPOIMENTO PARA A LAVA-JATO, O OUTRO PARA O TSE.

O depoimento dos 77, embora ainda esteja fechado na 'sala cofre' do Supremo, é considerado tão conclusivo, incisivo e definitivo, que normalmente é chamado de' fim do mundo'. E é assim considerado por deputados, senadores, ministros, corruptos e corruptores, que consideram que estão inapelavelmente nesses depoimentos. Por isso tentam todos os recursos para burlarem a Constituição, e escaparem dos crimes que cometeram.

Já o depoimento do Odebrecht perante o Ministro Herman Benjamin, relator do processo da cassação da chapa Dilma-Temer, foi um procedimento excepcional de contradição e de mistificação. Jogou toda a culpa em cima de Dona Dilma. E deu exemplos. 1-Ela tinha conhecimento de toda a movimentação financeira da campanha. 2- Estive varias vezes com ela. Esta parte já foi publicada por interesses escusos, e ela já respondeu.

A defesa de Michel Temer por Marcelo Odebrecht, é o exercício de mentira explicita. Mesmo contrariando depoimentos de ex-diretores importantes da empresa. Depoimento fartamente revelado exaustivamente por televisões com audiência recorde. Estou falando do Claudio Melo filho, que contou com os maiores detalhes a participação de Michel Temer.

Textual do ex-diretor de Negociações. Revelou que almoçou no Jaburu com Marcelo, Eliseu Padilha e o então vice, Michel Temer. Contou tudo do ponto de vista de quem participou. “Temer pediu 10 milhões. No carro, Marcelo me perguntou se Temer valia 10 milhões, respondi. Como vice não sei, mas como presidente do PMDB vale, Marcelo mandou pagar”.

Para inocentar ou livrar Temer, falando para o TSE, Marcelo usou uma de suas conhecidas 'reflexões'. Temos uma liturgia, que é não falar em dinheiro, com presidentes ou vices, Temer já havia ido embora.

 Claudio Melo refutou com ironia o próprio antigo chefe, dizendo: 'Numa mesa de 4 pessoas, não percebi que haviam ficado apenas 3'. Isso tudo mostra o estado de espírito do presidente indireto, com a possibilidade de ser incluído na Lava-Jato, e ainda por cima, cassado pelo TSE
JUROS

Amanhã é a ultima quarta feira do mês. Não é de hoje, e sim de muito tempo: nesse dia os governos gostam de cuidar dos juros. FHC elevou-os a 40%, entregou a Lula em 25. Dona Dilma reduziu-os a 7%, impensadamente deixou que voltassem a 14.

Como provisório, Temer esqueceu dos juros, incluindo a divida publica. Amanhã, obrigatoriamente, tem que cair 1%. E pode até ser reduzido em 1,25, ficando em 11%. Se existe a improvável e inaceitável possibilidade desse governo chegar ao fim, os juros em novembro deste 2017 terão que estar em 3 ou 4%. No máximo. Inicio de 2015: eu já bradava por juros a 10%. 2 anos depois ainda não chegamos lá.

Trump contra Trump

Com pouco mais de 2 meses, vem acumulando derrotas, em todos os setores. Na questão da proibição de pessoas de 7 países não possam entrar nos EUA, derrota em cima de derrota. Perdeu 3 vezes na Justiça, em instancias menores, deixou entrever que recorreria á Suprema Corte. Como até o juiz indicado por ele, desistiu. Definitivamente.

Agora o plano de saúde que beneficiou mais de 100 milhões de pessoas, conhecido como 'Obamacare'. Tentou destruí-lo. Simples vingança. Assim que o projeto chegou á Câmara, os Republicanos se manifestaram contra. Insistiu. O presidente da Câmara, Paul Ryan, foi especialmente á Casa Branca dizer ao presidente que o projeto seria derrotado. Trump retirou o projeto, DEFINITIVAMENTE.

A catástrofe Temer

Vem apresentando ha quase 10 meses à prioridade da reforma previdenciária. Falava que era rigorosamente necessária. O resultado é o que está aí. Não oficialmente, o Planalto deixou entrever, que hoje, terça, seria anunciado aumento de impostos. Mas nem o governo sabia o que ia fazer.

A comunidade, que recolhe o maior tributo do mundo, sabe que isso vai aumentar. Sem o menor retorno de serviços. IRRESPONSABILIDADE total.

PS- A JBS anunciou, que depois da suspensão do bloqueio vai reorganizar o setor de carnes, o mais importante da empresa.

PS 2- Quando recebi o comunicado, acreditei que a tumultuada JBS, iria explicar o roubo que praticou contra os 4 maiores fundos estatais: Caixa Econômica, Correios, Banco do Brasil e Petrobrás. Ganharam bilhões.


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário