Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 2 de maio de 2018


REPÚBLICA DÉBIL. FALIDA E MENTIROSA. DESEMPREGO PRÓXIMO DE 14 MILHÕES. EX-PRESIDENTES E PRESIDENTES GESTORES DA GANÂNCIA, IGNORÂNCIA ADMINISTRATIVA E DA CORRUPÇÃO. DE COLLOR, SARNEY, FHC, LULA E TEMER, UM MAR DE TORMENTA PARA MILHÕES DE BRASILEIROS. POLÍTICOS MENTIROSOS, IMPIEDOSOS E INDIGNOS DO VOTO POPULAR.

ROBERTO MONTEIRO PINHO

Destruída, descontrolada, desenfreada, a República que há muito tempo vem dando sinais de debilidade administrativa, acaba de registrar a taxa de desemprego de 13,1%, a mais alta nos últimos 40 anos. São 13,7 milhões de desempregados. Com isso o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 2,3 pontos em abril em comparação a março.

Os dados foram divulgados na sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnda Continua.

O desemprego por si gera problemas financeiros e, em muitos casos, problemas psicológicos com depressão, ansiedade, baixa estima e queda da imunidade, no trabalhador e em sua família.

Tecnicamente são apontados como causa a baixa qualificação do trabalhador: muitas vezes há emprego para a vaga que o trabalhador está procurando, porém, o mesmo não possui formação adequada para exercer aquela função.

A substituição de mão de obra por máquinas nas últimas décadas, muitas vagas de empregos foram fechadas, pois muitas indústrias passaram a usar máquinas na linha de produção. No setor bancário, por exemplo, o uso de caixas eletrônicos e desenvolvimento do sistema Bankline (serviços bancários pela Internet) também gerou o fechamento de milhares de vagas.

Crise econômica é o acelerador do desemprego em massa.  Com isso o consumo de bens e serviços tende a diminuir. Muitas empresas demitem funcionários como forma de diminuir custos para enfrentar a crise.

Outra questão impactante é o custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada: este caso é típico do Brasil, pois os custos de contratação de empregados são muito elevados. Muitas empresas optam por aumentar as horas extras de seus funcionários a contratar mais mão de obra.

Os fatores Climáticos: chuvas em excesso, secas prolongadas, geadas e outros fatores climáticos podem gerar grandes perdas financeiras no campo. Muitos empresários do setor agrícola costumam demitir trabalhadores rurais para enfrentarem situações deste tipo.

O fato é que o Brasil chega ao Dia do Trabalho com taxa de desemprego de 13,1%. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) projetou em 2016 o aumento em 2,4 milhões no número de desempregados nas economias emergentes.

Brasil está atrás apenas de China e Índia no número de desocupados, com o maior crescimento da taxa entre as 20 maiores economias do mundo (G-20). Na lista dos 31 países emergentes e desenvolvidos, o Brasil encontra-se atrás das seis nações mais afetadas pela crise, como Grécia e Espanha.

A incerteza política para 2018 cria uma atmosfera eivada de dúvidas para as eleições. A escolha de governador, senador e deputados federais e estaduais ficam a margem do foco principal que é a corrida pela Presidência.

No início de 2014, outro ano de disputa presidencial, a Lava Jato não existia, a economia ainda não havia entrado em marcha ré, o senador Aécio Neves era uma figura popular, Dilma havia deixado claro que tentaria a reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era considerado um estadista de prestígio praticamente incontestável.

O dinheiro sujo de empreiteiras e de grandes empresas ainda irrigava campanhas, e a polarização política ainda era concentrada na clássica rivalidade PSDB x PT. 

Agora Dilma está fora do Poder, Lula cumpre pena na prisão sede da Polícia Federal em Curitiba e pelo menos 10 nomes flutuam nos votos, todas com pesquisas bem abaixo, dos números apontados pelos Institutos, onde Lula é o líder.

Discutem a candidatura do petista, e ainda fazem prognósticos, quanto ao recurso judicial, e criam uma dúvida quanto à substituição de um nome, no caso de Lula ser barrado na Lei da “Ficha Limpa”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário