Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 15 de junho de 2017

AÉCIO DEVERÁ SER PRESO NA TERÇA-FEIRA

HELIO FERNANDES

PMDB e PSDB dois dos mais desmoralizados partidos da Republica, firmaram acordo, baseados na chantagem e na intimidação. Essas duas palavras obrigatoriamente tinham que estar presentes numa coordenação feita por Romero Jucá.

O objetivo desse desencontro era livrar Temer e Aécio, da cassação e da prisão. Jucá ameaçou abertamente: "Se o PSDB deixar o governo, votaremos pela cassação do Aécio no Senado". O PSDB, dominado pela ambição dos cargos, e pela falta de dignidade inata, se renderam.

Esqueceram que havia no Supremo, um pedido de prisão para Aécio. Do Procurador Geral para a Corte, que aceitou e encaminhou para a Primeira Turma de 5 Ministros. No sorteio do relator, Aécio foi favorecido: o relator será Marco Aurélio Mello, que como se sabe, tem preferência por libertar e não por prender

(Ha meses Marco Aurélio provocou polemica nacional, ao mandar soltar o goleiro Bruno, que cometera um crime nefando, agravado pela barbaridade e a selvageria. Na primeira oportunidade, o Supremo devolveu o criminoso á prisão).

Com 1 a 0 a favor de Aécio, votará o mais recente Ministro, Alexandre Moraes, seguirá o relator, 2 a 0. Aí, pela ordem, votarão os outros  3 ministros, todos a favor da prisão: Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber.3 a 2 contra Aécio.  Nessa mesma Turma, semana passada, foi mantida a prisão de Andrea irmã de Aécio. Infinitamente menos culpada do que o irmão.

O jovem presidenciável desde 1998 pode tentar recurso para o plenário. Se conseguir, terá a condenação confirmada por 7 a 4 ou 6 a 5, tenho duvida apenas em relação a 1 ministro . Não por vingança e sim por obrigação, o PSDB terá que recorrer ao Supremo contra a decisão do TSE. Aécio e o PSDB foram os autores do pedido de cassação da chapa.

Se cumprirem o dever, Temer perderá pelo mesmo resultado: 7 a 4 ou 6 a 5.O Supremo está esperando o recurso. O Ministro Luiz Fux, que votou pela cassação, afirmou publicamente: "Votei por convicção Em novo julgamento repetirei o voto".

A VERGONHA DE PERTENCER AO PSDB

Assim que terminou a ultrajante reunião PMDB-PSDB, este partido perdeu um dos seus mais ilustres membros: trata-se do jurista Miguel Reale Jr. Ministro da Justiça do indefensável governo (?) FHC, era uma das honras da legenda. Foi o baluarte do impeachment. Por rigorosa convicção.

Já vinha demonstrando insatisfação com o comportamento da cúpula do partido. Assim que acabou a reunião, se desfiliou. È a maior condenação, verbal e moral, que o PSDB poderia sofrer. Sem recuperação

GILMAR E CVM PROTEGEM EIKE

Quanto tempo mais ficará em liberdade? Preso por ordem judicial, chegou a admitir a delação. Seu famoso advogado, que tem como chefe do escritório  de Brasília, a mulher do Ministro Gilmar Mendes, convenceu-o a esperar um pouco, "entraremos com um HC no Supremo, você será libertado"

Passado algum tempo, entraram com HC, que por coincidência, foi para o Ministro sem toga. E coincidência das coincidências, ele mandou libertar Eike, em liberdade até agora.

Mas não é apenas Gilmar que protege Eike. Ele ganhou fabulas de dinheiro na Bolsa, jogando com o que se chama de "informação privilegiada". O que é isso? É comprar e vender as próprias ações, ganhando na ida e na volta, enquanto os ingênuos que acreditaram na formidável promoção, "de que ele que já era o homem mais rico do país e seria o mais rico do mundo", perdia na alta e na baixa.

Agora a CVM que sempre soube de tudo, inesperadamente multa o Eike Batista em 21 milhões de reais. Quem vai restituir o dinheiro que milhões de pessoas perderam?

JORGE BASTOS MORENO

Moreno não foi apenas um dos maiores e mais exemplares jornalistas. Foi também o mais eclético. Começando naturalmente pelo jornal impresso e o radio, foi enfileirando sob seu domínio, os que surgiam: televisão, face, blog. Até inventar o seu próprio reduto, "o cantinho do Moreno".

Bem informadissimo, conseguia exclusividade para matérias particulares. Quando Temer começou a conspiração parlamentar para derrubar Dona Dilma, com a carta em que se declarava  "vice decorativo", ainda mal acabara de ler o que o Moreira Franco escrevera para ele, e a carta já estava no blog do Moreno.

Durante meses escreveu a biografia de Dona Mora, que acabou se transformando na radiografia da Historia, vista do lugar privilegiado que ocupou durante 30 anos ao lado do doutor Ulisses. Pessoalmente, colecionava amigos, não sabia fazer inimigos, embora para ele, a informação estivesse sempre acima e alem da concessão. Um abraço, Moreno.

NOVAMENTE AÉCIO

Bem cedo escrevi que ele deverá ser preso na terça, num julgamento na Primeira Turma. Mas como ele está respondendo a 5 ações no Supremo, voltou a ser noticia mais  duas vezes. 15 hora: foi sorteado para mais uma dessas ações. Essa nada a ver com a Lava-Jato, e caiu na Segunda Turma, que não condena ninguém. Melhor ainda para Aécio: o relator será Lewandowski.

16 horas - O presidente do Senado, atendendo a intimação do Ministro Marco Aurélio, determinou a suspensão do salário de 34 mil reais mensais. E também o não pagamento de todas as vantagens, incluído o plano de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário