Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

ANÁLISE & POLÍTICA
ROBERTO MONTEIRO PINHO

Lula ainda pode ser candidato?

Condenado por um órgão colegiado do TRF4 no processo do apartamento Triplex do Guarujá, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa agora a se enquadrar na Lei da Ficha Limpa e corre o risco de ficar de fora das eleições. Juridicamente de acordo com análise de juristas ligados ao PT, a questão não é pacífica, e ainda há a uma remota chance dele poder concorrer. 

O petista foi condenado no dia 24 de janeiro por unanimidade dos votos de três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. A condenação diz respeito ao caso do Triplex do Guarujá, que Lula diz não ser dono, mas a Justiça diz o contrário.  Ao julgar o recurso do petista, o TRF-4 manteve a sua condenação, imposta pelo juiz federal Sérgio Moro na primeira instância, e aumentaram a pena de 9 anos e 6 meses de prisão para 12 anos e 1 mês.

Maioria quer Lula preso

Uma pesquisa do Datafolha, aponta que 53% dos brasileiros consideram que diante dos fatos processuais Lula deveria ser preso. A pesquisa foi feita após a condenação em segunda instância do ex-presidente, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Apesar do revés jurídico, Lula se declara pré-candidato às eleições. Porém, segundo o levantamento, 43% dos brasileiros acreditam que ele não participará da corrida presidencial. Outros 32% têm certeza de que ele vai ser candidato e 21% acreditam na possibilidade de Lula participar das eleições. Para 51% das pessoas entrevistadas, o ex-presidente não deveria poder disputar a eleição, mas 47% acham que ele tem esse direito. 

Pesquisas apontam na direção de Lula

Instituto Datafolha ouviu 2.826 pessoas entre os dias 29 e 30 de janeiro de 2018. Desde as eleições de 1994, quando Fernando Henrique Cardoso estreou nos primeiros levantamentos com 8% a 10% das intenções de voto, o PSDB não apresenta um desempenho tão fraco nas pesquisas eleitorais.

O Datafolha

Entre os candidatos o tucano, Geraldo Alckmin, estão Marina da Silva (Rede), que em teoria se posta à esquerda do governador paulista, Alvaro Dias (Podemos), ex-quadro do partido de Alckmin e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC). No último levantamento do instituto Datafolha, divulgado no dia 31 de janeiro, Alckmin somou 6% das intenções de voto. Em vários cenários testados, o governador aparece atrás de Bolsonaro, Marina, Lula e Ciro Gomes, e empatado com neófitos na política como Luciano Huck.

Instituto Ipsos

A avaliação pública dos principais pré-candidatos à Presidência deu uma trégua nesse mês. Isso porque, segundo a mais recente edição do Barômetro Político Estadão-Ipsos, a rejeição de quase todos os presidenciáveis caiu em janeiro deste ano.

Rejeições...

Segundo a pesquisa Ipsos publicada nesta terça-feira (30), pelo jornal O Estado de S.Paulo , o governador Geraldo Alckmin (PSDB) viu sua taxa de desaprovação recuar de 72% para 63%. Movimento semelhante aconteceu com a rejeição do ministro Henrique Meirelles (Fazenda), que caiu dos 75% para 63%.

Já o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) deixou de ser desaprovado por 44% dos eleitores para alcançar o índice de 37% de rejeição. Também cotado pela pesquisa, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) viu sua desaprovação cair de 73% para 66%. Além deles, Ciro Gomes também teve um mês melhor neste início de 2018, com taxa de rejeição caindo dos 65% para 61%.

Temer o mais rejeitado

Até mesmo o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teve boas notícias neste levantamento. Afinal, sua desaprovação caiu de 85% para 70%. No caso de Michel Temer, o mesmo indicador foi de 97% para 92%, ainda garantindo-lhe a marca de presidente da República mais rejeitado no País e político menos aprovado do Brasil.

As taxas de Lula

As taxas de aprovação (44%) e de desaprovação (54%) do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se mantiveram praticamente estáveis. Vale lembrar, porém, que a pesquisa foi feita antes do julgamento do petista no TRF-4, que confirmou sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro.

Os partidos

Os tucanos apostam nas possíveis alianças partidárias, a estrutura de apoio pelo Brasil e o tempo de propaganda eleitoral na TV delas decorrentes, ajudem Alckmin a decolar nas pesquisas.

Tucanato

O partido já discute o possível apoio do PSB na corrida presidencial. Os socialistas ambicionavam ter um candidato próprio, mas com a negativa do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa em disputar as eleições, é provável que eles apóiem um nome exógeno. Cogita-se que em troca do apoio dos tucanos à candidatura de Márcio França ao governo paulista, entre outras alianças regionais, o partido coligue-se nacionalmente ao PSDB.

MDB desfigurado, desacreditado

Outro fator decisivo nas eleições será para onde irá o MDB de Temer. Amplamente mal avaliado pelos brasileiros, é improvável que o partido lance candidato próprio.
A ideia de Temer era emplacar um candidato governista, que defendesse as reformas econômicas propostas e aprovadas após o impeachment de Dilma Rousseff.
Mas  é provável é que o partido de Michel Temer apóie o PSDB, legando a Alckmin preciosos minutos nos programas eleitorais na TV aberta.

Passaporte...


