Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

A DESASTRADA CANDIDATURA DILMA, E A EXIGENCIA DO DOMICÍLIO ELEITORAL

HELIO FERNANDES

Sua carreira política e eleitora é extravagante. Disputou a primeira  eleição, logo para Presidente  da Republica. Cargo para o qual estava totalmente despreparada, como ficou demonstrado. Agora vai disputar a ultima para o senado, onde não  tem o que fazer. Alem de conviver com a maioria que disse horrores dela, até massacrá-la com o impeachment.

A candidatura  está decidida, falta escolher o estado pelo qual concorrerá, ou seja: definir seu domicilio eleitoral, até 7 de abril. Já resolveu que não será pelo RGS, onde mora hoje. Até 1960, não havia exigência  desse domicilio eleitoral. O cidadão disputava por onde bem entendesse.

O melhor exemplo: 1960 eleição para governador da Guanabara. Tenório Cavalcanti, cujo feudo era o Estado do  Rio disputou aqui. Teve 15% dos votos, o dobro do ex-prefeito Mendes de Moraes, que construiu o Maracanã, com todas as duvidas e ressalvas, levantadas na época.

O domicilio eleitoral surgiu em 1965, danosa, ruinosa, sórdida invenção do general Golbery. Ele queria que candidatos com qualquer ligação com o golpe de 64, fossem derrotados. Em Minas trabalhou para Israel Pinheiro, um dos maiores  amigos de Juscelino, ganhou facilmente.

O problema era a Guanabara, onde a oposição era quase invencível. Precisava liquidar o candidato de Carlos Lacerda, que facilitou,lançando um concorrente fraquissmo. Mas surgiu o nome do  General  Lott, favorito, só que não servia aos interesses do general Golbery que tomou duas providencias.

Como Lott morava em Teresópolis, Estado do Rio, liquidou-o criando o domicilio eleitoral, quase em cima da eleição.

A segunda providencia: Juscelino lançou Negrão de Lima, um dos seus maiores amigos. Golbery resolveu então que a vitoria de Negrão preenchia todos os seus objetivos. Trabalhou intensamente para ele. Em determinado momento, resolveu reforçar Negrão.

Negociou com a cúpula do Partido Comunista, apoio integral a Negrão. A base não aceitou, veio a ordem definitiva: "Votem em Negrão com um lenço no nariz, mas votem". Votaram.

PS- Golbery foi para os generais e garantiu: "Toda vez que houver eleição direta, perderemos".

PS2- Os generais compreenderam, eleição direta só em 1989. Obra de Golbery. 

A segunda providencia: Juscelino lançou Negrão de Lima, um dos seus maiores amigos. Golbery resolveu então que a vitoria de Negrão preenchia todos os seus objetivos. Trabalhou intensamente para ele. Em determinado momento resolveu reforçar Negrão.

Negociou com a cúpula do Partido Comunista, apoio integral a Negrão. A base não aceitou, veio a ordem definitiva: "Votem em Negrão com um lenço no nariz, mas votem" . Votaram.

PS- Golbery foi para os generais e garantiu: "Toda vez que houver eleição direta, perderemos".

PS2- Os generais compreenderam, eleição direta só em 1989. Obra de Golbery.

PS3- Que já estava na reserva como general, uma vergonha. Na  ativa não passou de Tenente-Coronel.

PS4- Mas naquela época, os oficiais, quando passavam para a reserva, recebiam duas promoções.

PS5- Foi esse general sem caráter  e sem escrúpulos, autor e personagem de crimes terríveis da ditadura de 1964 a 1985.

PS6- Dominou  até o fim. A "anistia, ampla, geral e irrestrita", que inocentou todos os generais, (inclusive ele mesmo) ideia de Golbery, totalmente redigida por Golbery. Felizmente, essas "promoções" não existem mais.

O CARNAVAL DA PREVIDÊNCIA

Apesar de passar o carnaval na Restinga da Marambaia, o corrupto Temer só tem uma preocupação: a cooptação da base para a aprovação da reforma da Previdência. Como o que deverá ser votado no dia 19, é  uma deturpação do projeto inicial, Temer está acenando e oferecendo mais vantagens, recuos e concessões.

Segundo  os que têm contato com ele, dizem que está disposto a apostar  na intimidação - represália, comparando o desperdício espantoso para fugir da investigação do STF. Acredita que  isso possa render apoio pra chegar aos 308 votos.

Apela também para os números despropositados e contraditórios. Ha meses vem traçando um quadro de tragédia irrecuperável. Com prejuízos de centenas de bilhões, como déficit anual.

Ante ontem minimizou a relevância do déficit, ganhou manchetes de jornais, presença diária e até horárias nas televisões. Textual: "Fiz tudo para aprovar agora. Se ficar para 2019 ou depois,o déficit será de 177 bilhões  em 10 anos".

Decodificado ou sumarizado, dá 17 bilhões de prejuízo por ano, uma dádiva, perto do clamor de centenas de bilhões de déficit de bilhões por ano. Alguma coisa está errada como este repórter e o jornalista José Carlos Werneck estamos clamando ha muito  tempo.

PS- E o exagero das mordomias. Temer pediu 40 funcionários extras, para quê?

PS2- Dona Marcela vai levar 20 funcionários extras, incluindo um cabeleireiro. 4 dias na praia com cabeleireiro,é cafonice rematada.

PS3- E os aviões da FAB, indo e vindo para refazer os cardápios. Que Republica!

*NO PERÍODO DO CARNAVAL DE 9 DE A 14 DE FEVEREIRO A COLUNA  NÃO SERÁ PUBLICADA. BOM DESCANSO AOS AMIGOS SEGUIDORES DO BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário