Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 12 de março de 2018


DELFIM NETTO NA LAVA-JATO, MAIS PROBLEMAS PARA TEMER CORRUPTO

HELIO FERNANDES

Há 15 dias revelei no meu blog: convencido que Meirelles deixará o cargo, Temer cuida da substituição. Sua preferência é por Delfin Netto. Nenhum civil serviu tanto a ditadura quanto ele. Nenhum civil foi tão glorificado e enriquecido pela ditadura quanto ele.

Começou logo em 1964 como Secretario de Finanças de SP. Era ligadissimo ao poderoso comandante do Segundo Exercito, Costa e Silva. Preterido por Castelo Branco, só seria "presidente" em março de 1967.

Gostava muito de jogar pif-paf caro, perdia sempre. Delfin Netto era o encarregado de liquidar a "divida de honra", como chamam perdas no jogo.

Delfin cumpria a obrigação com prazer, chamava de investimento. Em março de 1967 Costa e Silva assumiu no Planalto, no dia seguinte Delfin era Ministro da Fazenda.

Foi ministro da ditadura por 13 anos. 12 na Fazenda. 1 na Agricultura. Os primeiros 7 foram grandiosos, poderosos, inesquecíveis. Fez uma dupla invencível com o coronel Andreazza, ministro dos Transportes.

Construíram a Ponte Rio - Niterói, financiada pela Inglaterra, o Brasil pagando de juros, 14 por cento. Conseguiram até que a Rainha Elizabeth viesse á inauguração. (Sobre o escândalo, escrevi 6 matérias na Tribuna, a censura só começaria com oficiais na redação em junho de 1968.As matérias tinha como titulo geral, "A ponte de ouro sobre o mar de lama").

Esse foi  apenas um episódio, eles eram inúmeros. Em março de 1974, assumiu Ernesto Geisel. Com Costa e Silva já morto, Geisel nomeou Mario Henrique Simonsen, nem comunicou a Delfin. Este começou a espalhar que seria candidato (indireto) a "governador" de SP.
  
Geisel não ligou, mas alguns generais se assustaram. Geisel foi convencido  a nomear Delfin embaixador na França. Foram 4 anos suntuosos e luxuosos.A sede da embaixada, normal, na "margem direita".

Mas a mansão na "margem esquerda", festa permanente, levou  seus "amiguinhos" com ele.

(Dias antes de viajarem, deram uma surra no grande jornalista Oliveira Bastos, que o criticava, dura e diariamente na Tribuna. Não pudemos fazer nada, a não ser um artigo meu na primeira pagina. Não aconteceu nada, ele era impopularissimo).

Em 1978, achou que era hora  de voltar, estava terminando o mandato de Geisel, o substituto seria João Figueiredo. O coronel Andreazza, grande amigo de Figueiredo, pediu um ministério para Delfin. Resposta: "Você devia ter falado antes, agora só tenho a Agricultura".

Apesar de tudo, um ingênuo, Andreazza disse, "isso ele não aceita". Figueiredo deu uma gargalhada, "aceita, ora se não aceita". Aceitou, claro.

Mario Henrique Simonsen que já estava no cargo ha 5 anos, ficou mais 1 ano e pediu demissão. Figueiredo não teve solução: Delfin voltou para a Fazenda, ficou até o fim, 1985. 

Simonsen aceitou um convite para ser Presidente Executivo do City Bank. Aceitou, passei a chamá-lo de City Simonsen. Antes eu o chamava de "gênio incompetente", as duas palavras rigorosamente verdadeiras.

PS- Já com mais de 80 anos, Delfin acreditava que todo o seu passado estava esquecido, ainda tinha futuro.

PS2- Mas na quinta feira, 7 da manhã, na sua casa, a PF cumprindo mandato de busca e apreensão.

PS3- Acusado pela Lava-Jato de ter recebido 15 milhões de propina. Da construção de uma hidrelétrica.

PS4- Não sei se Meirelles deixará o cargo para ser presidenciável.

PS5- Se isso acontecer, acredito que Delfin não  tenha cacife para assumir.

BLOQUEARAM 4 MILHÕES DO PICCIANI

Mesmo preso, coisa que jamais acreditou que fosse acontecer, deve estar ás gargalhadas. 4 milhões? Consultem as reportagens feitas pelo repórter investigativo, Chico Otavio, e não sei quantos zeros devem ser acrescentados.

Desde o inicio se fixou: carreira política e roubalheira estadual, nem governador ou senador. Apenas deputado estadual, a "galinha dos ovos de ouro". No primeiro mandato, não tinha terno para a posse. Emprestaram. Devolveu com juros. O impressionante é que estava certo, sua vocação era mesmo estadual.

Não só enriqueceu como dominou totalmente a Alerj. Durante 12 anos, em parceria com serginho cabralzinho filhinho. Este foi mais longe em tudo. Colunista, sem dizer o nome, telefonei ,queria falar com ele. A secretaria informou, "está na fazenda". Perguntei onde, ela respondeu irritada, "sei lá, são tantas".

"Bloquearam" 4 milhões. HA!HA!HA!

DELFIN NETTO - JOESLEY BATISTA

Quase aos 90 anos, descobriram que recebia propina da Belo Monte.15 milhões. Bloquearam insignificantes 4 milhões e 400 mil.13 anos ministro da ditadura, quanto deviam bloquear?

Um dos grandes da bandidagem nacional, ele e o irmão, donos da central de roubalheira JBS, foram presos de brincadeira. Não foram nem para a Papuda.

Semana passada foi solto Wesley. Ontem o imão Joesley. Podem tudo,menos sair do Brasil .Devem muito ao país. Fizeram um acordo para pagar 25 bilhões em 25 anos.1 bilhão por ano.Ainda não começaram a pagar.

Estão negociando outros 14 bilhões, em liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário