Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 8 de março de 2017

O precipício que apavora o presidente indireto

HELIO FERNANDES

Seu nome é Michel Temer, todos sabem, mas ninguém acredita nele. Chegou á presidência sem disputar em toda a vida, uma eleição direta. E olhem que ele está com 77 anos, sempre na política. Chegou a vice duas vezes, cansado de ser "decorativo", como ele mesmo confessou, se juntou a Eduardo Cunha, para consumarem a conspiração parlamentar. 

Vitoriosos, ocupou o Planalto, sem povo, sem voto, sem urna. Incorporou mais 2 palácios, poderia fazer esquecer toda essa traição, se fizesse um governo positivo e produtivo. Mas como não tem a menor competência, vai de fracasso em fracasso, dominado por tudo o que acontece  á sua volta. Nada a favor, tudo contra.

Provisório e logo depois indireto, prometeu um ministério de NOTÁVEIS. Mas o máximo que conseguiu foi um ministério de precários. De acordo com o que foi confessado pelo seu principal articulador, Eliseu Padilha.

Tem um futuro imprevisível, Feito Chefe da Casa Civil, acuado e acusado de todos os lados, não sabe se volta. Prostrado e renovando atestados médicos, não sabe nada  sobre o seu futuro. O que acontece com o próprio chefe.

TODOS OS HOMENS DO  PRESIDENTE, DERRUBADOS

Chegou ao poder cercado e acarinhado por 6 homens de total confiança.  Alguns vinham de longe, foram caindo um a um, sem que pudesse ampará-los ou garanti-los. O primeiro, o mais importante, poderoso, arrogante ,durou 6 dias, foi implacável. Agora foi feito líder no Senado. Os outros tiveram que sair (foram "saídos"), sem contemplação.

Todos mais do  que "chamuscados", verdadeiramente incendiados. Esqueceu que deve tudo ao ex-presidente da Câmara agora preso. Este foi o primeiro a citar o amigo de 50 anos, Yunes, numa simples lembrança. 

Pediu logo demissão, e menos de 2 meses depois, aparece envolvido numa novela medíocre, em que recebe, a pedido de Eliseu Padilha um "documento", que não parecia dinheiro, que outro personagem duvidoso iria buscar. Uma tremenda charlatanice, com o obvio conhecimento de Michel Temer.

Os homens de confiança foram sendo afastados, sem a menor consideração. Precisando mostrar serviço, o presidente indireto caminha para completar 1 ano no poder, Sem nenhuma realização desde o inicio se refugia na Reforma da Previdência, talvez necessária.

E numa outra, a trabalhista, exigência dos empresários que financiaram a compra dos votos para a imposição do impeachment na Câmara. No Senado, foi tudo muito fácil, estava implícito e explicito no pacote de adesão.

ULTIMO RECURSO: INTIMIDAÇÃO

Sabe que precisa de resultados positivos, não bastam os sussurros tímidos do ministro da Fazenda: "Temos sinais positivos do fim da recessão". Faltam 100 mil demissões para os desempregados chegarem a 13 milhões. Esse é o ponto mais cruel e dilacerante da crise.

Jogando tudo na Reforma Previdenciária adverte: "Se a reforma não for aprovada como saiu do Planalto terá que haver AUMENTO DE IMPOSTOS". intimidação visível, que já vinha sendo praticada ha meses pelo próprio Meirelles, quando  dizia e repetia: "Não estamos pensando nisso, no MOMENTO, mas é bem possível que tenhamos que recriar a CPMF". 

SEM recuperação. Retomada lenta

Apesar do que dizem Temer e Meirelles, o país continua, digamos, com três velocidades: pra trás, lento e devagar. O que leva o ministro da Fazenda, a afirmações como esta, de ontem: "O resultado do PIB,visto hoje, é um espelho retrovisor". 

O Citibank, sem complicação, e em linguagem simples, garante: "O PIB mostra que a recuperação do Brasil é muito lenta". Eu diria, inexistente ou vista com excesso de otimismo.

Resultado do IBGE

"Em 2016, o Brasil registrou a pior recessão da historia". Não esquecer e não tentar favorecer um personagem ou outro. Nesse 2016, 5 meses transcorreram com Dona Dilma. Os outros 7 com Temer, que assumiu em maio. Que afirmou e reafirmou:"Meu objetivo é recolocar o país nos trilhos". O indireto está tão longe disso, quanto da incerteza a respeito do seu futuro e logicamente do país.

Senador Valdir Raupp

A  Segunda Turma do Supremo aceitou denuncia contra ele. Passou a REU da Lava-Jato. Por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Excelente. 

Mas e os outros senadores, muito mais importantes e mais deslavados? O senador de Rondônia tem todo o direito de se julgar injustiçado. Perseguido. Afinal, existem senadores do mesmo PMDB, muito mais enriquecidos e ostensivos.

PS- No final da terça feira, ontem, Temer anunciou: "Pacote de CONCESSÕES de 45 bilhões, e criação de 209 mil empregos". Muito perto da incógnita ou do indecifrável.

PS2- Como estava falando, Temer aproveitou para mistificar sobre a Previdência: "os que estão reclamando são os que ganham mais". Como se ele fosse defensor dos que ganham menos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário