Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

PELO MENOS MAIS 15 DIAS DE SUSPENSE ENTRE SUPREMO E SENADO

HELIO FERNANDES

Aécio Neves, personagem menor, provoca e aumenta, um confronto que todos sabem como começou, ninguém sabe como terminará. A tremenda divisão e até hostilidade interna do Supremo, levou a uma conclusão assustadora. Nas Turmas, sempre 3 a 2, sem mérito e sem analise. No plenário, questões mais importantes, 6 a 5, ás vezes 7 a 4.

No senado (o mesmo para a Câmara) a criminalidade comanda o espetáculo. Com 90 ou 100 deputados ameaçados  e assustados. E 30 ou 35 senadores na mesma situação não existe bom senso  que impeça o confronto.No momento, o processo  sobre o destino e o futuro, está num roteiro de ida e volta.

A IDA: depois de estar incluído na pauta da Primeira Turma, acrescido o pedido de prisão do senador, o processo sumiu, desapareceu,acreditavam que fôra arquivado. Inesperadamente, o processo reapareceu, e na mesma Primeira Turma(o obvio)assombrou a todos com uma decisão, naturalmente por 3 a 2.

Inédita, estranha, bizarra, inovadora mas não consagradora ou conciliadora. Afastava Aécio do mandato. E ainda por cima condenava-o a prisão domiciliar noturna. Como o Supremo pode tudo, mandou a decisão para ser cumprida pelo Senado. Com modificação apenas verbal: a reclusão noturna não era prisão e sim medida cautelar.

Anunciada no fim da noite de uma quarta feira, senadores marcaram apressadamente sessão para a manhã da quinta. Precisavam de urgência, não era problema, aprovaram por 43 a 8. Parecia o placar da analise do mérito. Mas houve mudança tremenda, resolveram NÃO votar, adiaram para 10 dias depois .Com isso encerravam o processo de IDA.

A VOLTA começou ontem. O Supremo, que marcou sessão para a próxima quarta 11, pode escolher entre 3 decisões, e devolver o processo ao Senado. O presidente Eunicio teve reunião com  a presidente Carmen Lucia, voltou satisfeitissimo. 

E ontem, presidiu  a sessão como um príncipe. Ganhou a votação para o adiamento, e marcou nova sessão para o dia 17, uma semana depois da decisão do Supremo. Qual decisão? 

Dependendo do que  o Supremo resolver, essa sessão do dia 17 será simbólica, o fim da VOLTA, da discórdia, da controvérsia. 

Mas se o Senado não concordar com o decidido pelo Supremo, pode começar uma nova abordagem, através de outro processo de IDA e VOLTA. De hoje até o dia 11, conversas de bastidores.

Ou como se dizia sobre o Supremo: "Resolvem tudo num cafezinho".  Antigamente. Hoje raramente tomam café juntos. O país tem que esperar.

PS- O grande derrotado: Renan Calheiros. Comandou o grupo que pretendia votar ontem mesmo, repudiando a decisão do Supremo.

PS2- Respondendo  a 17 processos no Supremo, queria se afirmar ou repudiar e intimidar o mais alto tribunal do país. Pensou (?)que ainda presidia o Senado, suplantado e ofuscado por Eunicio.

PS3- O personagem menor, Aécio Neves, mais ansioso e angustiado do que todos, espera  o dia 11, raras esperanças de voltar a sair de casa á noite.


PREFEITOS DO  RIO E SP

Jamais as duas grandes cidades foram "prefeitadas" por personagens tão medíocres e desinteressantes. E ambiciosos. È um desperdício de tempo e de espaço, escrever dois nomes.

PS- Por isso fiz a fusão num único, resultou em DORIAVELA 

APLAUSOS (raros) PARA O SUPREMO

Tendo recebido pedidos, para que alguns dos maiores criminosos do país, voltem  ás cidades de origens, o Supremo negou imediatamente, Se tivesse atendido, 57 dos mais perigosos criminosos teriam vindo para o Rio.

Imaginem. Com a insegurança não apenas da Rocinha, mas da cidade inteira, a que níveis a situação  se agravaria. Um fato inacreditável, mas rigorosamente verdadeiro. Quem pediu essa barbaridade ao Supremo, foi a Defensoria Publica.

Esse órgão foi criado para defender pobres e injustiçados, que não podem pagar custas ou advogados. Pois agora, se preocupa com o destino dos criminosos ricos e poderosos. 


Um comentário:

  1. É necessário que essa "decisão" da Defensoria seja examinada com lupa e holofote.

    ResponderExcluir