Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A DÍVIDA EXTERNA QUE PASSOU A DÍVIDA PÚBLICA

HELIO FERNANDES

Todos os países têm divida EXTERNA. Não é para ser paga e sim para ser amortizada. Potencias como EUA e China não são exceção, mas mantêm o equilíbrio com os juros. Os empréstimos são para investimento. E se os juros forem muito altos, um desastre.

O Japão tem a menor taxa do mundo: 0,1%. O Brasil já teve a maior, verdadeiramente inacreditável: 40%, no desgoverno FHC. Os EUA ficaram em dezenas de anos, 0,25% ou 0.50%. Só agora aumentaram ligeiramente.

Mas ninguém trata do assunto. Assim que tomou posse no Ministério da Fazenda, Henrique Meirelles disse na televisão: "A dívida está ficando perigosa". Empresários e banqueiros pressionaram Temer, chamou Meirelles, "este é um assunto proibido", silencio total sobre o assunto. Qual a razão dessa  proibição ?

A dívida EXTERNA havia se transformado em divida PÚBLICA, os governos se financiavam, vendendo títulos do Tesouro. Os empresários, banqueiros e outras potencias, ganharam fortunas, e não deixavam que os juros fossem reduzidos.

Com uma diferença. A dívida externa era negociada. A interna (publica) tem que ser paga no vencimento. Corretoras e Fundos de investimento, hoje, recomendam e vendem mais títulos do Tesouro Direto do que CDB.

Isso continuará, com prejuízos visíveis para o país. Enquanto o governo "sangrar" com essa possibilidade de vender títulos, não haverá solução. "Especialistas" ligados aos grandes investidores, aconselham, "não ha perigo", desgoverno incompetente como o de Temer, acredita. O país vai aumentando sua divida de forma criminosa.

TEMER, IMPRUDENTE E INCOMPETENTE, QUER DOAR O BRASIL,
EM TERRA E NO AR

Quer ultrapassar FHC em matéria de entrega do patrimônio nacional. O ex-presidente criou a Comissão de Desestatização, uma fabrica de enriquecimento ilícito para muitos, e empobrecimento para o país. E naturalmente escândalos sem conta, e corrupção acima e alem de qualquer expectativa.

(Doou dezenas e dezenas de empresas, miseravelmente varias vezes abaixo do preço. Vou contar rapidamente a doação da poderosa Vale do Rio Doce, fui o único que na Tribuna impressa combati essa vergonha .Tudo feito com a concordância, cumplicidade e conveniência do "dono"da estatal. Doutor Eliezer Batista, pai do Eike . Filho querido que enriqueceu com as dezenas de mapas sigilosos, de minas riquíssimas, não exploradas e desconhecidas).

Temer, corrupto, aventureiro que só tem como objetivo chegar a 2018 e não parar por aí, age em duas frentes. A reforma para favorecer os parceiros da politicalha. Usando BILHÕES das emendas parlamentares. E a alavancagem para a aprovação do FUNDÃO de 3 BILHÕES e 600 MILHÕES para financiamento eleitoral, que pode ser maior do que  está fixado.Isso na Câmara.

Fora do palco político, precisa atender e satisfazer os bilionários empresários, que não investem no desenvolvimento, e ainda querem se apropriar e se apoderar das empresas estatais, que estão prontas e funcionando. Começou com a importante Eletrobrás, uma das mais importantes do mundo do setor energético, Domina a produção, transmissão, distribuição de energia.

Ficou  tão entusiasmado que no Planalto já circula uma lista com mais de 50 empresas, todas "negociáveis", dos mais diferentes setores .A Eletrobrás controla entre 30 e 40% da energia consumida no Brasil.

Mas o AINDA presidente é tão contraditório, sem compostura ou sem competência, que em Minas, ia VENDER a Cemig, mas por pressão de Aécio Neves resolveu autorizar seu grupo a  COMPRAR. E mais incoerente e inconsequente, o grupo comprador, será financiado pelo BNDES, com juros abaixo do mercado.

PS- Como compensação, Aécio GARANTIU que o PSDB votará em massa com o governo, qualquer que seja o  assunto.

PS2- Temer e Aécio têm se encontrado diariamente, e estão convencidos que o acertado  entre eles, será confirmado.

PS3- Se fosse mais lúcido e menos dispersivo, Temer teria  conversado, com o grupo que redigiu e exibiu o programa televisivo do próprio PSDB.

ALDEMIR BENDINE DENUNCIADO

Impressionante. Presidente do Banco do Brasil, acusado de irregularidades no financiamento para amigos, perdão, amigas. Ficou vaga a presidência da Petrobras, foi chamado, promovido, empossado

Não ficou muito temo, descobriram que recebeu míseros 3 milhões de propina.Foi denunciado, será preso. Valeu a pena? Fica longe do time de Sergio Cabral e Eike Batista.


O pai recitava a mesma cantilena: "Se for necessário, na hora certa, ele ajudará, mas não será preciso, resolverei". Gilmar entrou em cena, foi necessário. Mas uma intervenção circunstancial, não pode passar disso.

A DÍVIDA EXTERNA QUE PASSOU A DÍVIDA PÚBLICA

Todos os países têm divida EXTERNA. Não é para ser paga e sim para ver se valeu a pena?

UPPs: 10 ANOS DE FRACASSO

Uma ideia excelente, totalmente desperdiçada. Pesquisa feita em 119 favelas, constatou e concluiu: "81% por cento dos moradores respondeu que a situação,agora, é muito pior do que antes".Vão arrolando os erros da execução.

1- Deram prioridade á policia.

2- Abandonaram inteiramente os moradores.

PS3- Nem serviços, investimento,preocupação com o social.

PS4- O maior protesto: queriam saneamento, montaram um esdrúxulo teleférico.

PS5- Os policiais das UPPs, tão violentos quanto os traficantes.

PS6- Consideram que perderam grande oportunidade de se afirmar como comunidade. E não terão outra, pois ontem , o carro de uma escola, tinha 200 marcas de bala.

Decepção, frustração, revolta e protesto, dos moradores das favelas, e de toda a população do Rio. Com o desperdício de uma ideia, que poderia ser implantado no Brasil inteiro.

A VOTAÇÃO DE ONTEM, FICOU PARA HOJE

Havia numero desde cedo. Mas faltava vontade, ou melhor, o plenario era dominado pela incerteza. Eles não têm os  308 votos da convicção, precisam contar com a votação da cooptação. E essa está difícil de aferir.

Ficaram o dia todo falando da tribuna e conversando, ás vezes nos bastidores. Às 21 horas, Maia levantou a sessão, se levantou e foi embora. Não marcou hora para começar hoje,mas disse de passagem, não oficialmente: "Acho que ás 10 horas a sessão estará sendo aberta".


Nenhum comentário:

Postar um comentário