O juiz federal Bruno Apolinário, do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1), sediado em Brasília, decidiu no dia 2 de fevereiro (sexta) liberar o passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na decisão, o magistrado atendeu a recurso para anular decisão da primeira instância da Justiça Federal que apreendeu o documento e proibiu Lula de sair do país.
A decisão na 10ª Vara Federal
Na semana passada, o juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, determinou, em liminar, a apreensão do passaporte de Lula. A medida foi solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) em virtude de uma viagem que o ex-presidente faria à Etiópia no dia 26 de janeiro para ir a um evento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Lula entregou o passaporte à Polícia Federal, não viajou e participou do evento por meio de teleconferência.
A medida cautelar foi concedida após a confirmação, em segunda instância, da condenação do ex-presidente na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP). Na decisão, o juiz do TRF1 entendeu que o magistrado de primeira instância não poderia ter determinado a apreensão do passaporte com base no julgamento da condenação do ex-presidente na Justiça Federal do Sul do país. Além disso, Bruno Apolinário afirmou que a decisão foi baseada em fatos abstratos sobre a suposta fuga de Lula para a Etiópia.
Desemprego estarrecedor atinge 12,7%
Números oficiais revelam que em 2017 o país atingiu a marca de 10,7 milhões de empregados sem carteira de trabalho assinada. O trimestre encerrado em dezembro de 2017 apresentou mais uma retração nos índices econômicos do país, com o menor índice de desemprego registrado no ano: 11,8% da população. Embora o resultado mostre certa recuperação sobre o quadro de desocupação, a média anual fechou em 12,7%, a maior taxa da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

Em números, o índice significa que há 12,3 milhões de pessoas desempregadas, e mostra diferença de 650 mil trabalhadores em relação à marca do trimestre anterior, que foi maior. Já sobre a média anual de desocupados, entre os anos de 2014 e 2017, a contagem passou de 6,7 milhões para 13,2 milhões.

FAKE NEWS

A corte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reuniu, No dia 31 de janeiro, com o Comitê Gestor da Internet para discutir os reflexos das fake news nas eleições de 2018. Também participaram do encontro representantes do Facebook, Google, Twitter e Whatsapp. Além de membros da Polícia Federal, do Exército, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Ministério da Justiça, do Ministério Público Eleitoral, do Supremo Tribunal Federal, da SaferNet Brasil e da Fundação Getúlio Vargas. Durante o encontro, as empresas de tecnologia mostraram quais ações estão sendo implementadas para combater notícias falsas que são disseminadas nas redes sociais.

Liberdade de expressão

Durante coletiva de imprensa, o ministro Gilmar Mendes afirmou que as medidas que serão tomadas não se tratam de cerceamento da liberdade de expressão, mas sim de prevenir distorções do processo eleitoral.

Fábio o robô demitido...

Um robô chamado Fábio foi demitido de um supermercado na Escócia por sua incompetência. O dispositivo, criado para ajudar humanos, não conseguiu cumprir o objetivo, oferecendo respostas pouco precisas a quem pedia a sua ajuda. Luisa Margiotta, dona do mercado em que o robô trabalhava, explica que ele não estava ajudando. Quando perguntado, por exemplo, onde poderia se encontrar uma cerveja, ele respondia coisas como “na seção de bebidas alcoólicas”.

“Esperávamos que ele dissesse coisas como ‘no corredor três. Em vez disso, apenas deu uma localização geral, por exemplo, ‘o queijo está na parte de resfriados’, o que não foi muito útil”, explica Margiotta.

Como acontece com a maior parte dos funcionários que não desempenha um bom serviço, Fábio foi colocado em outro setor e designado para outra tarefa. Ele deveria ficar na seção de salsichas, oferecendo amostras para degustação. Em testes, funcionários humanos conseguiram resultados mais promissores do que o robô, que em alguns casos realmente assustou as pessoas.

Infelizmente, Fabio não funcionou tão bem como esperávamos. “As pessoas pareciam estar realmente evitando ele”, conta a dona do local, que decidiu ‘demitir’ o equipamento. Depois de comunicar que Fábio estava fora da equipe, o robô perguntou apenas “você está brava?”. Apesar de pouco útil, o dispositivo conquistou os colegas de trabalho. No momento da despedida, um dos funcionários do mercado chegou a chorar quando Fábio foi empacotado.

China tem queda de natalidade

Dois anos depois do fim da política do filho único que durante décadas afetou milhões de mulheres na China, as taxas de natalidade do país continuam caindo, e agora as são as próprias famílias, asfixiadas pelas pressões econômicas, que resistem a ter um segundo bebê.
Dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China mostram que o número de nascimentos caiu cerca de 630 mil em 2017 na comparação com o ano anterior. No mesmo período, o percentual da população com mais de 60 anos passou de 16,7% para 17,3%.
O fato de o país seguir envelhecendo sem parar disparou os alertas demográficos dentro do governo. A reforma legislativa que encerrou quatro décadas de estrito controle de natalidade entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2016, permitindo que todos os casais chineses pudessem ter dois filhos. Segundo estimativas, a política do filho único evitou 400 milhões de nascimentos, contudo, provocou muitas distorções na pirâmide populacional.
Incentivar casais...
Para a Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar, no entanto, o sucesso da nova política adotada a partir de 2016 pode ser vista em outros dados: dos 17,2 milhões de bebês vivos em 2017, 51% têm irmãos, uma alta de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os especialistas em demografia acham pouco e defendem que a China deveria promover mais políticas para incentivar os casais a terem filhos.
Se o governo não fizer nada para estimular as pessoas a terem filhos, a previsão é que a população da China perca 800 mil pessoas por ano na próxima década. O que ajuda quem decidiu ter filhos no país atualmente são as famílias, como explica à Efe Ran Ran, de 29 anos, mãe de uma menina. EFE


Nenhum comentário:

Postar um comentário